Globo toma medidas drásticas contra o vazamento em "Avenida Brasil"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • TV Globo/Divulgação

    Em capítulo de "Avenida Brasil" que foi ao ar na última segunda (9), Max desiste de entregar Nina (9/7/12)

    Em capítulo de "Avenida Brasil" que foi ao ar na última segunda (9), Max desiste de entregar Nina (9/7/12)

O vazamento de capítulos das novelas da Globo, especialmente no horário das 9 da noite, é um problema de muito tempo. Sempre aconteceu, e mesmo com todas as medidas de segurança colocadas em prática ou os cuidados observados pelos autores, nunca foi possível paralisar ou minimizar os seus efeitos. Há, antes de tudo nesta prática, um desrespeito geral, inclusive com o telespectador.

E o problema já chegou a “Avenida Brasil”, criando no próprio ambiente da novela um clima de tremendo mal-estar.

De um momento para o outro, como em tantas situações parecidas, todos passaram a ser suspeitos ou a desconfiar de todos, até dos seus diretores, que é uma coisa quase impossível de imaginar.

O negócio ficou tão constrangedor, que mesmo eles estão recebendo capítulos com cenas faltando. Roteiro de gravações com buracos no texto. Tem profissional se sentindo desrespeitado, mas, fazer o quê? Um dia isso tem que acabar.
 
Procissão na Espanha
 
O mundo hoje tá meio diferente. Não foi possível identificar a cidade espanhola e nem mesmo o santo em questão, mas na sua procissão a bandinha furiosa que a acompanhava tocava simplesmente “Ai se eu te pego”, do Michel Teló.

E, atrás, dançando, todos que carregavam o andor.
 
Cuidado desnecessário
 
O “Jornal Nacional”, na segunda-feira, exibiu reportagem dos moradores de rua que recuperaram e devolveram ao dono os R$ 20 mil roubados de um restaurante em São Paulo, distorcendo a imagem e voz do casal.

Antes e depois disso, no entanto, todos os outros telejornais e mesmo os jornais impressos do dia seguinte, apresentaram os dois sem a utilização de tais recursos.
 
Atenção
 
Movimento nos bastidores da Record sugere mudanças nos rumos da novela “Rebelde”. Várias crianças foram submetidas a testes nos últimos dias para viver novos personagens.

A ordem, ao que parece, é se aproximar o quanto possível da bem-sucedida “Carrossel”, do SBT. Internamente, já existe até um nome para isso: “Carrosselde”.
 

  • Reprodução

    Globo usa em cena de "Avenida Brasil" porta-retrato com imagem de Tony Ramos em "Belíssima"

Tudo se transforma
 
Cena de “Avenida Brasil”, apresentada nos primeiros capítulos e repetida no último sábado, revela que também na TV nada se perde.

No frame da novela atual aparece a foto do Tony Ramos, mas ainda dos tempos do personagem Nikos, em “Belíssima”, do Sílvio de Abreu.
 
Lado de fora
 
Uma mudança já em curso no “Encontro com Fátima Bernardes” tem a ver com a participação do jornalista Lair Rennó.

Segundo se informa, a ideia é que, em breve, ele deixe o estúdio do programa e faça sua participação diretamente das ruas.
 

  • Reprodução

    Fabiana Scaranzi sai de férias do "Domingo Espetacular"

Férias
 
A apresentadora do “Domingo Espetacular”, da Record, Fabiana Scaranzi, está em férias.
Ela vai ficar três semanas na Europa com a família. No roteiro, visitas a Saint-Tropez, França, e depois Itália.
 
Acalmando as partes
 
Buscar o bom entrosamento entre jornalismo e entretenimento, velho e conhecido desafio de todas as emissoras, também chegou ao “Encontro”, da Fátima Bernardes.

É sempre complicado administrar as diversas questões envolvidas, mas a própria apresentadora tem se incumbido de mais esta tarefa.

Cinema
 
O filme “Vale Tudo”, sobre a trajetória do lutador de MMA José Aldo, com Malvino Salvador, vai sofrer um atraso nos seus trabalhos. O diretor Afonso Poyart ainda está ocupado com uma produção de suspense estrelada por Anthony Hopkins.

Quanto ao Aldo, já se sabe que em outubro, em Houston, ele irá defender o título mundial do peso pena, contra Eric Koch.
 
A segunda vez
 
O "ao vivo" feito pelo "Mais Você" direto do fundo do mar, na manhã de ontem, terça-feira, foi a segunda experiência da Globo e a segunda no gênero na TV aberta brasileira. A primeira aconteceu durante a Eco 92 no “Jornal Nacional”.

Trabalho da TV Globo Nordeste. O repórter Chico José mergulhou e fez o link direto do oceano, na costa do Recife, a 25 metros de profundidade.
 
Ponto avançado
 
O SporTV também terá um estúdio panorâmico durante os Jogos Olímpicos de Londres. O detalhe é que todo o projeto cenográfico foi desenvolvido no Brasil, em um ambiente com as mesmas metragens que o lugar definitivo, onde passou por testes de câmeras e iluminação.

Além dele, a emissora contará ainda com outro estúdio no centro de imprensa oficial.
 
Bate – Rebate

 

  • Carlos Eduardo Lino, depois da Eurocopa, reassumiu o comando do “SporTV News”, edição da noite, no SporTV 1.
  • Carlos Fernando, o Cacá, e Ivan Zimmerman também terão funções importantes na cobertura da Olimpíada no canal Bandsports.
  • Mesmo com feriado segunda-feira, 9, em São Paulo, foi um dia de expediente normal no programa Raul Gil, do SBT.
  • Maurício Mattar, um dos convidados, chegou bem antes do previsto. No palco, quietinho, ele esperou tranquilo a sua vez de gravar.
  • O "Encontro", da Fátima Bernardes, recorreu ao correspondente do canal SporTV, em Moscou, Raphael Scaramussa de Angeli.
  • Em VT, uma reportagem sobre as consequências das fortes chuvas, que mataram mais de 150 pessoas.
  • Bianca Rinaldi será a rainha do Egito em “José – De escravo a governador”, nova minissérie da Record.
  • O faraó ainda não foi escalado. Mas existem grandes chances de Leonardo Vieira ser o escolhido.
  • Ontem, terça, o elenco de “Rebelde” esteve em São Paulo, para duas gravações especiais.
  • Uma, da própria novela, com participação de Rodrigo Faro, e a outra, no quadro “Famosos.com”, do “Melhor do Brasil”.
  • O “Globo Repórter” da última sexta, sobre alimentos, produção da EPTV Campinas, com Paulo Gonçalves, também chegou a 26 pontos de audiência.

C´est fini
 
“Avenida Brasil”, no Rio, capítulo de segunda-feira, chegou a 51 pontos de média, com absurdos 74% de participação. Recorde.
 
Em chamadas na programação, a Record passou a alfinetar o concorrente SBT por causa da semelhança envolvendo os quadros “Jogo da Afinidade” e “Jogo do Amor”.

Diz que o seu é original.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos