Sucesso de "Chiquititas" teve a sua equipe esquecida

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Caras

    Novela "Chiquititas" completa 15 anos

    Novela "Chiquititas" completa 15 anos

O sucesso de “Chiquititas”, no SBT, há exatos 15 anos, foi lembrado na última semana. Todos classificam a novela como um celeiro de talentos, hoje distribuídos e em franca atividade nas mais diversas emissoras, especialmente na Globo. Porém o seu grande sucesso, em boa parte, teve dois profissionais decisivos, que ainda não foram lembrados em meio aos festejos. Um, o diretor Nilton Travesso, que defendeu arduamente a sua produção, inclusive contra a vontade do dono Silvio Santos. Foi ele quem montou a equipe, com vários profissionais oriundos da TV Manchete. Escalou o elenco com o Fernando Rancoleta – hoje na Record, entregou a produção executiva ao Roberto Monteiro e a gerência ao Davi Grimberg. A adaptação do texto coube ao premiado dramaturgo Caio de Andrade, hoje secretário de Cultura na cidade de Lorena, São Paulo. Sozinho, o Caio fez todo este trabalho, com direito a elogios por parte da autora do original, a argentina Cris Morena. Um reconhecimento que se fazia necessário.
 
Nova ordem
 
Daniela Beyruti transferiu em uma semana o seu retorno ao comando do artístico do SBT. Só deverá retornar ao trabalho a partir da próxima segunda-feira, dia 6.
 
Nada programado
 
O SBT, por sinal, vai passar batido o seu aniversário de 31 anos. Se houver alguma coisa, será internamente, entre o pessoal da própria casa. De acordo com a direção da emissora, todos os festejos, a partir de agora, só irão acontecer de 5 em 5 anos.
 
Sem noção
 
A Festa do Seu João é organizada com muito carinho pelo Johnny Saad, para homenagear o seu pai e receber convidados, entre clientes, jornalistas e funcionários da Bandeirantes. Algo que ele faz muito bem e há muitos anos. Faz sempre questão de receber e cumprimentar a todos. Um produtor do “Agora é Tarde”, no meio da festa, querendo fazer graça, insistiu em confundir Jair Rodrigues com Emílio Santiago. Pegadinha sem graça e do mais baixo nível. Depois de pedir um autógrafo do cantor, jogou grosseiramente o papel no lixo.  
 

  • Divulgação

    Carminha e o amante Max, em "Avenida Brasil"

Procura-se
 
No ar, ainda demora um pouco, mas a produção de “Avenida Brasil” saiu atrás de mais duas crianças para gravações no núcleo do lixão. Os escolhidos, um menino e uma menina, irão fazer os papéis de Carminha e Max, quando ainda viviam com Lucinda (Vera Holtz).
 
Vildomar confirmado
 
Vildomar Batista será o diretor do novo programa da Ana Hickmann, Britto Junior e mais alguém, que ainda não foi escolhido, na Record. Está confirmado. Também ficou acertado que irá ao ar todas as tardes, ao vivo, e com presença de plateia.
 
A respeito de tudo
 
As decisões mais importantes da Record continuam saindo de Londres para cá. Os seus principais diretores, entre eles, Edir Macedo, Honorilton Gonçalves, Marcos Pereira, Alexandre Raposo, Walter Zagari, Hilton Madeira, Douglas Tavolaro e Celso Teixeira, só devem retornar da Inglaterra no final desta semana.
 
Buraco negro
 
Uma crítica frequente no departamento de esportes da Bandeirantes, inclusive entre o pessoal da própria emissora, é a ausência de um comentarista de arbitragem em suas transmissões e programas. Desde a saída de Oscar Roberto Godói se reclama a falta de um especialista.

  • AgNews

    A novelista Glória Perez entre os atores Murilo Rosa e Fernanda Paes Leme (6/6/2012)

Olha só
 
Glória Perez, autora de “Salve Jorge”, substituta de “Avenida Brasil”, em seu Twitter: “As primeiras cenas de Salve Jorge não estão no capítulo 1 e não serão sequer distribuídas. Passei para o diretor de viva voz, para evitar vazamento”. Segunda ela, os atores e todos os demais setores nem precisam saber desse esquema, porque a divisão de cenas permite isso.
 
Não para
 
Aguinaldo Silva não está às voltas apenas com o roteiro do filme do Crô, Marcelo Serrado. O autor já desenvolve um seriado, para exibição em 2013, e também virá com uma novela, às 21 horas, em 2014. Em relação ao seriado, a sua produção não está relacionada às mudanças que a Globo poderá efetivar ou não na sua grade de programação para 2013.
 
Um exemplo
 

Por mais que se afirme o contrário ou se especule sobre o assunto, ainda não há nada decidido sobre “A Grande Família”. Se continua ou para no fim deste ano. A Globo só irá se pronunciar oficialmente a respeito deste assunto, além de todos os outros, entre setembro e outubro.

  • Antonio Chahestian / Divulgação Record

    Cássio Reis apresenta o "Ídolos Kids" (2012)

“Ídolos Kids”
 
A banda “Rebeldes” gravou domingo participação no programa “Ídolos Kids”, que estreia em setembro na Record, nas noites de quarta, com apresentação de Cássio Reis. O vencedor, além da oportunidade de gravar um CD, também receberá um prêmio de R$ 100 mil.
 
Bate – Rebate
 
•       Record fez a primeira transmissão em 3D na festa de abertura da Olimpíada. Saiu tudo direitinho.
•       O SBT deve apresentar novidades na sua parte gráfica ainda no decorrer deste mês.
•       Mas as estreias de novos programas ficaram mesmo transferidas para setembro.
•       Gilberto Barros, acompanhado da diretora Kátia Gardin, passa este começo de semana em Porto Alegre, como convidado da TV Pampa.
•       Walter Zagari já considera assegurada a renovação das cotas de patrocínio da Olimpíada atual para o Rio 2016.
•       Aliás, os clientes da Record estão acompanhando a direção da emissora neste início de competição em Londres.
•       No domingo, o ator chinês Jackie Chan concedeu uma entrevista para o pessoal do SporTV em Londres.
•       E contou que a sequência de “Karate Kid” poderá ser feita no Brasil.
•       O ator e diretor Márcio Rosário gravou uma participação especial em “Cheias de charme” na Globo, como o personagem Roleta.
•       Um tipo briguento que se envolverá em situações cômicas com Sandro Barbosa (Marcos Palmeira).
 
C´est fini
 
Produtores, cada um especializado num determinado esporte, passaram a acompanhar os narradores e repórteres da Record em pautas ou transmissões realizadas em Londres.
Foi a forma encontrada pela sua direção para amenizar possíveis erros no dia a dia da cobertura.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos