Rádios e TVs sofrem com a falta de condições e insegurança nos estádios brasileiros

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Cléber Machado narra jogo pelo Sportv junto com Mauricio Noriega (maio/2011)

    Cléber Machado narra jogo pelo Sportv junto com Mauricio Noriega (maio/2011)

Aqui sempre se criticou a postura das rádios e TVs esportivas que deixaram de frequentar os campos de futebol, preferindo realizar os seus trabalhos dos próprios estúdios. Chegou a hora de dar o braço a torcer. A grande maioria dos estádios brasileiros não oferece as menores condições para isto, tanto no aspecto instalações, como na própria segurança. No fim de semana que passou tivemos aí mais dois outros exemplos do mal. Nilson César, narrador titular da Jovem Pan, logo no início das transmissões reclamou das instalações das novas cabines de Barueri, um dos mais modernos do país, que agora têm simplesmente o sol contra elas. São enormes as dificuldades para enxergar o que acontece dentro do campo. Mais tarde, em Campinas, em Ponte Preta e Fluminense, a equipe do SporTV correu sérios riscos porque alguns torcedores tentaram arrombar a porta da cabine, revoltados pelo pênalti marcado contra o time da casa. É de se pensar. O melhor mesmo, literalmente, é não botar a cara para bater na grande maioria dos locais onde vai acontecer a Copa de 2014.
 
Foi mal
 
Figueirense e São Paulo, transmitido na tarde de domingo, foi muito mal de audiência. Deu 14 de média com picos de 16 na Globo e apenas 4 com 5 na Bandeirantes. Dados da Grande São Paulo.
 
Luciano está fora
 
Luciano do Valle, com um problema na bexiga, permanece internado em São Paulo, e está definitivamente fora da festa de abertura da Olimpíada, na transmissão do Bandsports, sexta-feira, em Londres. Há uma boa expectativa, inclusive dos médicos, que ele possa viajar no decorrer da competição.
 
Nada, por enquanto
 
Fabrício Mamberti segue na direção do “Encontro com Fátima Bernardes”, mas a sua saída para as novelas pode acontecer a qualquer momento, como já foi avisado na coletiva de lançamento do programa. Não será agora, com Jayme Monjardim, na próxima do Negrão, mas está prevista para ocorrer ainda este ano.

  • Edu Moraes/Record

    Marcos Mion, apresentador do "Ídolos" (14/7/12)

Data do “Ídolos”
 
A Record está trabalhando com o dia 4 de setembro, uma terça-feira, para a estreia do próximo “Ídolos”. Se esta data vier a se confirmar, o fim da “Fazenda 5”, que começou em 29 de maio será em 2 de setembro, um domingo.
 
Outro detalhe
 
A estreia do novo “Ídolos”, na Record, vai acontecer antes do lançamento do “The Voice Brasil” na Globo. O programa, comandado por Tiago Leifert e com júri formado por Cláudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Daniel, entrará no ar dia 23 de setembro.
 
Fone no ouvido
 
Alguns apresentadores, como Fausto Silva, Silvio e Gugu, entre outros poucos, nunca se permitiram trabalhar com ponto eletrônico no ouvido. Preferem acertar e errar sozinhos, sem ninguém falando em suas orelhas. A surpresa foi o Gugu, no domingo, usando um desses aparelhos e, provavelmente, se preparando para a sua “Escolinha”, ao vivo, que vem por aí.
 
Passou dos cem
 
No ar, “Cheias de Charme”, novela das sete da Globo, chega hoje ao seu 86º capítulo, mas o elenco já recebeu o de número 105. Filipe Miguez e Izabel de Oliveira continuam bem adiantados no texto, mas sempre deixando janelas para eventuais participações.
 

  • Reprodução

    Marilene Jesus, que venceu o concurso de melhor empregada do Brasil no "Fantástico" (julho/2012)

A propósito
 
Uma dessas participações especiais já confirmadas em “Cheias de Charme” é a da vencedora do concurso "A empregada mais cheia de charme do Brasil", realizado no “Fantástico”. Marilene Jesus, de Salvador, tem gravação marcada para hoje, terça-feira, e vai aparecer no capítulo de sexta, contracenando com Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummont, Bruno Mazzeo e Titina Medeiros.
 
Audiência – 1
 
Bem na noite que a Record mandou maior bala no Ibope, a sua audiência foi decepcionante. No horário de confronto, o “Domingo Espetacular” ficou apenas no quarto lugar entre as principais emissoras, com 8 pontos. Atrás de Globo (18), SBT (11) e Bandeirantes (9).
 
Audiência – 2
 
Continua com a Rede TV! a situação mais caótica entre todas as emissoras. Quando não dá traço, vai no marcha-soldado, um, dois, um, dois... No domingo, mais uma vez, isto se repetiu. Apenas “O Último Passageiro” e o “Cine Total” marcaram dois pontos.
 
Sem previsão
 
Por enquanto segue apenas no “ameaço” uma série em cinco capítulos da Record baseada em testemunho de uma frequentadora da igreja Universal, Bárbara Oliveira. O nome provisório é “Princesinha do pó”, uma história carregada de tragédias e momentos de superação. Neste ano com toda certeza não irá ao ar, “talvez no próximo”, informa a emissora.
 
Desconfiada

  • Divulgação/Globo

    Malu Valle em "Gabriela" (2012)

Malu Valle gravou participação especial em apenas alguns capítulos de “Gabriela”, como a irmã de Nacib (Humberto Martins). Ela vai se estranhar com a protagonista e levantar a possibilidade de ela estar interessada apenas no dinheiro do turco.
 
Detalhes
 
1 – No basquete amistoso, Estados Unidos e Argentina, domingo, no SporTV 2 foram desenvolvidos todos os esforços para não aparecer o logotipo da Espn, emissora geradora do sinal.
2 – A propósito, o símbolo da Globo tem aparecido cada vez menos nas transmissões do SporTV, de Londres, tanto nos cubos dos microfones, como nos uniformes dos seus narradores e repórteres.
 
Social
 
Almoço italiano íntimo, servido para cerca de 60 pessoas, marcou o aniversário de 30 anos da apresentadora Daniela Albuquerque, domingo, na nova casa dela e do marido Amilcare Dallevo, em Alphaville. Entre os mais conhecidos, Regina Volpato e Amaury Junior.
 
Bate – Rebate
 
•       Maurício Mattar, ator e cantor, será o entrevistado do Amaury Junior, no seu programa desta terça, na Rede TV!.
•       A onda dos realities shows também vai chegar a “Cheias de Charme” na Globo.
•       Nas gravações desta semana, Chayene, personagem da Cláudia Abreu, vai inventar um que acontece dentro da casa dela.
•       Esse “big brother” deverá ter a duração de 10 capítulos.
•       Walcyr Carrasco irá a Portugal em agosto para acompanhar o lançamento da novela “Gabriela”.
•       O autor, vale informar também, passou os últimos dias no Rio, em reuniões na Globo, já por conta da sua estreia na faixa das 21 horas, em 2013.
•       Que terá a direção do Wolf Maya.
•       Maria Paula Limah, ex-Rede TV! e ex-SBT, está agora na TV Tem, em Itapetininga, como apresentadora e repórter.
•       Luciana Gimenez, depois das férias, desembarca no Brasil na quinta-feira e na próxima segunda vai retornar, ao vivo, com o “Superpop”.
 
C´est fini
 
O musical infantil “O chapeleiro maluco”, dirigido e coreografado por Jarbas Homem de Mello, estreia dia 25 de agosto no Teatro Geo, em São Paulo, com Alexandre Pessoa, Beto Marden, Cristina Cândido, Mariana Lilla, Negra Li, Pedro Bosnich e Rejani Humphreys. Cláudia Raia não integra o elenco, mas emprestou voz para um dos personagens, em rápida participação.
 
O diretor Alexandre Avancini já está à frente das gravações da minissérie “José – De Escravo a Governador”, produção da Record. “José” tem previsão de estreia para janeiro.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos