Globo e Televisa têm modelos diferentes de parcerias

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Globo e Televisa, além de líderes no mercado de exportação, hoje se destacam especialmente em coprodução de novelas, com um novo modelo de negócio praticado com intensidade nos últimos anos.

Se por um lado a Globo mantém acordos com SIC, Azteca e Telemundo, por outro, a Televisa tem como parceiras a Univisión, Sony Pictures Television e Record, no Brasil.

A divisão de vendas e lucros é similar, mas a diferença entre as duas está nos valores fechados pelo licenciamento do texto e nas adaptações.

A Televisa vende o texto fechado e permite, ao comprador, fazer as interferências que achar necessário. Já a Globo, oferece ao mercado um catálogo formado por cerca 250 títulos, mas as adaptações feitas são restritas e devem se aproximar apenas da cultura local.
 

  • AgNews

    Bianca Rinaldi deve participar da próxima série bíblica da Record

Nome forte
 
Ontem foi praticamente confirmada a participação da atriz Bianca Rinaldi em "José – De escravo a governador", a nova minissérie da Record, com início de gravações já na próxima semana.

Apenas os detalhes finais ficaram de ser conversados em uma reunião no dia de hoje.
 
Estreia antecipada
 
O SBT antecipou em uma semana, para o dia 11, quarta-feira da próxima semana, a estreia de "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", com apresentação de Carlos Nascimento, em 13 edições.

O programa será exibido na faixa das 11 da noite, logo depois do "Cante se Puder".
 
Tem uma coisa
 
Silvio Santos abriu mão da apresentação de "O Melhor Brasileiro de Todos os Tempos" e também se excluiu da disputa, entendendo que não deveria participar de um concurso promovido pela sua emissora.

Todos os votos em seu nome foram anulados. Ainda assim, segundo os encarregados da contagem, não foram poucos.
 
Está marcado
 
O SBT vai esperar o mês do seu aniversário, em agosto, para promover a estreia do novo programa da Patrícia Abravanel nas noites de sábado. Isso tá certo.

O título é que ainda não foi decidido. Está em discussão.
 
Neymar na Record
 
A Record conseguiu autorização junto a assessoria de imprensa do Santos, que disponibilizou o CT do clube para a gravação de uma chamada da Olimpíada com o jogador Neymar.

Paulo Henrique Ganso, seu companheiro de clube, também participou dos trabalhos.
 
Maratona beneficente
 
O SBT e a AACD irão realizar nos dias 9 e 10 de novembro, sexta e sábado, a 15ª edição do "Teleton".

Padrinho da campanha, o cantor Daniel fará gravações para o programa já a partir deste mês. Hebe Camargo, outra figura importante, se estiver em condições, certamente estará no evento, durante a abertura e no encerramento com Silvio Santos.
 
Não custa nada
 
A Record está certa em solicitar maior participação dos seus artistas nos eventos e programas da casa. Alguns continuam se recusando a isso, ao contrário do que acontece nas emissoras concorrentes.

A maior resistência, dizem, parte do pessoal das novelas.
 

  • AgNews

    Marília Gabriela participa de coquetel em afiliada do SBT no Ceará

Coquetel de apresentação
 
Marília Gabriela, Lola Melnich, Karyn Bravo e Celso Portiolli, representando a cabeça de rede, participam hoje, quarta, em Fortaleza, de um coquetel promovido pela nova afiliada do SBT, a Nordestv.

 

Aliás, todo o trabalho fotográfico do evento ficará sob a responsabilidade de Luizinho Coruja, profissional dos mais respeitados, que fixou residência na capital cearense.
 
Via internet
 
Fausto Galvão em agosto, e Renê Belmonte em setembro, irão ministrar um curso de roteiro online e ao vivo, para interessados em aprender técnicas de escrever novelas, minisséries e filmes.

Os autores já receberam inscrições inclusive de outros países, como o Japão.
 
Jogo liberado
 
Depois de muitas horas de intensas e até nervosas negociações, a Globo acabou liberando para a Bandeirantes a transmissão do jogo Palmeiras e Coritiba, nesta quinta-feira, pela final da Copa do Brasil.

A Band vai com equipe completa. Todos os principais narradores, comentaristas e repórteres. Pretende fazer desta cobertura um acontecimento.
 

  • Reprodução

    Caetano e Gil serão temas do programa "Arquivo N"

Série especial
 
O canal Globo News prepara uma série especial para o "Arquivo N", que irá ao ar em agosto. Em quatro edições, prestará homenagens aos "setentões da música".

 

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola terão suas histórias e trajetórias contadas no programa.
 
Festa no Sul
 
Parte do elenco da Record participou, no último dia 28, de evento comemorativo aos cinco anos da Record Porto Alegre.

A festa aconteceu no clube Leopoldina Juvenil, com as presenças de Celso Zucatelli, Renata Dominguez, Celso Freitas, Alexandre Raposo - presidente da rede, Ana Hickmann, Mylena Ciribelli e Amandha Lee, na foto, além de Gugu Liberato e Fabiana Scaranzi.
 
Bate – Rebate
 

  • Daniela Albuquerque, depois do Jornalismo, está se formando em teatro. Os exames de conclusão começam amanhã.
  • Bandeirantes está intensificando as chamadas do "Conversa de gente grande", novo programa do Marcelo Tas.
  • Não está nada tranquilo o bastidor do "Saturday Night Live", da Rede TV!. As diversas "trombadas" dos últimos dias ainda podem ter piores consequências.
  • Teledramaturgia da Record trabalha a toque de caixa para estrear a novela de Gisele Joras ainda em meados de outubro.
  • Américo Martins, superintendente de Jornalismo e Esportes, reassumiu as suas funções depois de alguns dias de férias.
  • A propósito de Rede TV!, o presidente do Comunique-se, Rodrigo Azevedo, ontem visitou as instalações da emissora e almoçou com a sua direção.
  • Foram muitos os problemas de produção nas chamadas que a Record gravou no estádio do Morumbi para os Jogos Olímpicos.
  • Ainda assim, existem esforços para salvar alguma coisa.
  • Após apresentação no programa Raul Gil, do SBT, os sertanejos Tanatã e Luã estão organizando um grande show beneficente no Villa Country, em São Paulo.
  • A renda será inteiramente destinada a Casa dos Artistas.
  • Acontece amanhã, quinta-feira, às 21h, no Theatro NetRio, a estreia do monólogo-musical "Herivelto como conheci", com Marília Pêra.
  • O "Jornal da Cultura", amanhã, aborda o mercado sertanejo. Luciano Camargo é um dos entrevistados.
  • Aliás, Luciano e o irmão Zezé estarão em "Cheias de Charme", na Globo, contracenando com Cláudia Abreu.

C´est fini
 
Algo até natural, devido ao fato de um ter participado do programa desde o início, e do outro ter chegado somente agora.

Mas a verdade é que vários profissionais do "Ídolos" sentem saudades do Rodrigo Faro, que era totalmente integrado ao grupo.

Marcos Mion tem seu trabalho elogiado, mas mantém uma distância regulamentar
 
Então e isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos