Rebelde

Autora discorda das mudanças impostas em "Rebelde"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AgNews

    A autora de "Rebelde", Margareth Boury, ladeada pelas atrizes Sophia Abrahão, Lua Blanco e Mel Fronckowiak (15/3/2011)

    A autora de "Rebelde", Margareth Boury, ladeada pelas atrizes Sophia Abrahão, Lua Blanco e Mel Fronckowiak (15/3/2011)

Em algum momento certamente virão à tona os verdadeiros motivos que determinaram o afastamento da autora Margareth Boury da novela “Rebelde”. Oficialmente, informa-se, ela saiu de férias para cuidar de um problema de saúde. Algo, ainda segundo a emissora, que já estava combinado com a alta direção, antes mesmo da troca no comando da teledramaturgia. O colaborador Emílio Boechat imediatamente assumiu a condição de titular. Dentro da própria Record, no entanto, há quem jure, e de pés juntos, que assim será até o fim, porque a Margareth não voltará mais a escrever por discordar dos novos rumos tomados pela história. Ela não teria “abençoado” a entrada das crianças e muito menos concordado com outras tentativas, como transformar “Rebelde” em “Carrossel”, e com isso solucionar os seus problemas de audiência. Consultada sobre a questão, a autora não se manifestou. E também se faz silêncio em torno de uma próxima temporada, se haverá ou não.
 

  • Reprodução

    Galvão Bueno e Renato Mauricio Prado no "Conexão SporTV"

Galvão versus Renato - 1
 
Bem de acordo com a colocação do Maurício Stycer, não tem volta para Renato Maurício Prado no “Conexão SporTV”, mesa redonda olímpica de todas as noites no canal Sportv. A briga com o Galvão Bueno, no programa da quarta-feira, dia 1º, ainda repercute, principalmente em Londres.
 
Galvão versus Renato – 2
 
A informação que vem de lá é que o Renato foi afastado. Depois da briga no ar, ele teria se recusado a conversar com a direção e com o próprio Galvão. Queria um pedido de desculpas. Foi dito a ele que era para voltar ao programa como se nada tivesse acontecido e esquecer o episódio. Era assim ou estava fora.
 
Galvão versus Renato – 3
 
Como o Renato, ainda segundo o que chega de Londres, não teria concordado com as condições colocadas e sem receber o que considerava os devidos pedidos de desculpa, foi afastado do programa. Não se sabe como ficará a sua condição no “Bem, Amigos”, programa das segundas-feiras, que também é do Galvão, aqui no Brasil.
 
Luciano operado
 
Luciano do Valle foi operado no último sábado para retirada de uma fístula na região da bexiga. A cirurgia foi realizada com sucesso, em Campinas-SP, e por aí se explica a sua ausência nas últimas transmissões da Olimpíada pelo Bandsports. A recuperação do narrador segue dentro do previsto e acredita-se que ele possa receber alta hospitalar até o fim desta semana.
 
Núcleo da Copa
 
A TV Globo já tem o núcleo da Copa do Mundo montado, trabalhando no planejamento de toda a cobertura da competição no Brasil em 2014. É mais um apêndice do departamento de jornalismo, que passa a funcionar sob a direção de Carlos Henrique Schroder, Ali Kamel e Luiz Fernando Lima. O primeiro grande ensaio será na Copa das Confederações, no ano que vem.
 
Agora é aqui
 
Amanhã, sexta-feira, vai acontecer a última prova de figurino com todo o elenco de “Salve Jorge”, substituta de “Avenida Brasil”, na Globo. Na oportunidade, os atores também irão receber os roteiros das primeiras gravações aqui no Brasil, externas e estúdio, a partir da semana que vem. Na Turquia, os trabalhos já foram encerrados.
 
Operação de guerra
 
A Record, inicialmente, tinha decidido estrear o “Balanço Geral”, do Geraldo Luiz, ao meio-dia, a partir desta próxima segunda-feira. Depois mudaram para o dia 20. Só que no meio disso desmontaram a equipe do “Record Notícias”. Alguns até saíram de férias, mas foram chamados de volta, porque o programa vai continuar durante toda a próxima semana.
 
Está assim
 
A direção do SBT voltou a conversar sobre a substituta de “Carrossel”, em uma reunião na terça-feira que passou. Não há rigorosamente nada decidido até agora. Tem a sinopse do Tiago Santiago, mas também se fala em “Chiquititas” e “Carinha de Anjo”, mas que dependem da compra de direitos.

  • Divulgação/Record

    Ex-atleta Vera Mossa é comentarista da Record (agosto/2012)

Destaque
 
Uma surpresa das mais agradáveis, em meio à cobertura da Olimpíada, é a presença de Vera Mossa nas transmissões da Record News. Ex-atleta, ela foi um dos grandes destaques do vôlei brasileiro na década de 80. É mãe do levantador Bruninho, da seleção masculina, e vem se saindo muito bem como comentarista.
 
Primeiro alvo
 
Wolf Maya e Mauro Mendonça Filho, envolvidos, respectivamente, com o “Criança Esperança” e “Gabriela”, ainda não se pronunciam sobre o elenco da próxima novela do Walcyr Carrasco, a primeira dele no horário das 9, na Globo, em 2013. Mas um nome dado como certo é o da atriz Ingrid Guimarães, que trabalhou com o autor em “Caras & Bocas”.
 
Bate – Rebate
 
•       Uma das mudanças que a Ancine passará a exigir das operadoras de TV por assinatura é a inclusão dos logos oficiais e coloridos da classificação indicativa.
•       Por enquanto, só a GVT tem isso.
•       Com a saída de Katiuscia Canoro de “A Grande Família”, a Globo passou a buscar outro nome para transformar em chefe da Nenê, Marieta Severo.
•       Daniel de Oliveira chegou a ser cogitado, mas quem irá viver o personagem é Fábio Porchat, que grava as suas primeiras cenas na próxima semana.
•       Não será nenhuma surpresa se, após o encerramento dos Jogos Olímpicos, Celso Zucatelli voltar a fazer novos trabalhos para o jornalismo da Record.
•       Tem um caminhão do SBT encostado a 30 metros da entrada principal da Record, na rua da Várzea, em São Paulo.
•       Está ali apenas para operar o link das matérias que chegam de Londres e são exibidas nos seus diversos informativos.
•       Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, será a entrevistada do Ronnie Von, no “Todo Seu”, da Gazeta, no dia 16 de agosto.
•       A cena em que o Coronel Jesuíno (José Wilker) mata a Sinhazinha (Maitê Proença) e o dr. Osmundo (Erik Marmo), em "Gabriela", é digna do melhor registro.
•       Tudo funcionou direitinho. Do sensual ao suspense e dramático foram suficientes apenas 32 segundos.
•       O “Legendários”, programa do Marcos Mion na Record, fechou o mês de julho em segundo lugar isolado, tanto no Ibope da Grande São Paulo, 8 pontos, como na medição nacional, 7.
 
C´est fini
 
Com a novela “Gabriela”, na Globo, seguindo em frente, sempre fica a expectativa, um desejo do público até, para que possa ser anunciada uma participação especial de Sonia Braga na novela, nos seus últimos momentos. Só que esta possibilidade não existe - aliás, nunca existiu. Quem garante é o próprio autor, o Walcyr.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos