Record precisa de melhor organização nas suas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Anderson Borde / AgNews

    Os atores Rafael Zulu e Antônia Fontenelle, que atuarão na próxima novela da Record

    Os atores Rafael Zulu e Antônia Fontenelle, que atuarão na próxima novela da Record

A próxima novela da Record, escrita por Gisele Joras e direção-geral de Edson Spinello, estreia dia 9 de outubro, uma terça-feira, no lugar de “Máscaras”. O elenco está praticamente fechado, com Juliana Silveira, Bárbara Borges, Roberta Gualda, Bruno Ferrari, Silvio Guindane, Antonia Fontenelle, Wagner Santisteban, Rafael Zulu, Vitor Facchinetti, Rodrigo Phavanello, Rafael Calomeni, Roger Gobeth, Juliana Baroni, Vitor Fasano, Silvia Bandeira, Joana Balaguer, André Mattos e Simone Spoladore. A autora, por sua vez, desde já promete uma história engraçada, pra cima, colorida. Quer desviar do baixo astral, tiroteio e do drama pesado. O que vem aí é uma comédia. Comédia de verdade. Este é um ponto. O outro, também importante, é que a ficha finalmente caiu. A direção da Record sabe que agora, mais do que nunca, é necessário fazer uso de mecanismos diferentes para recuperar o Ibope perdido. Para tanto, não basta – como sempre aconteceu - simplesmente colocar dinheiro ou contratar artistas da Globo. Isto já se mostrou insuficiente. É preciso, antes de tudo, definir uma estratégia de programação, que passa necessariamente pela obrigatoriedade de se fixar os horários de exibição. “Rebelde” e “Máscaras” são os mais recentes exemplos do mal.
Quando o telespectador se sente desrespeitado, seu primeiro movimento é mudar de canal. E televisão, todos sabem, é hábito. Simples assim.
 
Dinheiro em caixa
 
Com pouco mais de três meses no ar, o "Pânico" já desbancou o "CQC" na audiência e faturamento. É agora o terceiro na lista dos programas que mais faturam na Bandeirantes.
Apenas o futebol e o “Jornal da Band” estão à sua frente.

  • Divulgação

    Trilha embala romance de Jorginho e Nina

Substituição musical
 
Discretamente, Marisa Monte foi trocada pela cantora britânica Adele nos embalos dos personagens Nina, Débora Falabella, e Jorginho, Cauã Reymond, em “Avenida Brasil”. Isto tem tudo a ver com o lançamento do novo CD internacional da novela.
 
Me inclua fora dessa
 
Houve uma forte insistência por parte da produção do “Saturday Night Live”, da Rede TV!, para que a Fafy Siqueira, no programa passado, fizesse imitações de Dercy Gonçalves. Com o que ela não concordou, mas de jeito nenhum. Fafy guarda com respeito o trabalho feito em “Dercy de verdade”, microssérie da Globo.

Carnaval 2013
 
A Globo deseja mudar e rejuvenescer a sua equipe de comentaristas no próximo carnaval, começando pelo Rio de Janeiro. Na última segunda-feira, Erick Bretas, diretor de jornalismo da Globo Rio, e boa parte da produção do "Globeleza" estiveram presentes no sorteio do Grupo Especial.
 
A propósito
 
No mesmo dia, foi sacramentada a união das séries A e B do carnaval carioca, criando-se, assim, a Série Ouro. Para 2013, os desfiles serão realizados na sexta e sábado, coincidindo com São Paulo. Nos bastidores, inclusive, há um movimento articulado pela Lierj, a liga das escolas, e dos próprios sambistas para que a Globo não transfira para nenhuma outra TV a transmissão do acesso carioca.
 

  • Divulgação/SportTV

    Gabriel Mojeen, do SportTV

Reforço
 
Gabriel Moojen, ex-MTV e ex-“Zona de Impacto”, apresentará o "Bom dia SporTV", direto de Londres, durante os Jogos Olímpicos. O programa será transmitido do estúdio panorâmico, com informações das diversas competições e entradas ao vivo dos repórteres.
 
Jeito diferente
 
No jogo Flamengo e Corinthians, quarta-feira (18), a TV Globo iniciou a sua transmissão com uma chamada diferente. Entrou anunciando o “Brasileirão Petrobrás" e, com imagens do Engenhão, a partida que seria exibida a seguir. Muitos entenderam nesta alteração uma oportunidade para, futuramente, se divulgar as empresas que comprarem os "naming rights" das novas arenas.
 
Não falei?
 
No “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, do SBT, exibido na quarta-feira, o nome de Edir Macedo, dono da Record e líder da Universal, foi o primeiro fora da lista dos 12 classificados. Ficou, portanto, em 13º. Agora falta divulgar os finalistas, também aqui já antecipados, mas que também não custa repetir: Pelé, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Ayrton Senna, Chico Xavier, Irmã Dulce, Princesa Isabel, Santos Dumont, Tiradentes e Oscar Niemeyer. No total, esses 12, receberam 77% dos votos.
 
Mercado externo
 
A versão hispânica de "Fina Estampa", até aqui chamada de "Fine Pedigree”, terá o seu título alterado. O mais provável é "Reina Madre", "Rainha Mãe". A decisão final sairá durante uma reunião, ainda no dia de hoje, entre executivos de Globo e Telemundo. À frente das negociações pela emissora brasileira estão Guilherme Bokel, Diretor de Produção Internacional, e Ramona Bakker, Gerente de Produção Internacional.
 
Novo restaurante
 
Entre os funcionários da Record, o novo restaurante da emissora, em São Paulo, inaugurado há poucos dias, recebeu o nome de “Raposo´s Grill”. Uma homenagem ao presidente Alexandre Raposo. Em relação aos diretores da casa, ele é um dos frequentadores mais assíduos e, dia desses, para surpresa dos presentes, tomou conta do microfone e “brindou a todos com uma bela página musical”.

  • Fernanda Montenegro/Divulgação

    Manoel Carlos e Sarah Oliveira

Continua
 
O autor Manoel Carlos é o entrevistado de Sarah Oliveira, hoje, às 21h30, no “Viva Voz”, do GNT, e confirma Júlia Lemmertz como última Helena das suas novelas. O que também não quer dizer aposentadoria. E justifica: “Entre uma novela e outra, a gente fica três anos sem escrever. São as férias mais longas do Brasil”.
 
Bate – Rebate
 
•       O “Rede TV! News”, mesmo com as dificuldades da grade, hoje é a maior audiência da Rede TV! durante a semana. Média sempre em torno de 3 pontos.
•       A Record ainda precisa tirar uns problemas da frente, mas a ideia é começar a gravar a nova novela de Gisele Joras agora em agosto.
•       Leo Von, filho do cantor Ronnie Von, fará um show em homenagem ao dia dos pais no Café Paon, em São Paulo, neste sábado.
•       Depois de duas semanas em gravação, o “Domingão do Faustão” volta, ao vivo, direto da TV Globo – Rio.
•       Filme sobre a vida do maestro João Carlos Martins, com Marcelo Serrado fazendo o papel dele, começa a ser rodado em fevereiro. Direção do Bruno Barreto.
•       Em “O Tempo e o Vento”, que vai estrear no ano que vem, o desempenho de Fernanda Montenegro nas filmagens realizadas é destacado até agora. Rainha.
•       Neto, depois da cirurgia no ombro, no São Luiz – Morumbi, volta a apresentar “Os Donos da Bola” na segunda-feira.
•       O SBT ainda não tem nada previsto, ou pelo menos não anuncia, sobre a programação especial em agosto, mês do seu aniversário.
•       Mas, neste ano, deve ficar restrito a uma comemoração mais interna.
•       O jornalista James Akel informou ontem a Mônica Pimentel, do Artístico, que não irá mais participar do “Manhã Maior” da Rede TV!.
 
C´est fini
 
Daniela Beyruti, ainda em licença-maternidade, está novamente à frente das coisas do SBT, participando de algumas reuniões e despachando de casa. A partir de 1º de agosto, aí sim, já voltará ao seu expediente normal.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos