Guerra de pautas chega aos programas da manhã

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • João Cotta/TV Globo/Divulgação

    Fátima Bernardes e o humorista Marcos Veras na estreia do programa "Encontro com Fátima Bernardes"

    Fátima Bernardes e o humorista Marcos Veras na estreia do programa "Encontro com Fátima Bernardes"

Há uma grande preocupação na equipe do “Encontro com Fátima Bernardes” no sentido de não deixar vazar pautas do programa. Guardar com pessoas mais confiáveis.

E o problema, segundo sabe, diz respeito diretamente a Record. Algumas ideias cogitadas ou já em processo de elaboração, misteriosamente foram parar em produtos da concorrente. E o seu pessoal, já vacinado contra certas coisas, entende que isso não é efeito do acaso ou só mais uma simples coincidência. Há quase a certeza que existem ingredientes mais graves por trás de tudo.

Aliás, desde os primórdios, nos bastidores da TV, o vazamento de informações, por obra de um pessoal que passa o serviço – os X9 de plantão, sempre existiu.

Isto, é importante salientar, não tem qualquer relação com o fato do programa agradar ou não ao seu telespectador, mas sempre acaba atrapalhando e implicando em vários prejuízos.

Derrubar pautas na última hora é como jogar no lixo todo um trabalho realizado.
 
Nova afiliada – 1
 
Com pouco menos de três meses no ar, a NordesTV, afiliada do SBT no Ceará, ainda possui uma infraestrutura modesta. São cinco programas jornalísticos locais - um ao vivo e quatro gravados- e uma redação formada por cerca de 20 profissionais, divididos em duas bases, Sobral e Fortaleza.

Está presente em cerca de 50% do território cearense. De acordo com funcionários, é uma emissora de tevê montada em containers.
 
Nova afiliada – 2
 
Questionado se a NordesTV tem estrutura o suficiente para produzir um link, Adriano Gonçalves, gerente-executivo, explica que a emissora pertence ao Sistema Jangadeiro de Comunicação e, quando for necessário, mesmo estando separados por cabeças de rede diferentes, a Jangadeiro, afiliada da Band, dará total apoio.
 
Está marcado

As gravações da nova “Malhação” começam na outra segunda-feira, dia 9.

Na última semana, em meio as reuniões realizadas, todo o seu elenco e o diretor José Alvarenga Junior fizeram as primeiras leituras de texto.

Guilherme Prates, Alice Wegmann e Agatha Moreira são os protagonistas. E ainda: Rodrigo Simas, Carla Marins, Eduardo Galvão, Maria Paula, Davi Lucas, Juliana Paiva, Leonardo Miggiorin, Danielle Winits, Léo Jaime e Talma de Freitas.
Estreia dia 13 de agosto.
 
Tudo como antes
 
A Rede TV! agiu rapidamente para desmontar os efeitos de uma boataria que se instalou nos bastidores da emissora nesses últimos dias.

A saída de Tininha Araújo foi dada como certa e diversos nomes levantados para substituí-la na direção do “Saturday Night Live”. Nada disso se confirmou.
 
Não é assim
 
A direção da Record se coloca e informa que não está fechada para contratações. Ao contrário.

Os atores e atrizes necessários para compor o elenco da nova novela de Gisele Joras serão procurados já a partir dos próximos dias.
 
Na mesma
 
Ainda não existe nada decidido na Globo sobre quem será o escolhido para dirigir a nova novela do Walther Negrão para o horário das 6.

Marcos Paulo segue com as maiores possibilidades. A decisão final deve sair de uma reunião na próxima terça-feira.
 
A propósito...
 
Ainda durante esta reunião, também se pretende conversar sobre prováveis nomes que irão integrar o seu elenco.

Na Globo, com tantos trabalhos em curso e outros para começar, a disputa pelos atores e atrizes mais conhecidos está cada vez mais intensa.
 
Não esquece
 
Quem acompanha a “Fazenda” da Record está meio assim com a participante Viviane Araújo.

Pelo menos para quem está do lado de fora, fica a impressão que ela só entrou no programa para falar do antigo marido, o cantor Belo. Todo dia tem uma.
 
Altas Horas

  • Fernanda Paes Leme ajuda em aniversário do "Altas Horas" com Serginho Groisman

Neste sábado, a Globo exibe um especial do “Altas Horas” dedicado ao aniversário de Serginho Groisman.

 

No programa, alguns convidados serão apresentadores, como são os casos de Fernanda Paes Leme e Camila Pitanga. Também participam Maria Rita, Leandro Hassum, Zélia Duncan, Arlindo Nogueira, Chitãozinho e Xororó, Fagner e Diogo Nogueira.
 
Juntas de novo
 
Fafy Siqueira vai fazer novo trabalho com a autora Maria Adelaide Amaral.

Depois da microssérie “Dercy de verdade”, confirma-se agora a sua escalação na novela que irá substituir “Guerra dos Sexos” na faixa das 19 horas da Globo, com estreia prevista para maio de 2013.

Também no elenco, Fernanda Vasconcellos, Sophie Charlotte, Marco Pigossi e Letícia Sabatella.
 
Novo integrante

  • Ex-jogador do Corinthians substitui Chico Lang no "Mesa Redonda"

Basílio, ex-jogador do Corinthians, vai substituir o jornalista Chico Lang no “Mesa Redonda”, da TV Gazeta, já a partir de amanhã, domingo. O compromisso é de três meses.

Chico se afasta do programa em função da sua candidatura a vereador.
 
Comprando briga
 
Entusiasmado com as participações de Eliana e Celso Portiolli, Ratinho disse que a Record caiu do cavalo:

"O SBT passa por um momento fantástico. Momento de recuperação de audiência. A outra televisão (a Record) achou que estava com tudo e caiu do cavalo."
Disse, ainda, que a TV dos bispos - sua ex-emissora, vale lembrar - não tem o mesmo carisma que o SBT.
 
Bate – Rebate
 

  • A Record está espichando demais as edições do “Cidade Alerta”. O programa num determinado momento começa a se repetir.
  • O SBT não quer nem saber. Continua com a propaganda subliminar em vários horários da sua programação.
  • “Tudo é Possível”, da Ana Hickmann, na Record, neste domingo, vai receber o cantor Michel Teló.
  • Já existem previsões que a Globo pode ultrapassar 46 pontos de média, ou até um pouquinho mais do que isso, com a transmissão de Corinthians e Boca, quarta-feira.
  • Vale lembrar que será o jogo final da “Libertadores”. Vencendo por qualquer placar o time brasileiro será campeão.
  • A Rede TV! se cercou de vários cuidados para a estreia do Gilberto Barros, neste sábado.
  • Um dos seus estúdios foi reservado apenas para acomodar os convidados especiais.
  • Durante todo o mês de julho, a “TV Ra Tim Bum”, da Cultura, vai apresentar uma programação especial de férias.
  • Entre os destaques, a terceira temporada de “Nilba e os Desastronautas” e novos episódios de “Isso Disso”, “Dr. Raio X” e “T.R.EX.C”.
  • Oficialmente, a Record ainda não se pronuncia a respeito do autor que irá entrar depois de Gisele Joras, que escreve a substituta de “Máscaras”, na faixa das 22/23 horas.
  • O cantor mineiro Arthur Danni, 15, com disco recém-lançado pela “Som Livre”, participa hoje do programa da Xuxa, na Globo. Ele também está na trilha de “Cheias de Charme”.
  • A Espn+ entra no ar à meia-noite, na virada de hoje, dia 30, para amanhã, dia 1º de julho, com um vetê de apresentação.
  • A explicação para a mudança é a de que, antes, as pessoas achavam que o Espn HD era espelho da Espn. E, na verdade, não é.

C´est fini
 
O programa “Encontro com Fátima Bernardes” tem um dado curioso. Ele só perde em São Paulo. Nas demais praças ocupa o primeiro lugar até com certa facilidade.

A sua equipe, porém, não tem dúvidas de que após o período de férias o “Encontro” também irá liderar no principal mercado do país.

É claro que isso não pode ser combinado com a concorrência, leia-se SBT, fato que já leva seus profissionais a efetuar os devidos ajustes aos poucos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos