Bandeirantes adota política pés no chão e suspende grandes investimentos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Algumas semanas depois de o diretor argentino Diego Guebel, da Eyeworks-Cuatro Cabezas, ter assumido o comando da programação da Bandeirantes surgiram informações de que o relacionamento com outras empresas donas de formatos passaria a ser diferente.

Só que esses comentários sobre privilégios ao conteúdo de sua empresa e boicote ao de outras são improcedentes. Não se trata disso. Na verdade, ele recebeu a missão de tornar a grade mais competitiva, começando pela faixa da tarde, porém sem cometer exageros.

O drama é este, tentar fazer televisão dentro de um orçamento limitado e, se possível, apertando um pouco mais o cinto. Portanto, os grandes investimentos foram suspensos, sem exceção, até segunda ordem.  
 
Esta nova ordem já provocou uma vítima, a série “The Nanny”, formato da Sony, cancelada devido ao alto custo de produção e seus efeitos poderão ser notados também na cobertura do Carnaval e até mesmo no futebol, uma das principais referências da Band.   
 
Por exemplo, falam em mudanças drásticas nos planos de transmissão da Eurocopa este ano. Em vez de enviar cerca de 30 profissionais para os dois países-sede (Ucrânia e Polônia), a ideia, agora, é não mandar ninguém. Matemática simples: fazendo os jogos de seus estúdios do Morumbi haveria uma enorme economia.
 
Pânico

A atriz Cibele Larrama, intérprete da bruxa Allat, nas gravações da minissérie “Rei Davi”, da Record, passou por um sufoco daqueles nos trabalhos da última segunda-feira.
 
Durante uma sequência, seu cabelo pegou fogo. Apesar de as equipes da emissora terem controlado tudo rapidamente, os colegas presentes também entraram em pânico.
 
Cibele, informa a Record, passa bem e só não gravou no dia de ontem porque sua personagem não estava no roteiro.     
 
Domínio 1
A Globo registrou o título “Gabriela”, para sua próxima novela das onze, com adaptação de Walcyr Carrasco. O lançamento segue previsto para abril. A produção terá Juliana Paes como protagonista.   

Domínio 2
A Globo também registrou recentemente os títulos “Amores Roubados” e “Os Mequetrefes”. Os produtos que receberão estes nomes ainda não foram informados pela emissora.   

Confirmado

  • Lucas Pereira, ex-apresentador do Sportv

A Record agora confirma informação desta coluna e anuncia a contratação do narrador Lucas Pereira, que estava há 15 anos no canal Sportv. Ele chega como reforço importante da equipe que irá aos Jogos Olímpicos de Londres.

Ibope
“Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva, atingiu segunda-feira sua maior audiência desde a estreia. De acordo com dados do Ibope referentes a São Paulo, a produção marcou 46 pontos de média e 70% de participação (share). No horário de confronto, a Record deu 5 de média com 8% de share.  

O retorno
Suzana Pires voltou às gravações de “Fina Estampa” para atormentar Tereza Cristina, Christiane Torloni. Mas, agora, fazendo a irmã gêmea da jornalista Marcela.
 
A propósito
Além de retomar expediente como atriz em “Fina Estampa”, Suzana Pires desenvolve também um outro trabalho, direcionado às próximas produções da Globo. Ela está colaborando como roteirista na nova novela de Walter Negrão.
 
Emprego  
Pedro Manso, com o fim do “Show do Tom”, já tem um novo trabalho na Record. A emissora informa que ele irá integrar o elenco da “Escolinha do Gugu”.  
 
Goleiro aposentado
Marcos, ex-goleiro do Palmeiras, participou da transmissão do amistoso do seu ex-clube contra o Ajax, sábado, como convidado especial da Bandeirantes. Fora do ar, ele revelou que vai estudar com muito carinho o convite para fazer parte da equipe de comentaristas da emissora.    
 
Entrevista
Marcelo Serrado, atualmente em “Fina Estampa”, concedeu entrevista exclusiva para a jornalista Monica Sanches. O bate-papo vai ao ar no sábado, dia 28, no programa “Almanaque”, da Globo News.

  • Os atores Marcelo Serrado e Mônica Sanches

Time da Fox Sports
O time do canal Fox Sports está praticamente fechado e pronto para iniciar suas transmissões, dia 5 de fevereiro.
Confirmados, como apresentadores, Anita Paschkes, Eduardo Elias, Erich Pelitz, José Ilan, Renata Cordeiro e Tammy Di Calafiori.

Os comentaristas serão Carlos Eugênio Simon e Paulo Julio Clement.

Narradores: João Guilherme, Marco de Vargas, Eder Reis e Hamilton Rodrigues, além dos repórteres André Cavalcante, Victorino Chermont, Fernando Caetano, Juliana Rios e Flávio Winick.
 

Bate – Rebate

  • Paulo Nogueira, diretor de jornalismo do SBT, pretende reforçar as bases jornalísticas do canal já existentes em outros países.
  • Como reforço, entende-se o envio de cinegrafista ou mais um profissional, por exemplo.
  • Buenos Aires, Nova York e Londres, onde fará uma cobertura paralela aos Jogos Olímpicos, estão na frente.
  • Alice Assef dividida entre as gravações da série “Chapa Quente”, da Record, que tem suas locações no Rio de Janeiro, e os ensaios de um novo espetáculo, em Santa Catarina.
  • O rapper MV Bill terá um programa de entrevistas no Canal Brasil, no segundo semestre.
  • “O Bagulho é Doido”, título da atração, será uma série com 13 episódios de 30 minutos cada.
  • Nele, MV Bill receberá políticos, artistas e escritores para um bate-papo informal.
  • Em tempo, Marília Gabriela recebe hoje, no seu “De Frente com Gabi”, no SBT, o também rapper Criolo.
  • O departamento comercial do SBT conseguiu elevar o valor de cada cota do "SBT Folia" de 15 milhões, em 2011, para 26 milhões, em 2012 (preço de tabela). Segundo se informa, a justificativa para a elevação seria a entrada dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo no carnaval da emissora.
  • Quatro cotas NET foram vendidas, para Ambev, Banco do Brasil, Colgate e Embelleze, e outras sete locais. A Kibon fará ações de merchandising durante toda a transmissão.

C’ est fini

A redação do departamento de jornalismo do SBT passa por uma reforma de ampliação. As obras começaram no ano passado e devem ser concluídas entre março e abril deste ano. Atualmente, há cerca de 200 profissionais, divididos em turnos, trabalhando no local. Novos equipamentos, como duas ilhas de edição, foram adquiridos recentemente.
 
E por hoje chega. Amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos