O que levou a Globo a mudar as suas manhãs

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

É importante esclarecer que a Globo não modificou a grade da manhã levada pelo simples desejo da Fátima Bernardes em apresentar o seu próprio programa. Tudo isso aconteceu com base em estudos.

Já de algum tempo a programação infantil representa muito pouco na TV aberta. Os investimentos comerciais estão abaixo de 5%. Ao contrário da TV fechada, com cerca de 80%, e que tem numa emissora voltada para esta faixa de público – “Discovery Kids”, a líder de audiência entre os canais por assinatura.

O SBT, por sua vez, possui neste horário faturamento e audiência solidificados, que atendem muito bem aos seus anseios ou necessidades. O investimento da emissora é praticamente nenhum, porque a maior parte dos produtos sai do pacote da Warner, que já pertence a ela. Usando ou não, está pago.

A Globo cometeu o erro de demorar quase seis meses para promover essa mudança, que só aumentou a responsabilidade e a expectativa em torno do seu novo programa, mas se os mesmos índices do “TV Globinho” forem mantidos será, indiscutivelmente, um excelente negócio.

Passada mais de uma semana da estreia do “Encontro com Fátima Bernardes", verifica-se, pelos números conhecidos, que a Record foi a grande prejudicada. A que mais perdeu. A ela, sim, cabe agora dar uma resposta à altura.

  • Arte/UOL


É preciso considerar
 
A Globo só tomou a decisão de tirar o “TV Globinho” do ar, e por consequência dar um fim na programação infantil diária, no instante em que o canal Gloob, da Globosat, estreou na TV fechada.

No fundo, é o mesmo caixa.
 
Ranking
 
Segundo pesquisas realizadas durante o mês de maio, no horário das 7 da manhã até meia-noite, dos seis primeiros canais fechados de maior audiência, quatro são destinados ao público infantil ou infanto-juvenil:

- Discovery Kids
- SporTV
- Disney Channel
- Cartoon Network
- TNT
- Nickelodeon
 
O chão vai tremer
 
José Luiz Datena está em férias na Grécia. Em Mykonos, segundo as últimas informações.

Mas o advogado dele, José Diogo Bastos, foi surpreendentemente procurado por um diretor da Rede TV!, interessado em saber se existem condições de contratar o apresentador. A conversa ficou de prosseguir no retorno do Datena ao Brasil.
 
Como assim?
 
O departamento comercial da Record mantém em sua página uma chamada dizendo que "Vidas Opostas emociona a audiência" brasileira. Será mesmo verdade?!

A novela, vale lembrar, foi repicada, editada e retirada do ar às pressas há cerca de três semanas por baixíssimo Ibope.
 
Isso não se faz
 
A Rede TV! não está agindo corretamente com a diretora Tininha Araújo do “Saturday Night Live”.

Ela colaborou decisivamente para implantar o programa e continua exercendo normalmente as suas funções, mas a emissora, por trás, corre atrás de alguém para substituí-la.

Pelo menos dois já foram conversar e não aceitaram. Alberto Luchetti, por exemplo, foi chamado para exercer a supervisão geral.
 

  • Orlando Oliveira/AgNews

    Dr. Rey, que apresenta o "Sexo a Três"

Rascunho
 
A propósito da Rede TV!, é bom deixar avisado que o “Sexo a Três” continua no ar. No domingo, deu 1 (um) de média. Foi sexto lugar no horário.

 

Mas o que esperar de um programa, apresentado por um médico, que até agora ninguém conseguiu descobrir o que é?
 
Agora vai
 
A Record deu início aos trabalhos de pré-produção do novo programa de Rodrigo Faro, que tem estreia prevista entre agosto e setembro. Rita Fonseca, de “O Melhor do Brasil”, também vai responder pela direção e já começa a formar sua equipe, com reflexos na concorrência.

Temerosos pelo fim do programa da “Hebe”, na Rede TV!, já existe a torcida de alguns para serem lembrados pela Record.
 
Carrossel – 1
 
Há pouco mais de um ano, a Record avaliou que remakes de coisas como “Carrossel” e “Chiquititas” não dariam certo. Sorte do SBT.
A novela não só funcionou como também alavancou a programação.
 
Carrossel – 2
 
No domingo, durante a participação do elenco infantil de “Carrossel” no “PSS”, Silvio Santos não economizou nos elogios a Larissa Manoela.
Ela interpreta Maria Joaquina. É fera.
 

  • Divulgação

    A apresentadora de Cátia Fonseca do programa "Mulheres" (02/07/2012)

Mudanças
 
Cátia Fonseca entra em férias na TV Gazeta no próximo dia 16, e provoca um troca-troca de apresentadoras nos programas da casa, durante sua ausência.

 

Regiane Tápias irá para o “Mulheres” e será substituída no “Revista da Cidade” por Marisy Idalino, do “TV Culinária”, que vai passar por uma reformulação.
Enquanto isso, os seus 30 minutos de duração serão absorvidos pelo “Você Bonita”, da Carol Minhoto.
 
Sem parar
 
Enquanto o diretor Marcos Schechtmann comanda na Turquia as primeiras gravações de “Salve Jorge”, substituta de “Avenida Brasil”, os atores que ficaram no Brasil foram orientados a dar sequência no trabalho de preparação de seus personagens, que também inclui testes de vídeo, cabelo e figurinos.

Flávia Alessandra, por exemplo, vem aí com um corte estilo chanel.
 
Copa do Brasil sem TV aberta
 
Apenas confirmando, o primeiro encontro entre Palmeiras e Coritiba, valendo pela final da Copa do Brasil não terá transmissão dos canais abertos Globo e Bandeirantes, embora esta última ainda pretenda fazer uma tentativa ainda no dia de hoje.

Mas mantido o que foi anunciado ontem, o jogo será mostrado apenas pelos canais fechados, SporTV e Espn Brasil, como foi acordado e aconteceu durante toda a competição nas noites de quinta-feira.
 
Bate – Rebate

  • Edmar Annuseck, numa que não é a dele, foi o comentarista de Portuguesa e Santos no PFC.
  • Formou boa dupla com o sempre preciso Jota Junior.
  • Os gritos de gol dos narradores Marco de Vargas (Fox Sports) e Thiago Mastroianni (SporTV) são bastante parecidos. Quem começou primeiro?
  • Repórter da Band, Sandro Gama, foi focalizado lendo uma revista com a bola rolando de Náutico e Fluminense.
  • “A Liga”, da Band, como tantos outros programas, também acompanhou o que chama de “odisseia” corintiana a Buenos Aires. Vai ao ar na noite de hoje.
  • A entrevista do João Emanuel Carneiro, nas páginas amarelas da “Veja”, não foi muito bem recebida pela maioria dos autores da Globo.
  • Aliás, um trabalho muito bem conduzido pelo jornalista Marcelo Marthe.
  • Cleber Machado vai transmitir a final da “Libertadores”, na Globo, para todo o Brasil, com Arnaldo Cezar Coelho, Casagrande e Caio. Não informaram os repórteres.
  • A Globo vai utilizar 25 câmeras, que já estão instaladas no estádio do Pacaembu.
  • Sabrina Sato e as paniquetes, como empregadas domésticas, gravaram num prédio do Morumbi, matéria levada ao ar no último domingo.
  • Qual não foi o susto dos moradores desavisados, ao encontrar aquela turma, naqueles trajes, desfilando pelos corredores?

C´est fini
 
A Bandeirantes pode até renovar com os organizadores do “Festival de Parintins”, o que muita gente duvida, mas o ambiente por lá era de despedida.

A edição, encerrada domingo, reuniu cerca de 150 profissionais, com muita gente terceirizada e, segundo comentários da equipe de São Paulo, um pessoal muito ruim de serviço.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos