Equipamentos de TV ficam mais baratos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Pessoal das diversas emissoras que esteve na feira de Las Vegas, realizada na última semana, voltou impressionado com a alta qualidade do que lá foi apresentado, e mais que isso, com a tendência de se baratear o custo dos equipamentos.

A Globo, aqui do Brasil, foi a única que se mostrou interessada em investir em câmeras de última geração. Mas de maneira geral, as emissoras menores e até produtores independentes terão agora melhores capacidades de trabalho, em razão dos preços mais acessíveis.

Em cima disso, vale completar que, segundo nota do Meio & Mensagem, o Rio de Janeiro, com 69,6% e São Paulo, 70% de cobertura, são os estados mais adiantados no processo de digitalização da transmissão.

E o consumidor brasileiro está respondendo a esta expansão – “até dezembro do ano passado, foram vendidos 15 milhões de aparelhos com conversor digital integrado”. O processo de digitalização hoje é realidade para 47% da população brasileira, quatro anos depois da sua implantação.
 
Grazi está fora da “Guerra”
Grazi Massafera não será mais Vânia Trabucco de Moraes em “Guerra dos Sexos”. Por causa das leis trabalhistas, é obrigatório que uma empresa, no caso a Rede Globo, observe quatro meses de afastamento da sua funcionária depois de dar à luz.

O parto só deve acontecer depois de 15 de maio, diante disso, ela só poderia gravar após 15 de setembro. O personagem é muito grande, com muitas externas o que impediria a estréia da novela em 1º de outubro, como previsto.

Outra atriz já foi escalada, mas o contrato ainda não foi fechado.
 

  • Divulgação/TV Globo
  • Ivete Sangalo caracterizada como a cafetina Maria Machadão, de "Gabriela"

Festival da Ivete
A estrela da Ivete Sangalo na Globo brilha como sempre.

Depois de “As Brasileiras” e papel de destaque em “Gabriela”, ela agora vai gravar participação especial em “Cheias de Charme”, novela das sete.

Isso deve acontecer nas duas próximas semanas, se tanto.
 
Tô chegando
Mario Quaranta, ainda na Record, vai assumir dia 3 de maio a direção-geral do programa “Jogo Aberto”, na Bandeirantes.

A sua contratação foi solicitada pela apresentadora Renata Fan.
 
Jogando a favor
Um dos trunfos que a direção da Rede TV!, especialmente os responsáveis pelo “Saturday Night Live” na Rede TV!, pretende utilizar são os quase 4,5 milhões de seguidores no Twitter do Rafinha Bastos.

Se houver essa transferência em pelo menos 25%, para a emissora já será uma conquista inédita.
 
Ela de novo
A TV Gazeta também vai realizar debates entre os candidatos a Prefeitura de São Paulo, dia 1º de outubro, no primeiro turno, e dia 22, havendo a necessidade do segundo.

Uma vez mais, a apresentadora e comentarista Maria Lydia foi confirmada para ancorar esses encontros.

  • A apresentadora Maria Paula Limah

Mudança de posto
Maria Paula Limah está com novas funções no departamento de jornalismo do SBT.

Desde o começo da semana, conforme ordens superiores, ela trocou as reportagens das madrugadas pela bancada dos boletins noticiosos, faixa da noite.
 
Simples consequência
Com exceção do "Jornal da Band" e do "Canal Livre", aos domingos, todos os demais informativos e programas esportivos da Bandeirantes estão se apresentando com cenários virtuais. O último a aderir à moda foi o "Jogo Aberto", de Renata Fan.

Há, como consequência, o empobrecimento visual de todos eles.
 

  • Divulgação/TV Globo

    Talk show de Bial ocupará a faixa do "Globo Mar" na grade

Diretor escolhido
Luiz Gleiser será o diretor do novo programa do Pedro Bial, que tem a estreia da sua primeira temporada prevista em meados de junho.

É um talk-show, que irá ocupar a terceira faixa da linha de shows às quintas-feiras, depois do “Globo Mar”.
 
Vergonha
Mais uma vez, mesmo com imagens geradas pela televisão boliviana e mostrando apenas o que interessava, profissionais do Santos e representantes da imprensa brasileira se transformaram em alvos de pedras, bananas, garrafas e todo tipo de objetos durante o jogo de quarta-feira. O repórter Abel Neto foi um dos atingidos.

A Conmebol, com a sua inutilidade de tantos anos, certamente, não vai tomar providência nenhuma.
 
Pagode na “Fazenda”
O cantor Vavá, vocalista do grupo de pagode “Karametade”, é mais um nome dado como certo no elenco da próxima edição de “A Fazenda”.

A Record não se pronuncia sobre o assunto, mas o contrato, segundo pessoas da produção do programa, foi fechado nesta semana.

  • Marcelo de Carvalho em cima da escada, ao lado da jogadora de vôlei e miss Luciane Escouto

Escadinha
Durante o “Mega Senha”, que irá ao ar sábado, às 23 horas, pela Rede TV!, Marcelo de Carvalho recorre a uma escadinha para conversar com a jogadora de vôlei e Miss Mundo Rio Grande do Sul 2011, Luciane Escouto, com seu 1m85 de altura.

Dudu Surita também participa do programa.

Situação difícil
Os contratados da Rede TV! como PJs -Pessoas Jurídicas, dispensados no último mês, não receberam nada até agora.
O pagamento prometido para o dia 25, quarta-feira, não foi feito. E não existe nenhuma previsão.
A coluna apurou, junto a Rede TV, que a previsão de agora é o próximo dia 2.
 
Bate – Rebate

  • Amilcare Dallevo não deu expediente no começo da semana. Preferiu fazer companhia à mulher Daniela Albuquerque na maternidade.
  • A volta da Daniela ao comando do “Manhã Maior” deve acontecer entre um ou dois meses. Não antes, nem mais que isso.
  • Um sertanejo e sua mulher ainda não admitem a separação, mas ela já circula ao lado de outro em Miami.
  • Renata Dominguez desmente notícias sobre acerto com a TV Globo. Ela tem contrato com a Record até 2014 e está bem na casa.
  • Fausto Silva trabalha dobrado neste fim de semana em São Paulo. Grava um programa e faz outro, ao vivo, no domingo.
  • Hebe Camargo, por sua vez, deixou gravado o programa da próxima terça e também viaja na companhia de amigos.
  • A Globo terá equipe completa, com Galvão Bueno e companhia, em todas as provas da Fórmula 1 na etapa da Europa.
  • Regina Vilella criou, dirige e está apresentando o programa “Metro Quadrado” na TV Jangadeiro, aos sábados, faixa das 10 da manhã.
  • Usando toda a sua experiência jornalística, Regina passa informações importantes para quem está procurando casa.
  • O quadro de viagens do Cássio Reis no “Hoje em Dia” não irá interferir em seu trabalho no “Ídolos Kids”, com início de produção previsto para agosto.

C´est fini
 
Patrícia Poeta está exagerando em suas reações no “Jornal Nacional”. Para cada notícia uma careta diferente. Não há necessidade de tanto.
 
“Avenida Brasil” teve, novamente, uma audiência muito boa. O capítulo exibido na quarta-feira chegou a 41 de média, com 67% de participação.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Neri

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos