Cinema nacional também se movimenta para atender nova classe C

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Não é só a televisão e outras mídias importantes - como a impressa e internet - que têm realizado esforços para atender a emergente classe C através de mudanças nas suas mais diferentes áreas. O cinema nacional, da mesma forma, prepara produções com o claro objetivo de seduzi-la.

Um exemplo é o filme “Sorte Grande”, baseado no best seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que começa ser rodado no próximo dia 25 e tem lançamento previsto para outubro.

Os roteiristas Paulo Cursino e Angélica Lopes trabalharam o texto com este foco, sob a máxima de que é possível fazer cinema popular e de qualidade. Haverá situações em que pessoas da classe C estarão representadas e identificadas.

“Sorte Grande” é definida como uma comédia familiar e romântica, com suas ações ambientadas na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Será o primeiro trabalho de Leandro Hassum, de “Os Caras de Pau” e “Zorra Total” como protagonista. Ainda no elenco Danielle Winits, Kiko Mascarenhas, Rita Elmor, Ailton Graça, Antonio Fragoso e Júlia Dalavia. A direção-geral é de Roberto Santucci e a produção da Gullane Filmes.
 
Operação do Datena

  • Datena passará por cirurgia

Em outro bom momento de audiência, José Luiz Datena será forçado a se afastar do “Brasil Urgente” no final deste mês, começo do outro, para necessária cirurgia na garganta. Não tem mais como adiar.

Depois das férias em Santa Catarina, ele voltou melhor, mas o problema se manifestou novamente. A operação será realizada pelo dr. Paulo Pontes, no Albert Einstein, entre os dias 29 próximo e 1º de fevereiro.
 
Estratégia  
A Record e a produtora Medialand agora pretendem estrear em fevereiro, depois do Carnaval, o programa “Câmera em Ação”, comandado por Marcos Hummel, nas noites de segunda-feira. Quinze edições já foram gravadas e estão prontas para exibição. Enquanto isso, na faixa das 23 horas, seguem as reprises do “Show de Humor”.   
 
Par    
Aguinaldo Silva começa a fechar o “quem com quem” em “Fina Estampa”, que fica no ar até 23 de março. Data oficial. Em se tratando de Dalton Vigh, o René, caso não seja o  eleito de Griselda (Lilia Cabral) – como tudo indica, ele terminará a história com Vanessa, personagem de Milena Toscano.
 
Carreira internacional
Cantora e atriz, Leilah Moreno, atualmente como a vilã Grace Kelly em “Aquele Beijo”, foi procurada recentemente por um executivo de gravadora norte-americano. A ideia é produzir um trabalho musical com a artista e dar início a sua carreira internacional.
 
“Todo Seu” ganha novos quadros
Ronnie Von se reúne hoje, sexta, com a equipe do seu programa em São Paulo. Na oportunidade serão discutidos mais detalhes sobre três quadros que irão estrear no “Todo Seu”, pela Gazeta, a partir de março.

São eles “Conversa entre Amigos”, “Conversa em Família”, e “Inesquecíveis”. Neste último, o Ronnie fará sempre uma homenagem aos grandes nomes do nosso meio artístico em geral. Um especial sobre a carreira de Elis Regina vai abrir a série.

Indefinido
O Ibope vai definir o tempo de vida do “Astros” no SBT. Se o programa continuar na vice-liderança, a ideia é que permaneça no ar até dezembro. Caso contrário, os planos serão revistos.
 
Toma lá, dá cá...
O "Fala Que Eu Te Escuto", da Igreja Universal, exibido na madrugada de quarta para quinta, repercutiu o suposto abuso sexual no "BBB". Questionado por um internauta se o programa procederia da mesma maneira se caso parecido acontecesse em "A Fazenda", o bispo apresentador Clodomir Santos respondeu que sim, mas depois de pedir autorização para os  departamentos artístico e jornalístico.  Então tá, né?
 
Disposição   
Gabriel Braga Nunes e Erom Cordeiro, do elenco de “Amor, Eterno Amor”, próxima das seis da Globo, aproveitaram o tempo de folga das gravações no Pará para fazer um pequeno treino de corrida pela cidade. Estão em forma: correram 10 quilômetros no total. Os dois atores ainda elegeram a bicicleta para as horas de descanso.
 
Áudio pronto   

  • Patati e Patatá

Está pronto o tema de abertura da novela “Carrossel”, cantado por Yudi, Priscila e os palhaços Patati e Patata. No total quatro minutos de áudio. O trabalho vai agora para a edição, e falta definir ainda se os intérpretes também serão apresentados durante a execução da música.     
 
Teatro
A partir desta sexta-feira, 20, Fábio Assunção e o elenco da peça “Adultérios” se apresentam no TUCA, em São Paulo. Já em relação à televisão, em fevereiro, Fábio vai aparecer em episódio da série “As Brasileiras” e, no mesmo mês, gravar a segunda temporada de “Tapas & Beijos”.
 
Isto é incrível
Nesta última quarta-feira, entre 15h32 e 0h11 de quinta, que dá um total de 8h39, a Record fez apenas 7 intervalos comerciais. Uma marca insuperável. É quase impossível alguma outra emissora comercial chegar a tanto.
 
Festival de verão

 

  • Daniele Suzuki, Otaviano Costa e Maria Paula comandam transmissão do Festival de Verão de Salvador na Globo

De 26 a 29 deste mês, a Globo vai exibir, após o “Jornal da Globo”, os melhores momentos do Festival de Verão de Salvador. Maria Paula e Otaviano Costa serão os apresentadores, acompanhados de Daniele Suzuki. O repórter Márcio Canuto fará a cobertura dos bastidores dos shows.
 
Bate – Rebate

  • A Globo News reserva para a sexta-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, uma edição especial do “Sarau” sobre as famosas marchinhas que embalam diferentes gerações.
  • Para o programa, Chico Pinheiro grava, na próxima segunda-feira, com os integrantes do bloco Cordão do Bola Preta, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
  • Um “Globo News Especial”, que irá ao ar no dia 12 de fevereiro, também trará curiosidades do Carnaval de rua das cidades do RJ, Salvador e Recife.
  • Faltam 40 capítulos para a autora Cristianne Fridman encerrar seu trabalho em “Vidas em Jogo”, novela da Record.
  • A história atingirá o total de 242 capítulos.
  • “Vidas em Jogo” deverá ficar no ar até o começo de abril para depois dar lugar a “Máscaras”, de Lauro César Muniz.
  • Débora Vilalba uma vez mais irá participar da cobertura do Carnaval da Bandeirantes, atuando no Recife.
  • A jornalista, que também faz parte do time fixo do programa “A Liga”.
  • Voltando ao tema Carnaval na Band, Nivaldo Prieto também teve sua presença confirmada na cobertura, em Pernambuco.
  • Silvia Pfeifer, depois de “Bela, a Feia”, esperava ser convocada para o elenco de “Máscaras”.
  • Mas, estranhamente, isso não aconteceu. Vai continuar na fila das próximas.

C´est fini
 
Como a Bandeirantes desistiu definitivamente do “Achados & Perdidos”, Milton Neves agora batalha junto à direção da emissora um novo programa. Não há nenhuma possibilidade, no entanto, de ele ficar com o “Roleta Russa” – título provisório, que será mesmo destinado ao Datena.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos