Máscaras

Paloma Duarte rebate críticas a carta em que atores defendem "Máscaras"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A atriz Paloma Duarte, protagonista da novela "Máscaras", da Record, decidiu se manifestar a respeito da notícia sobre uma carta divulgada por atores defendendo o folhetim. No início da madrugada deste domingo, o site TV Foco divulgou o que chama de "uma carta de amor dos atores de 'Máscaras'", que expressam sua discordância com o tratamento dado a seu trabalho pela mídia e defendem a novela.

Descontente com a maneira com que a iniciativa foi tratada nesta coluna, Paloma escreveu um e-mail esclarecendo que a carta representa apenas a opinião dos 28 atores que a assinaram e não representa uma crítica à Record nem à "Fazenda", reality show da mesma emissora.

Leia a íntegra da carta de Paloma Duarte:

Caro Flavio:

Como vai?

Acabei de ler sua coluna e gostaria de explicar algumas coisas que me pareceram equivocadas...

Copio sua publicação e esclareço no corpo do e-mail. Peço se você puder que publique minha resposta.

"O site TV Foco, com exclusividade, divulgou o que chama de "uma carta de amor dos atores de 'Máscaras'", marcando bem a posição desse pessoal sobre os resultados da novela."

Desse Pessoal? Atores.

"O tal comunicado foi assinado por apenas 28 atores, expondo os demais de um total de 60. São muito claras as críticas à Record, à 'Fazenda' e, principalmente, à imprensa".

É uma carta e não um abaixo assinado! E não expomos ninguém além dos que assinaram a carta, embora hoje já ganhamos mais adesões. Não há crítica à "Fazenda" nem a Record, se a emissora julga que este é o melhor horário para a novela, eles devem ter uma razão. Em nenhum momento falamos contra a emissora nem contra a "Fazenda", apenas salientamos que nosso trabalho é artístico, com outro tipo de conteúdo e que a discussão sobre a audiência não deveria ignorar esses fatos.

"Da nossa parte, todos os meus coleguinhas e eu, desde já, assumimos a nossa responsabilidade. De fato, nós escrevemos, nós representamos, nós dirigimos, nós escolhemos o horário, nós editamos, nós sonorizamos, nós... e nós... Então tá".

Respeitamos as críticas construtivas que foram feitas, tanto que a novela passou por grandes modificações e isso está claro na carta. Só lamentamos que feitas as modificações, a mídia, que tanto teve prazer (com razão em alguns aspectos) em criticar, não tenha mencionado nada, nem nosso esforço para botar a novela no lugar, independente de qualquer índice de audiência. Nosso assunto é artístico.

Att,

Paloma Duarte

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos