Futuro da dramaturgia da Record preocupa funcionários

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    A atriz Bárbara Borges deixou a Record e deve acertar com a Globo

    A atriz Bárbara Borges deixou a Record e deve acertar com a Globo

Há um clima de tensão no Recnov, complexo de estúdios da Record, no Rio de Janeiro, em função da política da ”não-informação” e da incerteza que tal postura proporciona. A debandada de atores, segundo quem convive por lá, é só uma das muitas consequências.

Ninguém sabe, por exemplo, o que vai entrar depois da segunda temporada de “Rebelde”. O silêncio é total. Há quem desconfie da simples extinção deste primeiro horário de novela, algo que até agora não foi confirmado ou desmentido.

Dentro deste raciocínio, os investimentos da área se centralizariam apenas na faixa das 22 horas e na produção das minisséries cujos resultados são bem satisfatórios. 

Tais medidas justificariam a redução do seu banco de atores colocada em prática. Vale lembrar que mesmo agora, há casos de artistas recebendo salário rigorosamente em dia, mas que há muito tempo não são chamados para nenhum trabalho.

Cansada desta situação, inclusive, Bárbara Borges já deixou a Record e deve acertar com a Globo em breve.

Importante reconhecer
A Record vai continuar insistindo em histórias religiosas nas suas minisséries. Não fosse por outros motivos, o sucesso que “Rei Davi” está conseguindo.

Aliás, é importante observar o seu amadurecimento em produções do tipo. Impossível comparar o que foi feito em “A História de Ester”, a primeira, com a atualmente em cartaz. Houve um progresso bem importante.

Homens trabalhando
A TV Globo já começa a preparar a estrutura para transmissão do Carnaval no Rio. No fim de semana passado, profissionais da emissora montavam os dois estúdios na Marquês de Sapucaí. Um na "concentração" e outro na "dispersão".

Festa da Record
Também agora em março, no dia 7, no Jockey Club de São Paulo, a Record irá realizar a festa de lançamento da sua nova programação. 

“Câmera em Ação”, “Roberto Justus Mais”, “Rebelde – Última temporada”, “Máscaras”, de Lauro César Muniz, “Fazenda” e “Jogos Olímpicos” serão os títulos em destaque no evento.

Caixa de entrada
Luiz Ceará, tranquilo, manda e-mail, contando que segue normalmente com as suas atividades, após deixar a Bandeirantes, em São Paulo. Fica com o blog no UOL e continua com “Band Bola” e o Band News, em Campinas.

  • Murilo Benício e Adriana Esteves gravam "Avenida Brasil"

Ponta de lança
Murilo Benício, o Tufão, craque de bola, já é um dos mais acionados nas gravações de “Avenida Brasil”. Aquele que sempre está no ataque, dentro e fora das quatro linhas.

O personagem vai se envolver, ao mesmo tempo, com as personagens de Adriana Esteves (vilã) e Heloisa Périssé (cabeleireira).

Esquecida
A equipe de “Fina Estampa”, na Globo, reconhece que uma atriz como Totia Meireles não poderia ficar tão escondida em uma novela. Mas ficou. O trabalho caminha para o fim e a sua Zambeze simplesmente não rendeu.

Para os próximos capítulos e até o encerramento, no entanto, existe a promessa de um pouco mais de atenção para a personagem da atriz. Antes tarde... 

  • Dan Stulbach e Júlia Lemmertz no intervalo das gravações de "Fina Estampa"

Juntos
Em ”Fina Estampa”, Paulo, personagem de Dan Stulbach, se afasta de Vanessa (Milena Toscano) e começa a ensaiar uma volta com Esther (Julia Lemmertz). Cenas que estão previstas para o dia 17.

Líder em Portugal
O “Programa do Gugu” foi líder de audiência entre as mais de 200 emissoras a cabo de Portugal no último domingo.
Abriu quase dois pontos de diferença do segundo colocado, o canal de filmes Hollywood, e seis sobre o SIC Notícias.

No páreo
Além da Bandeirantes, a Rede TV! também tem interesse na contratação do ex-goleiro Marcos para participar da sua programação esportiva.

Se ainda não foi, ele será procurado nesses próximos dias.

Trânsito
A TV Cultura estreia no próximo dia 27, das 7 às 8h, ao vivo, com apresentação de Cadu Cortez e Adriana Cinino, o “Guia do Trânsito”.

O programa faz parte de um novo pacote de investidas no jornalismo de prestação de serviço. Voltado inteiramente para São Paulo, contará com câmeras próprias, da CET e das concessionárias.   

Valeu
Louvável o trabalho do apresentador da Record, jornalista Reinaldo Gottino, na apresentação do “Balanço Geral”, na manhã de ontem, durante a desocupação da Assembleia Legislativa da Bahia.

Em todos os momentos, ele procurou acrescentar ao público informações importantes e, mesmo no improviso, não foi redundante nem tentou contrariar a imagem.

Bate – Rebate
•       Há um trabalho na Bandeirantes para fortalecer os resultados da sua emissora no Rio de Janeiro.
•       Miguel Falabella, na Globo, por enquanto, vai continuar só autor.
•       Não existem planos, nem mesmo para o futuro, sobre um novo trabalho como ator.
•        Ainda a propósito do Falabella, ele convidou Camila Morgado para o elenco de “Monólogos da Vagina”.
•       Camila não aceitou. Pretende se dedicar inteiramente as gravações da novela “Avenida Brasil”.
•       “Vidas em Jogo”, da Record, atingiu 15 pontos de média e 25% de participação na quarta-feira, de acordo com os dados do Ibope na Grande São Paulo.
•       Performance que até poderia ser melhor, não fosse prejudicada pelos longos intervalos comerciais.
•       Depois de anunciar Helô e Ticiane Pinheiro, os canais Fox planejam fechar outras duas contratações até o fim deste mês.
•       Há uma aposta muito forte no esporte da Globo na repórter e apresentadora Fernanda Gentil. Há o plano de se otimizar o seu aproveitamento.
•       A nova logomarca da Record está pronta, aprovada, mas o seu lançamento só deve acontecer às vésperas da Olimpíada.
•       Lívia Andrade disse no programa da Adriane Galisteu que Silvio Santos sempre libera o acesso aos seus camarins. Novidade. Porque nunca foi assim.
•       Record encerra hoje, sexta-feira, as gravações em alto mar da novela “Máscaras”, do Lauro César Muniz.

C´est fini
Depois do Wando, que conheci ainda nos tempos do Marcos Lázaro, na terça-feira também veio a falecer a atriz Márcia Maria, de 67 anos, com vários trabalhos no teatro e TV, especialmente na Tupi, Record, Bandeirantes e Cultura.

Danielle Winits, quase que totalmente recuperada, voltou a filmar “Sorte Grande”, o primeiro do Leandro Hassun como protagonista.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Neri

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos