SBT enfrenta eternos problemas no departamento de jornalismo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Mastrangelo Reino/Folha Imagem

    Marcelo Parada é o novo diretor de jornalismo do SBT (25/5/2009)

    Marcelo Parada é o novo diretor de jornalismo do SBT (25/5/2009)

O SBT trocou um zilhão de vezes ou algo muito próximo disso a direção do seu departamento de jornalismo só nesta última década. As mudanças são tão frequentes e se promovem com tamanha rapidez que, às vezes, fica difícil saber quem está de plantão. Agora, por exemplo, é a vez do Marcelo Parada. Profissional experiente, como passagens por alguns dos mais importantes meios de comunicação, terá pela frente a espinhosa missão de administrar a sua redação e, mais do que isso, sobreviver às frequentes intempéries da Anhanguera. É bem o caso de perguntar: será que o problema sempre esteve nessas pessoas que passaram por lá ou naqueles que ainda permanecem por lá? Ou não será na sua própria estrutura? Porque alguma coisa tem. Dos tantos que ocuparam este posto, a maioria dividiu a sua carreira entre o antes e o depois do SBT. As dificuldades para desempenhar tais funções sempre extrapolaram suas capacidades pessoais. Já disse e repito: que o Parada tenha melhor sorte.
 
Não quis
 
Paulo Nogueira, que estava na direção de jornalismo do SBT, teve propostas para reassumir seu posto no Rio de Janeiro ou se transferir para Brasília. Inclusive com vantagens financeiras. Não aceitou. Preferiu sair.
 
Assunto encerrado

  • FolhaPress

    Apresentadora Luciana Gimenez posa em seu camarim na RedeTV!

Bandeirantes e Luciana Gimenez pararam de conversar. Todas as negociações, nos últimos tempos, foram encaminhadas pelo consultor Diego Guebel, mas as partes acabaram esbarrando na impossibilidade de fechar alguma coisa agora.
 
Curioso isso
 
Em tempos de TV digital, todo mundo sabe, principalmente o pessoal da produção e contrarregras, que todo cuidado é pouco. Dia desses, no consultório cenográfico de “Aquele Beijo”, novela das 7 da noite na Globo, foi possível ver ao fundo o livro Direito Penal – Volume 2. Só se o médico está querendo virar advogado.
 
Com muita calma
 
A Bandeirantes não tem pressa em promover a volta do Luciano do Valle às suas transmissões esportivas. Dependesse unicamente dele, já estaria trabalhando. Mas isso só irá acontecer quando houver a completa liberação do departamento médico.
 

  • Reprodução

    Foto da turma do "Pânico" no site da Band

Hoje é o dia
 
Neste domingo, todo o elenco do “Pânico” vai se reunir, pela primeira vez, na Bandeirantes, para a gravação da abertura do programa. Os trabalhos serão realizados no próprio estúdio da emissora e devem levar boa parte do dia.
 
A propósito
 
Dentro da Bandeirantes e até mesmo entre a equipe do programa, se trabalha com a data de 1º de abril para a estreia do “Pânico”. Tudo está sendo feito para não passar disso, apesar das dificuldades que ainda existem. E que não são poucas.
 
Novo trabalho
 
Em “Cheias de charme”, próxima novela das sete da Globo, Pablo Belini, que é argentino, fará um espanhol, padrasto de Miguel Roncato, o jovem rebelde da história. O ator vem de duas minisséries na emissora, “Maysa” e “Dalva e Herivelto”.
 
Contabilidade
 
Na última segunda-feira, durante a exibição do “Astros”, com mais ou menos uma hora de duração, entraram três chamadas do “Cante se Puder” que vai ao ar nas quartas e, por acaso, programa da Patrícia Abravanel. E nenhuma do “SBT Repórter”, que foi apresentado a seguir, na mesma noite. Deve ter havido um engano.
 
Linha dura
 
As informações sobre os personagens de “Salve Jorge”, nova novela de Glória Perez, não são inteiramente conhecidas, até porque ainda tem “Avenida Brasil” pela frente. De qualquer forma, Flávia Alessandra e Fernanda Paes Leme iniciam em maio “laboratório” de suas personagens num quartel das Forças Armadas.  Quando de farda, elas serão sempre linha dura. Mas, no dia a dia, se comportarão como qualquer outra mulher.
 
Tempo marcado
 
As gravações de “Carrossel” irão se encerrar no máximo em dezembro. Considerando-se as limitações do departamento de teledramaturgia do SBT, não existem condições estruturais para manter duas novelas em produção ao mesmo tempo. Já ficou estabelecido, portanto, que logo em janeiro se pretende dar início ao novo trabalho do Tiago Santiago, com a mesma equipe de direção de “Carrossel”, para estrear entre os meses de março e abril.

  • Divulgação

    Giselle Batista entra em "Cheias de Charme" (2012)

Triângulo
 
Giselle Batista, depois de “A Mulher Invisível”, grava “Cheias de Charme”, próxima novela das sete da Globo. Ela  vai disputar Jonatas Faro com a protagonista Isabelle Drummond.
 
Bate – Rebate
 
•       A Record News, a partir deste domingo, passa a exibir o programa do Roberto Justus, apresentado na Record segunda-feira passada.
•       Sidney Sampaio, após rápida participação em “Aquele beijo”, como jurado de concurso de miss, também irá integrar o elenco de “Salve Jorge”, da Glória Perez.
•       Na Band, Jack Bauer vai passar a bola para o Datena.
•       “24 Horas” tem previsão de encerramento da primeira temporada no dia 6 de abril.
•       O game “Quem fica em pé?” deve estrear dia 9, às 21h20.
•       Mais Band: a série “The Walking Dead” poderá ser apresentada às sextas, substituindo o reality “Perdidos na tribo”, que terá 10 episódios.
•       De maneira simples, Roberto Talma justifica sua ausência na maioria dos eventos da Globo: “Não gosto disso”.  
•       A Record está trabalhando na produção de dois eventos: o primeiro, dia 27, envolve o lançamento da sua nova programação.
•       E o segundo, será inteiramente voltado para os Jogos Olimpicos. Ambos em São Paulo.
•       Dira Paes também está no elenco de “E aí, comeu?”, do Bruno Mazzeo, em breve nos cinemas.  
 
C´est fini
 
Marcelo Meira, vice da Band, disse que não ficou surpreso com o anúncio da Globo de que irá exibir jogos da Eurocopa, a partir de junho, com “cobertura especial”. Já o pessoal do esporte da Band não esperava tanto.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos