Rebelde

Vento bate a favor na audiência do jornalismo e esporte da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/Rede Globo

    O apresentador Tiago Leifert posa em frente ao ônibus que será estúdio móvel do "Globo Esporte"

    O apresentador Tiago Leifert posa em frente ao ônibus que será estúdio móvel do "Globo Esporte"

O jornalismo da Globo fechou em alta o mês de junho, na Grande São Paulo, em praticamente todas as suas faixas. O “Hoje”, por exemplo, teve média de 11 pontos com 34% de participação, um acréscimo de 8% na média do horário em relação a maio. No mesmo período, a Record caiu 10%, enquanto o SBT cresceu 1%.

No campo esportivo, outra boa performance. O “Globo Esporte” atingiu sua maior média mensal do ano, 10,8 pontos com 34% de participação, um crescimento de 9% em relação a maio. Por sua vez, a Record perdeu 10% e o SBT cresceu 3%.

E, por último, o “Esporte Espetacular” também atingiu seu recorde mensal em junho, 8,6 pontos com 30% de participação, observando crescimento de 11% em comparação a maio – a Record perdeu 10% e o SBT, 9%.

Daniela não volta
São fortes os comentários na Rede TV! de que a apresentadora Daniela Albuquerque, mulher do dono, Amilcare Dallevo, por desejo dela, não voltará mais ao programa “Manhã Maior” – que passará por grande reformulação. Segundo essas mesmas fontes, Daniela, no entanto, seguirá normalmente no “Doutor Hollywood” aos domingos.

A propósito, nesta manhã, a Rede TV! enviou nota para dizer que Daniela Albuquerque continuará no comando do programa “Manhã Maior”, ao lado de Regina Volpato. Informa também que nunca foi cogitada a sua saída e que ela irá voltar depois da licença maternidade.

A coluna, no entanto, mantém a sua informação.

Projeto em estudos
A direção da Record está em vias de aprovar um novo programa para Ana Hickmann e Britto Junior apresentarem juntos, todas as tardes, inicialmente na faixa das 15 horas.

As discussões sobre o assunto avançaram bastante nos últimos dias e, se tudo correr como se espera, a sua estreia irá acontecer logo após o encerramento da “Fazenda”.

Reforço em Rebelde - 1

  • Munir Chatack/Divulgação

    Lana Rhodes, atriz de "Rebelde"

As novidades nos próximos capítulos de “Rebelde”, na Record, não ficarão limitadas à chegada de algumas crianças, na tentativa de alavancar os índices e minimizar os estragos provocados por “Carrossel”, do SBT. Para breve, também acontecerá a entrada de atores pré-adolescentes, já em processo de seleção.

Reforço em Rebelde – 2
A Record, ao investir em novas histórias e personagens, deixa claro que “Rebelde” ainda tem lenha para segurar muitos capítulos. Afasta-se, desta forma, qualquer possibilidade da novela chegar ao fim no comecinho do próximo ano.

Ao trabalho
Cynthia Benini, de volta das férias, irá reassumir normalmente o seu posto no “Jornal do SBT – Noite”, que apresenta ao lado do Carlos Nascimento. Mas, tudo indica, não será por muito tempo. Por razões particulares, ela deseja mudar de horário. Já houve uma conversa com Marcelo Parada, diretor de jornalismo, neste sentido.

Precisa cuidado
Parece que a Record esqueceu a Olimpíada. Por mais que se busque, está difícil encontrar maior número de chamadas no ar, destacando o início das transmissões no próximo dia 25. É preciso ampliar. Só a marca d’água dos Jogos Olímpicos e uma coisinha ou outra a mais não são suficientes.

Olha o exemplo
Os canais fechados, especialmente o SporTV, já têm no ar a campanha da Olimpíada há mais de um ano. Quer queira ou não, mesmo com as limitações existentes, esta concorrência existirá e será muito forte durante o desenvolvimento da competição. Nenhum atleta irá desembarcar em Londres sem a necessária preparação. Guardadas as proporções, com a televisão é a mesma coisa.

E um detalhe
O trabalho que o SporTV, de forma muito especial, prepara é algo que desde já chama atenção. Uma coisa muito além daquilo que o telespectador está acostumado a acompanhar em coberturas desta natureza. Apesar do pouco número de credenciais.

Escalado
Milton Leite vai transmitir para o SporTV, exclusivo, o amistoso da seleção masculina olímpica de futebol contra a Grã-Bretanha, na sexta-feira. Viaja na quarta. Aliás, está será a quarta Olimpíada do Milton, segunda pelo SporTV. Na cerimônia de abertura, ele dividirá os trabalhos com Luiz Carlos Jr.

Voando baixo

  • Divulgação

    Em "Avenida Brasil", Suelen ataca Roni na cama (13/7/12)

A pergunta que se faz na Globo, entre seus principais executivos, é se “Avenida Brasil” vai mesmo sair do ar em outubro? Há uma forte torcida, por parte de alguns, para que a novela seja espichada - até em função do sucesso alcançado - pelo menos até o começo de janeiro.

Motivos para isso
Se a Globo optar pela esticada em “Avenida Brasil”, a tendência, claro, é manter ou superar os índices atuais. Também se evitaria promover a estreia de “Salve Jorge”, a substituta, durante o início do horário de verão, marcado para 21 de outubro, quando, nas regiões em questão, as pessoas terão que adiantar os seus relógios em uma hora. E, no meio de tudo, ainda haverá a propaganda política.

Andar da carruagem
Não é uma informação oficial. Aliás, sobre o assunto o silêncio é quase completo nos últimos tempos, mas em alguns setores da Record já se comenta que são grandes as possibilidades do novo programa diário do Rodrigo Faro só estrear no ano que vem. Até porque nada foi feito até agora.

Rir do quê?
O momento do “Saturday Night Live” na Rede TV! é de muita preocupação, em função dos problemas internos, de audiência e principalmente relativos a salários. Baixas na equipe já aconteceram e outras estão a caminho. Uns em direção ao “Pânico”, na Band, e outros para a área de novelas do SBT.

E mais...
Não bastasse tudo o que já se sabe, também mexeram na verba de produção do “Saturday Night Live”. O orçamento foi cortado pela metade, desconsiderando a boa lucratividade que o programa vem oferecendo. Assim fica difícil fazer graça.

Bate – Rebate

·       Ainda do jornalismo do SBT, Hermano Henning também está voltando de férias, mas Rachel Sheherazade está saindo.
·       As gravações deste último sábado de “Avenida Brasil”, no Projac, foram cercadas de grande segurança.
·       Em cena, apenas as personagens da Adriana Esteves e Débora Falabella.
·       O segundo “Na Moral”, do Pedro Bial, na Globo, não repetiu os mesmos erros do primeiro. Os cortes na edição foram mais suaves.
·       Os assuntos puderam ser abordados no tempo e medida necessários. É uma boa novidade na televisão.
·       Programa da linha de shows, como é o caso, não pode ter edição de jornalismo.
·       E só mais uma coisinha: vamos sumir com tapete persa. Hoje, decoradora nenhuma recomenda aquilo.
·       Eder Luiz, apenas confirmando, assina hoje a rescisão de contrato na Record.
·       Um outro profissional, provavelmente Octávio Muniz, deve tomar o seu lugar na viagem para a Olimpíada.
·       O cantor Léo Maia vai participar do especial “Criança Esperança” na Globo, dia 18 de agosto.

C´est fini

Enquanto isso, Andrea Dallevo, filha de Amilcare Dallevo, presidente da Rede TV!, direta ou indiretamente mais presente nas decisões da emissora, mantém a ideia de realizar uma minissérie sobre Fernando de Noronha. “Noronha”, aliás, é o título. Se conseguir sair do papel, terá 13 episódios. Andrea quer assinar também a direção-geral.

Expectativa também, no dia de hoje, para a volta de Mônica Pimentel, depois de uma semana de folga, aos trabalhos na Rede TV!

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos