Arrumar namoro ou casamento virou febre na televisão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/SBT

    A apresentadora Eliana, que apresenta o quadro "Quer casar comigo?"

    A apresentadora Eliana, que apresenta o quadro "Quer casar comigo?"

A falta de criatividade, a preguiça de pensar ou sair atrás de coisas diferentes, começam a atingir níveis bem preocupantes na grande maioria das emissoras de TV. A moda de agora é ajeitar a vida das titias e titios solitários do nosso país. E até de fora dele, se for o caso ou pintar essa oportunidade.

Hoje o que mais se vê são quadros baseados em pedidos de casamento, com direito as surpresas de sempre, coreografias, festas, claro, e as pegadinhas de ocasião. Basta um fazer que os outros já saem xerocando. As pequenas modificações servem apenas para dissimular ou enganar os desavisados.

Só a Globo, recentemente, apareceu com dois, primeiro no “Caldeirão do Huck” e, depois, no “Fantástico”. A Eliana, no SBT, está fazendo rigorosamente a mesma coisa, no “Quer casar comigo?”. Vale dizer, no entanto, que ela puxou essa fila, com o Rodrigo Faro e o "Vai dar Namoro", na Record.

Se não bastasse tudo, a Band vem por aí com o reality “Quem quer casar com meu filho?”. E, assim vamos indo, sem considerar os demais, que agem eventualmente ou de forma disfarçada. Novidade? Nenhuma. Todo mundo na cola de todo mundo, resgatando antiguidades ou se servindo dos formatos de fora, alguns de qualidade bem duvidosa. Pensar, criar ou inventar um negócio diferente isso ninguém quer. Já de algum tempo ficou mais fácil copiar ou comprar pronto.
 
Apagando incêndio
 
Um ruído perigoso continua a abalar as boas relações da Bandeirantes com a Cuatro Cabezas, hoje responsável por vários programas da sua grade. Tudo em função de um outro acontecimento na “Festa do Seo João”, além daquele com Jair Rodrigues. Um caso, sem entrar em detalhes, mais delicado e que, apesar dos esforços, ainda não foi totalmente contornado.
 

  • AgNews

    A atriz Grazi Massafera

Não avisei?
 
Grazi Massafera está praticamente confirmada no papel de protagonista de “O Caribe é Aqui”, novela do Walther Negrão, na fila das 18 horas da Globo. Até o início das gravações já estará terminada a sua licença-maternidade. Ainda na tarde da última quarta-feira, sobre este assunto, ela teve uma reunião com o diretor Jayme Monjardim.
 
Tem outro
 
O ator uruguaio Cesar Trancoso, que fez o filme “O Banheiro do Papa”, galã da faixa dos 40 que a Globo tanto busca, também é uma das certezas em “O Caribe é Aqui”. Aliás, na novela, ele será um negociante e morador do Caribe.
 
Pastor processado
 
O músico e jornalista Everton di Souza, hoje na Rede TV!, está movendo duas ações contra Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial. A primeira delas pela utilização de uma música, composta por ele, num CD lançado pela gravadora WS Music, de propriedade do religioso. E a outra reclamando pagamento por serviços prestados na produção de um DVD, que conta a vida do Valdomiro. O valor de tudo chega a R$ 48 milhões. O processo corre no Fórum João Mendes, em São Paulo.
 
Sob nova direção
 
A Globo deu a largada nos preparativos do próximo “Show da Virada”. A gravação vai acontecer entre dias 27 e 28 de novembro, no Credicard Hall, em São Paulo. Os principais nomes da nossa música estão sendo reservados e a uma das principais novidades deste ano está na troca da direção-geral. Sai Aloysio Legey e entra Marcos Paulo.
 
Verba liberada - 1
 
A reivindicação é antiga. Desde 2009, a cenografia do SBT vinha solicitando, em caráter de urgência, a construção de um novo galpão para guardar cenários dos programas e novelas.
Na Anhanguera, se alguém não sabe, no fundo do corredor dos seus estúdios, estão guardados todos os cenários, desde os tempos da TV S.
 
Verba liberada – 2
 
Depois de muita insistência, há poucos dias chegou a notícia que, finalmente, a verba foi liberada. Um novo galpão, em anexo ao já existente, está sendo construído no Complexo do CDT.
 
Quebra-cabeças
 
Do jeito que a coisa vai, com uma escala de produção cada vez mais intensa, a Globo tem enfrentado problemas para preencher as necessidades das suas próximas novelas ou seriados. Mesmo com um banco de elenco numeroso e diversificado, a disputa pelos principais nomes está se tornando cada vez mais intensa. É bem o caso da pedida maior que a oferta.
 

  • Munir Chatack / Divulgação Record

    Juliana Silveira em sua 1ª aula de mergulho (2012)

Estrelas
 
Protagonista de “Balacobaco”, substituta de “Máscaras”, Juliana Silveira fez a sua primeira aula de mergulho na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na nova novela da Record, ela vai aparecer como Isabel Vilela, que pratica pesca submarina nas horas vagas. E ontem, Victor Pecoraro finalmente assinou contrato para fazer o principal papel masculino.
 
Dois lados
 
Dennis Munhoz, superintendente jurídico, manda avisar que na segunda-feira, voltando das férias nos Estados Unidos, irá reassumir o seu cargo na Rede TV!. A informação que a coluna tem é completamente outra. Em todo caso, não custa esperar até semana que vem.
 
Vendido
 
O “Papo de Boleiro”, sempre muito bem conduzido pelo repórter Fernando Fernandes, foi o único que restou em meio às modificações feitas no “Band E.C.”, da Bandeirantes, nas tardes de domingo. O quadro, por sinal, acaba de ser vendido para a Netflix. Tudo isso graças ao empenho das diretoras da emissora, Nonô Saad e Elisa Ayoub.

Acontece...
 
Está todo mundo trocando tudo. O apresentador Fábio William, do "DFTV", na edição de ontem e sem querer, evidentemente, chamou o Globocop, helicóptero da Globo, de "Robocop". Uma confusãozinha.

  • Divulgação

    Os narradores Ivan Zimmerman e Oliveira Andrade na redação do Bandsports, em Londres (2012)

Bate – Rebate

  •   A Record explica que a inversão do seu logo, do canto direito inferior para o superior da tela, se deu por conta do GC da OBS - Olympic Broadcast Services.
  • E assim será até o final dos Jogos Olímpicos.
  • No dia 11, agora, Astrid Fontenelle volta a gravar o “Chegadas e Partidas”, do GNT.
  • “E aí, comeu?”, com Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Emilio Orciollo Netto, já é o filme brasileiro mais assistido em 2012.
  • Ultrapassou, no fim de semana passado, a marca de 2 milhões de espectadores.
  • Passou da hora da Galisteu e Ana Hickmann arquivarem essa pendência.
  • Por muito pouco, mas muito pouco mesmo, dia desses as duas não se cruzaram no mesmo restaurante. Ia ficar estranho.
  • Miguel Falabella e Cininha de Paula, mesma dupla da novela “Aquele Beijo”, serão responsáveis pela nova série da Globo, que vai ao ar no começo do ano que vem.
  • As mudanças no “Manhã Maior”, da Rede TV!, prometidas para o final de julho, até agora não aconteceram.
  • Marcelo Nascimento, ex-"SuperPop", assume a direção do "Muito +", na Band da Adriane Galisteu, e entra no lugar de Ricardo Perez.

C´est fini
 
Luciano do Valle está tocando a bola na Olimpíada do Bandsports. Além do futebol, ontem ele fez o vôlei masculino Brasil e Estados Unidos. E assim vai indo. A cirurgia que será obrigado a se submeter ficou para logo depois da competição.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos