Fina Estampa

Autor reclama da falta de pegada em "Fina Estampa"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Apesar de Aguinaldo Silva estar mais propenso a encerrar “Fina Estampa” com Griselda e Guaracy, Lilia Cabral e Paulo Rocha, como é o desejo da maioria do público, que ninguém se surpreenda com uma atitude, digamos, mais drástica por parte do autor. Existe a possibilidade de Griselda terminar a história como começou, ou seja, sozinha. Algo que agora já começa a ser cogitado. E ganhar força.

O autor, até com certa frustração, entende que tanto no caso do Guaracy como do René, vivido pelo Dalton Vigh, sempre faltou “pegada”. Nenhum dos dois foi firme ou convincente como deveria. Embora a história, ao longo dos seus cento e tantos capítulos os tenha conduzido e criado oportunidades para isso, ele, Aguinaldo, não se sente suficientemente seguro a se decidir por um ou por outro, pelo menos até aqui, para romper a linha de chegada.
 
Incerteza

  • Luiza Dantas/CZN

    Marcelo Serrado, o Crô de "Fina Estampa"

A Record já anuncia que a próxima “Fazenda”, com início em junho, será apresentada na faixa das 9 da noite. O seriado “CSI” ficará fora do ar durante três meses. Há uma indefinição, no entanto, com relação aos finais de semana. Não se pretende, a princípio, interromper as exibições de “O Melhor do Brasil” e “Domingo Espetacular”.

Curiosidade
 
Nas voltas que o mundo dá, exatamente dois atores que estavam no elenco da Record foram os grandes destaques das duas últimas novelas apresentadas pela Globo na faixa das 9 da noite. A saber, Gabriel Braga Nunes e Marcelo Serrado, “Insensato Coração” e “Fina Estampa”.
 
Ainda não
 
Marcos Palmeira ainda não está gravando “Marias do Lar”, substituta de “Aquele Beijo”, com estreia marcada para 16 de abril. Como ficou acertado, antes de tudo ele irá completar seus trabalhos na série “Mandrake”, da HBO, e só a partir de março se colocar à disposição da novela.

Esquema de trabalho
 
As gravações de “Salve Jorge”, nova novela de Glória Perez, têm o seu início confirmado para julho, mas a preparação do elenco começa bem antes disso. A Globo já está chamando os atores. Serão cerca de 80 personagens.
 
Imagem no Rio
 
A Record vai investir na área de eventos para melhorar os seus resultados no Rio de Janeiro. Começa com o “Rio Festival Verão”, agora em março, no Engenhão, que já tem confirmadas as participações de Zeca Pagodinho, Daniela Mercury e Marcelo D2, entre outros.
 
Ivete em “Gabriela”

  • AgNews

    Ivete Sangalo, no Carnaval de 2012

O diretor Mauro Mendonça Filho tem, entre os seus objetivos, convencer Ivete Sangalo para uma participação muito especial na próxima novela das onze, “Gabriela”. Papel reservado. Uma conversa entre os dois já estava para ser agendada. O bom trânsito da cantora na Globo pode facilitar as coisas. Como se recorda, ela gravou no ano passado um episódio de “As Brasileiras”, ainda inédito.
 
Na ponta do lápis
 
Consultor para todos os assuntos na Bandeirantes, o diretor argentino Diego Guebel pediu com urgência o orçamento dos concursos Miss São Paulo e Miss Brasil. Ele quer estar a par de cada detalhe antes de autorizar o início de trabalho destes dois eventos. Desde a sua chegada, tem havido um controle rigoroso de gastos no canal.
 
Torcida a favor
 
O contrato do Maurício Mattar com a Globo vai até julho e até agora ele ainda não foi aproveitado. Foi cortado de “Fina Estampa”, por causa do peso, e também não foi possível a sua escalação em “Aquele Beijo” devido a um acidente de carro às vésperas do início das gravações. De qualquer forma, o seu nome já foi colocado à disposição dos diversos autores. Há o desejo de aproveitá-lo.
 
Operação conjunta
 
Record e Fremantle estão procurando juntas dois nomes conhecidos do meio musical para compor com Marco Camargo o júri do “Ídolos 2012”, que estreia no segundo semestre. Contrato de um ano. Se o programa atender a expectativa de audiência e faturamento, a renovação será discutida no início de 2013.
 
Despreparo
 
A transmissão do Carnaval apenas veio escancarar a necessidade de investimentos do SBT em seu setor técnico. Foi um Deus nos acuda na coordenação de rede, em São Paulo, para colocar no ar muita coisa que veio de fora. Aliás, em matéria de equipamentos, ou a falta deles, é preciso despertar para os problemas do Rio de Janeiro.
 
Assunto restrito
 
A Record continua trabalhando para realizar em São Paulo os Jogos Pan-Americanos de 2019, cujos direitos ela já tem adquiridos. São muito boas as relações com Mario Vazquez, presidente da Odepa – Organização dos Esportes Pan-Americanos. Mas este é um assunto ainda restrito a poucos dos seus diretores. E proibido para os demais.
 
Cláudia e o Gordo
 

  • Divulgação/Record

    João Gordo e Claudia Leitte no "Legendários" (25/2/12)

Claudia Leite será uma das atrações do "Legendários", neste sábado, na Record. Além da entrevista ao João Gordo, em uma comnversa aberta e descontraída, ela também participou do "Show do Gordão", um game de conhecimentos.
 
Bate - Rebate
 
•       As relações entre os dois donos da Rede TV!, Amilcare e Marcelo, já foram muito melhores. É o que garantem os próprios funcionários.
•       A Band ainda faz segredo de tudo, mas o “Pânico” continuará sendo apresentado aos domingos – isso todo mundo desconfiava, mas a partir das 8 da noite.
•       Logo depois do “Terceiro Tempo”, do Milton Neves.
•       Nilton Travesso entregou, a pedido da Gazeta, um projeto de programação para as suas manhãs.
•       Até hoje, já se vão quase três meses, não recebeu mais nenhuma notícia a respeito.
•       Como aconteceu no ano passado, Adriane Galisteu será novamente aproveitada em todos os concursos de misses que a Band vai promover a partir de agora.
•       A “Escolinha do Professor Raimundo”, exibida em todo começo de noite, é um dos programas mais procurados do canal Viva.
•       A Bandeirantes pretende realizar investimentos na programação infantil. Mas, por enquanto, é só um desejo. Não tem nada decidido.
•       Vários ex-integrantes do “Pânico” participaram do piloto do “A Tribo”, do Alexandre Frota, no SBT.
•       Entre eles, Marcos Aguena, o Japa que fez a rádio e a TV, o Marcelo Batista e Pedro Henrique Peixoto, o primeiro diretor do programa, hoje na Band.
 
C´est fini
 
Se a programação da Rede TV!, inclusive postada em seu site, for para valer, hoje está prevista a reexibição do “Pânico”, por volta das 10 da noite, e a apresentação normal do programa, ainda com reprises, no domingo, a partir das 21 horas.
É o que está lá, mas não se pode descartar qualquer coisa diferente disso, vindo a prevalecer o desejo de uma ou da outra parte.
 
César Filho e Karyn Bravo transmitem hoje pelo SBT, a partir das 22h15, o desfile das escolas campeãs do carnaval de São Paulo.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Neri

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos