Audiência na Olimpíada passa a depender de uma série de fatores

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AP Photo/Lefteris Pitarakis

    Ex-atleta britânica Dame Kelly Holmes com tocha olímpica na Torre de Londres (20/7/12)

    Ex-atleta britânica Dame Kelly Holmes com tocha olímpica na Torre de Londres (20/7/12)

Mais alguns dias e começa uma nova edição dos Jogos Olímpicos. Nem se discute a relevância do evento, mas é importante separar bem as coisas e saber considerar que Olimpíada não é Copa do Mundo como Copa do Mundo não é Olimpíada. São competições absolutamente distintas, especialmente na sua repercussão junto ao povo, torcedor ou telespectador brasileiro.

Hoje, na TV convencional, gira em torno de 20% o número de televisores ligados na parte da manhã e cerca de 35% à tarde, horários que para nós serão realizados os jogos de Londres. O público dessas faixas é predominantemente feminino.

O sucesso da transmissão, como um todo, também dependerá diretamente do bom desempenho dos nossos atletas nas diversas modalidades, especialmente o futebol masculino, que vai atrás de um ouro inédito. Ainda assim, os que trabalham com programação e pesquisas nas diversas emissoras não apostam num crescimento tão significativo no número de ligados.

Mas, no meio disso, vai valer muito a pena acompanhar a competição particular que fatalmente irá existir entre as emissoras envolvidas: Record, na rede aberta; SporTV, ESPN Brasil e Bandsports entre os canais fechados.

Pensar na frente

A Record tem que trabalhar dentro de determinados parâmetros e saber se utilizar dos meios disponíveis para transformar a transmissão dos Jogos Olímpicos num poderoso alto-falante dos seus produtos. 

A Olimpíada tem um começo e um fim. A vida vai continuar depois dela. Alavancar a programação pode ser a sua grande jogada. Algo, aliás, que já poderia estar acontecendo.

TV fechada – 1

A ESPN e o SporTV também anunciam cobertura em tempo integral, prometendo --tanto uma, como a outra-- inovações em suas transmissões, nas áreas de tecnologia e jornalismo. As duas já estão com as suas equipes completas em Londres e transmitindo de lá desde a semana passada.

TV fechada – 2

Dentro das suas possibilidades, bem mais modestas que as demais concorrentes, o canal Bandsports deve decidir nas próximas horas o lançamento de um programa de humor durante a Olimpíada. Beto Hora vai entrar, montado de Datena, com pequenos boletins, mostrando o lado "policial" e "meteorológico" dos jogos. 

Falta de atenção

A TV, na era digital, o mundo inteiro sabe, exige cuidados redobrados o tempo todo. No "Jornal da Band", a apresentadora Ticiana Villas Boas andou aparecendo com uma mancha escura abaixo do nariz, que não é dela. Defeito grave na iluminação. Tem que corrigir.

A mesma falha

O "Bom Dia Brasil", com chamada e nota coberta, na edição de sexta-feira, falou sobre o tiroteio em um cinema, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos. Só não disse, em nenhum momento, a cidade onde isso aconteceu. É falta de atenção.

  • Flavio Florido/UOL

    Regina Volpato no "UOL Vê TV"

Vai renovar

Na Rede TV!, entre hoje e amanhã, deve acontecer a renovação de contrato da apresentadora Regina Volpato. Verbalmente já está tudo acertado. Faltava apenas aos advogados das partes chegarem a um melhor acordo sobre a redação de uma das cláusulas.

Show de talentos 

A Bandeirantes, em evento no começo do ano, colocou entre as suas novidades para a atual temporada o reality show "Faz-Me Rir". Como proposta, achar um novo grande talento do humor brasileiro. Mas a ideia perdeu fôlego. Não progrediu até agora. De qualquer forma, há quem observe no formato um prato cheio para nomes como Tom Cavalcante e Marcelo Médici.

Jornalismo

Confirma-se, então, conforme pedido dela, a saída de Cynthia Benini do "Jornal do SBT". Vai só até o fim do mês, depois ficará responsável pelos boletins noticiosos da faixa da tarde. Karyn Bravo, a partir disso, será efetivada no "Jornal do SBT", voltando a formar dupla com Carlos Nascimento. E pronto.

Bandeira branca 

  • Divulgação

    Em "Máscaras", Luíza Tomé é Geraldine

Luiza Tomé pediu 15 dias de licença na Record para cuidar de um problema de saúde. A solicitação foi feita ao autor Lauro César Muniz, que concordou. Depois de todo aquele alvoroço no Twitter, os dois estão novamente em tempo de paz. 

Para justificar sua ausência em "Máscaras", a personagem Geraldine viaja para fugir do Mário (Jorge Pontual), mas voltará aos braços dele lá na frente.

Participação encerrada

Maitê Proença e Erik Marmo já encerraram as suas participações em "Gabriela", da Globo. Os personagens Sinhazinha e Osmundo morrem no capítulo do dia 3 de agosto, sexta-feira. 

É a última cena dos dois, quando são flagrados por Jesuíno (José Wilker) no consultório do dentista. Maitê, vale informar, procurou o autor Walcyr Carrasco e, emocionada, declarou que "Gabriela" foi um dos seus melhores trabalhos.

Nova temporada 

O "Fantástico", da Globo, vem aí com a segunda temporada de "A História do Amor", série de Guel Arraes e Jorge Furtado. No ano passado, os protagonistas foram Daniel de Oliveira e Leandra Leal. Agora, Daniel se junta à atriz Fernanda de Freitas, a Flavinha de "Tapas e Beijos". Irá ao ar em seis episódios.

Bate - Rebate

  • A partir de hoje, a TV TEM Bauru, afiliada da Globo em São Paulo, também inicia transmissão em sistema digital em alta definição. 
  • No amistoso entre Brasil e Grã Bretanha, sobre o cabelo do Neymar, Milton Leite considerou: "antes era moicano; agora está mais pra uma vassoura".
  • Maria Cristina Poli, voltando da Europa, reassume hoje o comando do "Jornal da Cultura".
  • O ator Carlos Moreno será o convidado do Fabrício Carpinejar, amanhã, no "A Máquina", da Gazeta.
  • Joseval Peixoto vai sair em férias em agosto. Rodolpho Gamberini será o seu substituto no "SBT Brasil". 
  • Jorge Lordello, comentarista de segurança da Rede TV!, conta que também no crime tudo é uma questão de moda. Roubar relógios, mas só os bons, está novamente "em cartaz".
  • João Ubaldo Ribeiro será o convidado do "Roda Viva", hoje, 22h, na Cultura. Apresentação de Mário Sérgio Conti.
  • Silvio Santos, por causa de uma viagem no final do mês, também está adiantando as gravações do seu programa.
  • O "Brazilian Day", em Nova York, com Serginho Groisman está confirmado para o dia 2 de setembro.
  • Roberto Stopello é o nome mais cotado para adaptar a versão hispânica de "Fina Estampa". 
  • Karen Barroeta, Vice-Presidente Sênior da Telemundo, em contato, por e-mail, disse que nada está decidido.
  • Num fórum da Univision, concorrente da Telemundo, os telespectadores latinos escolheram Itatí Cantoral, a Soraia de "Maria do Bairro", para o papel de Tereza Cristina.

C'est fini

O "Jornal das Dez", apresentado na Globo News por Mariana Godoy, estreia hoje uma série sobre os bastidores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, a mais prestigiada do Brasil. A Osesp se prepara para uma turnê, em agosto, na Europa, que já pode ser considerada a mais importante da sua trajetória. Começa dia 15, com um concerto no Royal Albert Hall, em Londres.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos