Avenida Brasil

Inversão em "Avenida Brasil" deu certo e acaba valorizando todo o seu elenco

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Interessante como as novelas sempre alteram os seus rumos de acordo com os resultados de audiência e aceitação de seus personagens. É a vantagem da obra aberta. Ao autor é permanentemente oferecida essa condição de “medir o pulso” do seu trabalho e aplicar necessários corretivos no tempo e medida exatos. “Avenida Brasil” é um bom exemplo disso. A história do João Emanuel Carneiro, no seu começo, seria puxada pelo jogador Tufão (Murilo Benício), entre outros motivos, porque estamos às vésperas de uma Copa do Mundo no Brasil. O futebol está na ordem do dia. Craques e mais craques deveriam desfilar pelo seu “gramado” em participação especial. Só que isso ficou lá atrás, porque as personagens Carminha e Rita, Adriana Esteves e Débora Falabella, começaram a gostar do jogo e o ”panorama da partida” foi, aos poucos, se modificando. “Avenida Brasil” virou quase uma novela das duas, embora exista a preocupação do seu responsável em também atender os demais núcleos. Algo que ele passou a fazer muito bem. Todos devem chegar ao fim deste trabalho altamente valorizados.
 
Uma estreia
 
O “Fantástico” está se enchendo de novos quadros. Alguns que não têm muito a ver com a sua história. Na noite de hoje estreia o “Phantasmagoria”, com o Tadeu Schmidt visitando “locais assombrados” em todo o Brasil, na companhia do mágico Kronnus. Serão 4 episódios.
 

  • Divulgação

    Tadeu Schmidt e o mágico Kronnus estão à frente do novo quadro do "Fantástico"

Importante lembrar
 
É natural que o “Fantástico” também acompanhe as mudanças no tempo. Ninguém deseja que o programa mantenha a mesma linha ou os mesmos critérios do “Show da Vida” de 30 ou 40 anos. Mas é importante não perder a sua essência jornalística. As grandes reportagens devem ser sempre o fio condutor. Desviar muito desse caminho, como vem acontecendo, está começando a fazer o programa perder as suas reais características.
 
Material inédito
 
A exemplo do que aconteceu em 2011, os episódios do “Planeta Extremo”, exibidos recentemente no “Fantástico”, também entrarão no “Esporte Espetacular” entre outubro e novembro. Mas o diferencial é que desta vez haverá um número maior de histórias e imagens inéditas exclusivas para o programa das manhãs de domingo, realizadas pela equipe do Clayton Conservani. Será praticamente uma outra série.
 
Calculadora
 
Se o orçamento permitir, o “Jogo aberto”, apresentado por Renata Fan nas manhãs da Bandeirantes ganhará novos cenários ainda nesta temporada. A equipe já tem uma ideia de como ficará o desenho do programa, mas tudo, como sempre, agora passa a depender de uma série de aprovações.
 
Na mira
 
Henri Castelli ainda não está confirmado, mas existe na Globo o desejo de o ator fazer um dos protagonistas de “O Caribe é Aqui”, do Walther Negrão, na fila das 18 horas. O diretor Jayme Monjardim ficou de conversar com ele e acertar os detalhes.
 
Por enquanto
 
Agora, com Karyn Bravo ancorando com Carlos Nascimento o “Jornal do SBT – Noite”, Joyce Ribeiro assumiu a apresentação do tempo no “SBT Brasil”. Isto, até chegar o primeiro aviso da cegonha. Joyce está esperando uma menina.
 

Dobradinha

Mario Frias é, atualmente, o maior Ibope da Rede TV! aos domingos, com “O Último Passageiro” e “Super Bull Brasil” – neste último, além de apresentador é produtor-executivo. Está com os pés nas duas canoas e não vê problema nisso. A televisão é mesmo sua prioridade no momento. Tanto assim, que foi obrigado a deixar o elenco do filme “Ódio” aos 45 do segundo tempo.
 
Cinema
 
"A Casa Elétrica" será exibido durante o "40º Festival de Cinema", dia 17, em Gramado. O filme foi inteiramente rodado em Porto Alegre e conta a historia de três imigrantes italianos, "Os Irmãos Leonetti", que fundaram uma das primeiras gravadoras e a primeira fábrica de gramofones da América do Sul. No elenco estão André di Mauro, Nicola Siri e o ator argentino Juan Arena.
 
Bate – Rebate
 
•       Balanço realizado em julho, distribuído no SBT, indica crescimento bem interessante da audiência em diversos setores da programação.
•       O jornalismo foi o que mais se destacou. Entre os principais, “SBT Brasil”, “Conexão Repórter” e “SBT Repórter”.
•       Débora Nascimento e Juliano Cazarré, de “Avenida Brasil”, já estão na mira da Globo para novos trabalhos.
•       No confronto direto com Irmã Dulce, Chico Xavier venceu a primeira seletiva de "O Maior Brasileiro de Todos Os Tempos".
•       Numa votação similar, feita pela TV Globo – Minas, em novembro de 2000, Chico foi eleito o "Mineiro do Século" com 704 mil votos.
•       Santos Dumont e Pelé ficaram, respectivamente, com o segundo e terceiro lugares.
•       Joseval Peixoto está em férias desde a última sexta-feira. Rodolpho Gamberini assume o “SBT Brasil” a partir de amanhã.
•       Gamberini, por sinal, passa a ser substituído por Neila Medeiros, de Brasília, na apresentação do “Jornal do SBT – Manhã”.
•       Na Rede TV!, revela-se, foi iniciada a contagem regressiva do programa de Robert Rey. Não existem mesmo condições de manter aquilo no ar.
 
C´est fini
 
Após a realização dos Jogos Olímpicos, a direção da ESPN pretende iniciar as negociações com todas as operadoras. O seu desejo é continuar com o quarto canal, a ESPN Brasil HD, disponível no line-up.
 
A TV Globo Internacional vai estrear mais um programa do canal Multishow em sua grade de programação. É o "Sem Destino", onde quatro moças – Raquel, Julia, Roberta e Charlote - visitam vários estados brasileiros.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos