Pouco caso do SBT com o dia de amanhã pode custar caro

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/SBT

    Marília Gabriela, que obteve boa audiência entrevistando os atores de "Carrossel": Larissa Manoela, Jean Campos e Maisa Silva (da esq. para dir.)

    Marília Gabriela, que obteve boa audiência entrevistando os atores de "Carrossel": Larissa Manoela, Jean Campos e Maisa Silva (da esq. para dir.)

O SBT vive novamente um bom momento de audiência, muito em função dos vários acertos realizados na sua grade de programação – justo e necessário reconhecimento ao trabalho do diretor Murilo Fraga, que se somaram aos resultados oferecidos pela novela “Carrossel”. Além disso, nada de novo ou de mais aconteceu em relação ao que já existia num passado recente e de triste lembrança. Foram quase 10 anos de sofrimento, sem apresentar nenhum outro produto de grande brilho. É exatamente isto que preocupa. O que já existe de fato e em termos concretos, que possa dar continuidade à fase atual? A resposta, lamentavelmente, é coisa nenhuma. Ou praticamente nada se considerarmos o prometido lançamento de um novo programa aos sábados. Também é necessário saber o que está sendo feito para se manter os valores atuais. É da história do SBT reconhecer a importância dos seus profissionais, apenas quando eles resolvem sair ou atender os chamados das concorrentes. Um dia, no passado, um desesperado Silvio Santos pegou a primeira ponte-aérea e foi buscar o Gugu de volta na Globo. Outros casos importantes, sem a mesma manchete se repetiram depois daquele. Começa por aí a maior e a mais perigosa diferença do SBT com as suas principais adversárias, Globo e Record.

  • Divulgação

    O locutor Doni Littieri, ex-Globo, anuncia novela da Record (2012)

Primeira vez

O locutor Doni Littieri, que trabalhou durante 15 anos na TV Globo São Paulo, apareceu de frente para as câmeras para anunciar o novo pacotão de surpresas da Record, ontem à tarde, durante o intervalo do jogo Brasil e Coreia do Sul, na Olimpíada. Está contratado desde outubro de 2010 e foi a primeira vez que isso aconteceu.

Start
 
Começam hoje, em externas, no Rio, as gravações de “Balacobaco”, a substituta de “Máscaras” na Record. As primeiras cenas movimentam principalmente os personagens de Roger Gobeth e Juliana Silveira, que iniciam a história casados. Os dois, curiosamente, já foram namorados na vida real.

 
Ponto 1
 
Quando se disse aqui que não tem volta para Daniela Albuquerque no “Manhã Maior”, alguns chegaram a espernear. Mas é isso mesmo. O seu retorno só acontecerá se o programa atual acabar e outro for criado em seu lugar.
 
Ponto 2
 
Ainda em relação ao mesmo assunto, a direção da Rede TV! está trabalhando em cima de um novo programa das manhãs. Primeiro querem um diretor. Albino Castro, depois de convidado, foi grosseiramente descartado. Agora estão atrás de outro. Quanto ao título, se não permanecer “Manhã Maior”, “Se liga Brasil” aparece entre os preferidos.
 

  • Thiago Bernardes/UOL/AgNews

    Os apresentadores Britto Jr. e Ana Hickmann

Parou por aí
 
A Record desistiu de procurar uma terceira pessoa para apresentar o seu novo programa da tarde. Depois de analisar melhor os nomes sugeridos, a direção da emissora entendeu que Ana Hickmann e Britto Junior serão suficientes. E pronto.
 
Centenário
 
O “Fantástico” também vai se juntar às homenagens ao centenário de Nelson Rodrigues. A partir deste próximo domingo, o programa vai trazer uma reportagem especial sobre a vida e obra do escritor brasileiro. Depois, nas edições seguintes, serão exibidos episódios da série “A vida como ela é”.
 
Show da miss
 
O concurso “Miss São Paulo”, transmissão da Band, neste próximo sábado, 22h10, direto do Centro de Convenções do Anhembi , terá como atração musical um show do Dudu Nobre.
Apresentação de Adriane Galisteu.
 
Aniversário
 
O SBT vai lançar a campanha do seu aniversário, no próprio dia 19, quando completará 31 anos de existência. Na oportunidade será também apresentado o novo posicionamento da sua marca, num trabalho de criação da agência Publicis.
 
Cadeira vazia
 
Na Record, já se fala em uma intensa disputa entre o pessoal da própria casa, para ocupar a direção de Planejamento e Produção do Recnov. O cargo está vago desde a transferência de Anderson de Souza para a direção de Teledramaturgia. Trata-se de um posto estratégico e bastante cobiçado, mas que também está sempre na linha de tiro.
 
História de suspense
 
O diretor José Luiz Villamarim está em Salvador desde a última quinta-feira, fechando locações da microssérie “O canto da sereia”, em uma adaptação do livro de Nelson Mota.
Isis Valverde, mesmo acumulando com a Suelen de “Avenida Brasil”, vai gravar como protagonista. Uma cantora de axé que é assassinada em pleno Carnaval.
 
Estreia
 
A Record confirma a estreia do “Balanço Geral”, edição do meio-dia, com Geraldo Luiz, no próximo dia 20. O programa faz parte de um pacote de novidades na sua grade, a partir do encerramento da Olimpíada. Dizem também que o apresentador terá, como assistentes de palco, um super-herói e um anão.
 
Bate – Rebate
 
•       Hebe Camargo já tem confirmada a sua participação no Teleton do SBT. Por enquanto, isso.
•       A propósito da Hebe, ela lançou recentemente, por conta própria, via Internet, uma campanha para doação de órgãos.
•       O lançamento do livro “Pater”, novo trabalho do jornalista Márcio ABC, será neste próximo sábado, 16h30, na Bienal de São Paulo.
•       O bloco olímpico, apresentado por Roberta Piza no “Fala Brasil”, da Record, direto de Londres, vem colaborando de forma bem positiva para os bons índices do jornal.
•       Ricardo Linhares, responsável pela próxima das 11 na Globo, “Saramandaia”, já está com seu time de colaboradores fechado.
•       Mas só pretende anunciar esses nomes em setembro, quando estará liberado do seu trabalho na supervisão de “Cheias de Charme”.
•       Enquanto Patrícia Abravanel está num cruzeiro na Europa, os trabalhos do “Cante se puder”, no SBT, seguem normalmente.
•       Nesta semana, inclusive, serão gravados dois programas, mas com a apresentação de Márcio Ballas sozinho.
•       Amaury Junior lançou um novo livro, agora um guia, apontando os melhores restaurantes de São Paulo.
•       O reality “Top Model”, com apresentação de Ticiane Pinheiro e Ana Hickmann, gravado na casa dela, em Itu, terá um espaço próprio nas tardes de domingo da Record.
 
C´est fini
 
Marília Gabriela passa boa parte desta quarta-feira no SBT gravando as próximas edições do seu programa. Negra Li, Amaury Junior e Celso Portiolli serão os seus convidados.
 
Ontem, terça-feira, pontualmente às 16h25 - horário de Brasília, o narrador Lucas Pereira anunciou as 250 horas de transmissão dos Jogos Olímpicos na Record News.
Segundo ele, "um recorde na TV brasileira".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos