Máscaras

Nova novela da Record paga por erro da sua direção

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Photo Rio News

    Fernando Pavão, Giselle Itié e Heitor Martinez em apresentaçã da novela "Máscaras" (4/3/2012)

    Fernando Pavão, Giselle Itié e Heitor Martinez em apresentaçã da novela "Máscaras" (4/3/2012)

“Máscaras” está com problemas de audiência na Record. Desde o seu lançamento, no último dia 10, só em algumas oportunidades, que foram poucas, conseguiu superar a marca dos 10 pontos.

Mas antes de se encontrar defeitos num trabalho que apenas está começando, e ainda nem conseguiu se apresentar por inteiro, é necessário verificar o que o cerca.

A direção da Record, na ânsia do mexer por mexer, optou por cancelar a exibição de séries na faixa das 21 horas, para colocar em seu lugar a reprise de outra novela, “Vidas Opostas”. O bom ponto de apoio do passado simplesmente deixou de existir.

Não bastasse isso, há casos de artistas trabalhando nas duas produções. Heitor Martinez, por exemplo, virou um bandido em dobro. Em ambas fazendo papel de vilão. Um pouco demais.

Em televisão o recomendável, nas mais diferentes situações, é sempre ampliar o campo de observação, para não se cometer erros pontuais que acabam prejudicando o conjunto. “Máscaras”, por enquanto, está pagando também por erros que não são seus.
 
Escala
 
A Globo Internacional definiu os artistas que irão participar de cada uma das edições do "Brazilian Day 2012", apresentado por Serginho Groisman, Ana Maria Braga e Luciano Huck.
Destaques para Lulu Santos em Londres, Ivete Sangalo em Portugal e Luan Santana em Angola.
 
Treinamento

  • Fátima Bernardes em sua nova sala no Projac, com os diretores Maurício Farias e Fabrício Mamberti (19/4/2012)

Entre outros preparativos, antes do lançamento do seu programa, Fátima Bernardes também será forçada a se livrar do teleprompter.
Como apresentadora de telejornais, ela sempre teve este equipamento como apoio. Agora se verá obrigada a voltar com o improviso, que muitas vezes usou como repórter.
 
Improcedente
 
Sobre boatos espalhados de que estaria trocando a Globo pela Record, porque anda meio sumida das novelas e outros programas, Priscila Fantin informa que nada disso tem a menor procedência.

Segue na Globo normalmente. E avisa que muito em breve irá reaparecer num episódio de “As Brasileiras”. Gravado, mas ainda inédito. E ponto.
 
Série do SBT
 
Bastante interessante a série apresentada no “SBT Brasil” sobre o futebol de várzea. Fugiu do lugar comum.
Trabalho do repórter Rodrigo Viana. Começou na quinta e termina hoje, sábado.
 
Cinema

  • A atriz Simone Spoladore prestigia a reestreia da peça "Emilinha e Marlene - As Rainhas do Rádio", no Teatro Clara Nunes, zona sul do Rio (5/4/2012)

Recém-saída da novela “Vidas em Jogo”, Simone Spoladore agora vai fazer cinema.

A partir de maio, ela começa a filmar “O Crime da Gávea”, romance policial baseado em livro de Marcilio Moraes. Ângelo Paes Leme, Tessy Callado e Aline Fanju também estão no elenco. Direção de André Warmar.
 
Futebol
 
O canal Fox Sports promete desde já intensa programação esportiva no segundo semestre, especialmente no que diz respeito às transmissões de futebol.
Mesmo com a Libertadores encerrada, serão exibidos os jogos da Sul Americana e dos campeonatos argentino, francês e italiano, entre outros.
 
Vem aí
 
A Record Rio não abandonou o projeto de um programa de entretenimento para as suas tardes. Os preparativos tiveram início ano passado. Agora – parece – que vai.

A diretora já está escalada, Vanessa Andrade, que era responsável pelo “Hoje em Dia” local.
 
Apoio importante
 
A Globo enviou o diretor Luciano Sabino a Portugal, especialmente para colaborar nos trabalhos do remake de “Dancin’ Days”, que estreia em breve na SIC.
Entre outras razões, por ele ser um grande diretor de atores. Sabino tem na bagagem várias novelas e cursos de interpretação para cinema e TV.
 
Locação bonita
 
O Palácio dos Cedros, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, vai receber no começo da semana que vem as primeiras gravações do quadro “Estilos”, que estreia dia 29 no programa “Tudo é Possível”, na Record.

Lá estarão Marco Camargo, os jurados Benito Juarez, Otávio Simões, Inês Stockler e Alexandre Schiavo, e 30 candidatos.
 
Estreia

  • TV Globo

    Juliana Paes em cena de "Gabriela"

O “Esquadrão da Moda” volta ao ar, na noite deste sábado, no SBT, sempre com o desafio de acabar com o mau gosto de algumas pessoas.

Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, neste primeiro programa, irão transformar a vida de uma participante que se acha feia desde a infância.
Começa às 20h30.
 
Equipamento especial
 
Em Junco do Salitre, sertão de Juazeiro, na Bahia, Juliana Paes descansa durante intervalo de gravação da novela “Gabriela”, próxima a uma “Áquila”.
Trata-se de uma grua, com mais de 20 metros de comprimento, usada para pegar takes abertos e com profundidade.
 
Concorrida
 
A feira de equipamentos para televisão e cinema, “NAB”, encerrada quinta-feira, em Las Vegas, reuniu mais de cem mil pessoas, sendo que deste total, dois mil brasileiros.

Nossas principais emissoras de TV e produtoras independentes participaram do evento.
 
Quatro décadas
 
Para comemorar os 40 anos de fundação, que serão completados neste domingo, 22, a TV Globo Nordeste montou um "glass estúdio" temporário na esquina da Rua da Aurora com a Capitão Lima, em Recife. Os seus três telejornais locais foram gerados de lá na última sexta-feira.

O local foi escolhido porque, segundo se informa, é exatamente ali que a emissora construirá a sua nova sede. As obras devem começar nos próximos meses.
 
Bate – Rebate
 

  • Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Militar, na quinta-feira, em Brasília.
  • Uma descontraída entrevista com Maurren Maggi e Fabiana Murer será uma das atrações do “Band Clássicos”, neste domingo, na Band.
  • Além de outros assuntos, tem também uma matéria com os pilotos responsáveis pelas 105 vitórias brasileiras na Fórmula 1. Apresentação de Daniela Freitas.
  • Estão confirmadas as apresentações de Jennifer Lopez no Brasil em junho. Dia 23, em São Paulo, e 27, no Rio.
  • No ano passado, a direção da TV Gazeta, de São Paulo, chegou a avaliar a possibilidade de expansão do seu sinal para outros Estados.
  • Mas, segundo se informa, o projeto empacou. Foi engavetado por tempo indeterminado.
  • Bateu medo no pessoal do esporte da Rede TV!. Com a estreia do Gilberto Barros anunciada para o dia 16 de junho, sábado, a partir das 4 da tarde, como vai ficar o futebol?
  • De qualquer maneira, a emissora informa que está negociando as renovações com os campeonatos inglês e italiano.
  • “A Grande Família”, da Globo, registrou quinta-feira passada sua maior audiência este ano, na Grande São Paulo.
  • O programa marcou 27 pontos com 49% de share. Na faixa de confronto, a Record deu 9 com 17%, SBT, 7 com 13% e a Band, 5 com 8%.

C´est fini
 
A TV Liberal, afiliada da Globo no Pará, fechou o mês de março com o seu melhor desempenho desde que o Ibope começou a realizar a medição da audiência em Belém, em maio de 2010.

Marcou 23 de média e 46% de participação, entre 7 da manhã e meia-noite. Cada ponto na região equivale a cerca de 20 mil domicílios.
Como se sabe, é nesta praça que a Record vinha alcançando um de seus melhores resultados.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Neri

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos