Avenida Brasil

Novelas mostram mundo muito diferente da realidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Em "Avenida Brasil", Cadinho convida Noêmia e Verônica para o casamento com Alexia

    Em "Avenida Brasil", Cadinho convida Noêmia e Verônica para o casamento com Alexia

Novela tem coisas engraçadas. Verifica-se, por parte de seus autores, que mesmo podendo se utilizar de determinadas prerrogativas, existe sempre a preocupação de se aproximar cada vez mais da realidade.

Alguns, se valendo da experiência de muitos anos, atingem este objetivo com facilidade, outros nem tanto, embora a maioria deles ainda não revele se importar com certos detalhes, bastante importantes do lado de cá. A segurança, entre eles.

É impossível lembrar quantas foram as vezes que as personagens da Débora Bloch e Camila Morgado já invadiram o apartamento da Carolina Ferraz em “Avenida Brasil”. Sempre passaram pelo porteiro do prédio e jamais foram anunciadas pelo interfone. Ao contrário, entram sem bater e nunca encontraram a porta fechada. Nas últimas duas semanas isso aconteceu, por baixo, quatro ou cinco vezes. Chave, tranca ou trinco, entre outras travas, são palavras que não existem nos dicionários de nenhuma delas.

Nos tempos de agora, no Rio, São Paulo ou qualquer outro grande centro, ninguém mais facilita desse jeito. O perigo mora ao lado. O mundo que mostram as novelas com toda certeza não é o nosso.

Primeira notícia

  • AgNews

    Rafinha Bastos é apresentador do programa "Saturday Night Live"

Ainda no dia de hoje, a alta direção da Rede TV! deve bater o martelo e anunciar a mudança definitiva do “Saturday Night Live” - a exibição do programa inédito - para as noites de sábado.

A apresentação de uma reprise, neste último fim de semana, já serviu como teste.

Segunda notícia
O contrato da Hebe Camargo com a Rede TV! termina em dezembro. Até agora, como aqui já foi dito, ninguém conversou sobre renovação.

O fato diferente é que Silvio Santos teria revelado a amigos muito próximos o seu desejo de ter a apresentadora de volta no SBT.

Jogando no lixo
Novela é um brinquedo caro. Dificilmente o custo de um capítulo sai por menos de 250 ou 300 mil reais.

Para a direção da Record, ao que parece, isso é só um detalhe. Na quinta-feira, a exibição de “Máscaras” se iniciou por volta da meia-noite. Uma pena.

Pertinente
Os mais observadores, levando em consideração os primeiros capítulos de “Gabriela” exibidos na última semana, notaram semelhanças no tipo composto pelo Antonio Fagundes para o Coronel Ramiro Bastos com o falecido senador baiano, Antonio Carlos Magalhães.

Só o jeito de falar está um pouquinho diferente.

Aniversário - 1
No dia 28, quinta-feira agora, a Record - Rio Grande do Sul completa 5 anos. Antes era TV Guaíba.

Uma festa vai acontecer no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O diretor Fábio Tucilho recepcionará vários convidados, entre eles Celso Freitas, Fabiana Scaranzi, Marcos Hummel, Renata Dominguez, Gugu e Ana Hickmann.

Aniversário - 2

  • Divulgação

    Humorista Danilo Gentili entrevista Dani Calabresa no "Agora é Tarde"

O “Agora é Tarde”, do Danilo Gentili, na Band, chega ao seu primeiro aniversário na quinta-feira e um programa especial está sendo armado para a ocasião.

Entre outras surpresas, um vetê vai simular como seria o “Agora é Tarde” na antiguidade. Volta no tempo.

Troca de comando
Américo Martins, superintendente de Esportes e Jornalismo da Rede TV!, saiu de férias na última sexta-feira.

Durante a sua ausência, Asdrubal Figueiró vai tocar os trabalhos dos dois departamentos.

Tática perigosa
A Record agora está deixando para os 46 minutos do segundo tempo a renovação dos contratos de artistas e até mesmo dos seus diretores ou prestadores de serviços. Nunca foi assim.

Tal insegurança tem levado algumas pessoas a iniciar negociações com outras emissoras.

Reality de beleza
Começaram as gravações do reality “Desafio da Beleza”, que estreia em agosto no GNT.

Trata-se de uma competição envolvendo 12 maquiadores amadores. Apresentação de Fernanda Tavares, Marina Dias e Fernando Torquatto.

Barrados no baile
No segmento televisão, apenas os programas “Conexão Repórter” e “Domingo Legal” terão acesso à festa de aniversário da Lívia Andrade, nesta segunda-feira, em um bufê infantil da capital paulista. Todo o elenco da novela “Carrossel” estará presente, além de apresentadores da casa. Mas só do SBT.

Isto significa que “Pânico”, “TV Fama” e outros do gênero não serão recebidos.

Visita ao Ronnie Von

  • Divulgação

    Ronnie Von entrevista Matheus Nachtergaele no "Todo Seu"

Matheus Nachtergaele gravou o “Todo Seu”, do Ronnie Von, na semana passada, falando do seu começo no teatro e o trabalho que vem desempenhando nos tempos atuais, na televisão e no cinema. Vai quinta-feira ao ar.

Bate – Rebate

  • A data do debate para o primeiro turno na TV Gazeta está pré-agendada para o dia 24 de setembro, uma segunda-feira. A mediadora será Maria Lydia.
  • O encontro entre os políticos será realizado no teatro da Fundação Cásper Líbero, com capacidade para 320 convidados.
  • Mesmo em se tratando de um evento da Record, o “SBT Repórter” de hoje mostra os preparativos dos atletas brasileiros para a Olimpíada. Apresentação de César Filho.
  • Os atores Iran Malfitano e Iran Rocha, além dos garotos Henrique Ramiro e João Vitor Silva, também estão confirmados no elenco de “José – De Escravo a Governador”, na Record.
  • O diretor Alexandre Avancini descarou na semana passada nomes de vários atores que não passaram nos testes para integrar o elenco da minissérie.
  • Esse pessoal fica, agora, na expectativa de um convite para a nova novela da emissora, escrita por Gisele Joras.
  • O programa “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, só neste ano, contabilizando todas as suas apresentações, ficou 2h18 em primeiro lugar.
  • O SBT está providenciando a troca das suas ilhas de edição do departamento de jornalismo. Não era sem tempo.
  • ”A galope”, mostrando a relação entre os brasileiros e equinos, é a nova série de reportagens do “Jornal da Band”, a partir de hoje.
  • Sob o comando de Paulo Leal, a Rede TV! está reformulando o seu departamento de vendas.

C´est fini
“A Fátima que você conhece, de um jeito que você nunca viu” - este é o conceito da campanha publicitária do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, que estreia na manhã desta segunda-feira (25), na Globo.

O anúncio começou a ser veiculado ontem.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos