Record precisa mudar e se profissionalizar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/João Miguel Júnior

    Dira Paes, no papel de Celeste, em "Fina Estampa" (2011)

    Dira Paes, no papel de Celeste, em "Fina Estampa" (2011)

2012 está apenas começando e muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte. Ano novo também se apresenta como momento bastante propício para necessárias mudanças e reparar o que não está funcionando. É assim que a direção da Record deve pensar e não como aqueles que sempre prometem o início do regime numa segunda-feira.

É impossível enumerar ou relacionar os inúmeros erros cometidos ao longo dos últimos anos, nunca por falta de dinheiro, mas por falhas da sua direção.

Quiseram porque quiseram e sempre acharam que deveria ser assim, copiar o modelo da Globo, inclusive buscando nomes bastante parecidos com os títulos de programas da primeira colocada. Isso nunca funcionou. Ao contrário, custou muito caro, em valor bem superior à capacidade de quem esteve à frente dos trabalhos.

Ou a Record, de uma vez por todas, se posiciona, muda radicalmente e procura o seu próprio caminho, ou se insistir no erro terá um ano ainda pior que todos os outros. E o caminho mais curto para essa necessária virada, sem dúvida, é a sua profissionalização.
 
“The Nanny” cancelada
Uma das apostas da Bandeirantes para 2012, a série “The Nanny” não vai mais sair do papel. Sua produção foi cancelada.

Com base em original da Sony, ela seria realizada em parceria com a produtora Floresta, da executiva Elisabetta Zenatti e protagonizada por Daniele Valente.

Entre os motivos alegados para a interrupção dos trabalhos encontra-se o valor do projeto, considerado muito alto, de acordo com setores da emissora. Procurada, Zenatti não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta coluna.       
 
Reality da Juliana

  • Divulgação

    A atriz Juliana Paes

A segunda temporada do reality “Por um Fio”, sob o comando de Juliana Paes, estreia hoje, às 22h30, no GNT.  Os cabeleireiros disputam o prêmio de R$ 100 mil, participando de um desafio diferente a cada semana. O programa, em 12 episódios, já está inteiramente gravado. A atriz, portanto, fica ligada na TV paga, enquanto não começam as gravações da novela “Gabriela”, na qual fará a protagonista.   
 
A doméstica
Depois de Sophie Charlotte, mais um nome de “Fina Estampa” é convocado para estrelar episódio da série “As Brasileiras”. Dira Paes, no ar como Celeste, aceitou o convite do diretor  Daniel Filho e será a protagonista de “A Doméstica de Vitória”. A atriz também vai precisar batalhar um espaço na agenda para se dedicar às gravações deste novo trabalho.
   
Embarcou nessa
O “bebê”, de uma entrevista da Christiane Torloni em momento de maior euforia no “Rock in Rio”, passou a ser utilizado pelo autor Aguinaldo Silva como um dos bordões da personagem Tereza Cristina em “Fina Estampa”. E sempre colocado com muita precisão.
 
Plano
O SBT deve ficar, ao longo deste ano, com apenas duas novelas. A desarquivada “Corações Feridos” e a infantil “Carrossel”, que terá os seus trabalhos estendidos durante toda a temporada.

Uma próxima, do Tiago Santiago, poderá ter sua produção iniciada entre setembro e outubro, mas para estrear apenas em 2013. O autor enviou três ideias para o SBT, ainda no ano passado, e continua aguardando resposta sobre o que fazer.
 
Longa de suspense
O filme “O Lobo Atrás da Porta” tem o seu lançamento previsto ainda para o primeiro semestre deste ano. Dirigida por Fernando Coimbra, a trama se desenvolve a partir do sequestro de uma criança. Nos principais papéis, Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento, Tamara Taxman e Juliano Cazarré.
 
Está apertado
As gravações da novela “Rebelde”, da Record, ainda não entraram no ritmo desejado. Estão atrasadas. Nem mesmo o corte das folgas durante as festas de fim de ano serviu para aliviar alguma coisa.
 
Em compensação
Mesmo com todo esse aperto, a direção da Record está satisfeita com os resultados de “Rebelde”, que, na verdade, são muito positivos. O início da segunda temporada, a partir de março, já está confirmado.
 
Pegou
O apelido do Boni, Bombom, que a intimidade reservava para poucos, foi revelado por Marília Gabriela na entrevista concedida ao “De Frente com Gabi” no fim do ano passado. A partir daí, muitos se acharam no direito de chamar o ex-diretor da Globo desse jeito.
 
Exame de consciência
O “Pânico” não conseguiu repetir em 2011 as audiências de anos anteriores. O programa esbarrou em dois velhos dos seus mais antigos problemas, a mesmice e o excesso de violência em alguns quadros.

Os responsáveis pela atração entendem que muita coisa deve ser repensada para esta nova temporada, inclusive no que diz respeito aos seus participantes.
 
Duração
O programa “Mulheres Ricas”, em exibição nas noites de segunda-feira da Bandeirantes durante as férias do “CQC”, terá o seu último episódio apresentado em 5 de março.As gravações já foram encerradas.

E o fato de o “MR” estar inteiramente finalizado se tornou um problema para a emissora. Isso impediu que alguns veículos internacionais pudessem acompanhar os bastidores de gravação. Mas também ninguém esperava que o programa fosse provocar tanto barulho, ainda mais lá fora.
 
A volta do “CQC”
E já se pode anunciar para 12 de março, a exibição do primeiro programa ao vivo do “CQC” este ano. Fica, desde já, a expectativa para uma novidade ou não na bancada do programa. Garantidos mesmo, Marcelo Tas e Marco Luque.  
 
Saldo

 

  • O roteirista de novelas Tiago Santiago

O SBT exibe hoje, sem direito a reprise, o último capítulo de “Amor e Revolução”. Tiago Santiago, autor, comenta a cena mais polêmica da trama, o beijo gay das personagens de Luciana Vendramini e Giselle Tigre.
 
“Houve quase cem por cento de aprovação.” Porém ele não esconde que ouviu um ou outro comentário homofóbico. “Foi excelente poder exibir em TV aberta uma relação entre duas mulheres lésbicas, sem caricatura”, finaliza.
 
Bate-rebate

  • No banco de elenco da Record só serão mantidos os atores considerados indispensáveis.
  • Todos os demais não terão os seus contratos renovados.
  • Fausto Silva está em férias na Europa. O “Domingão” continua com programas inéditos, mas só voltará ao vivo no dia 5 de fevereiro.
  • Na MTV existem planos para otimizar o aproveitamento da apresentadora Ellen Jabour.
  • Há um certo probleminha envolvendo os participantes do “SP Acontece” na Bandeirantes no que diz respeito a ações de merchandising.
  • Parece que não está havendo, por parte da emissora, interesse em distribuir melhor os trabalhos.
  • Levantamento: “Tapas & Beijos” foi uma das grandes alegrias da Globo no ano passado.
  • A média de audiência alcançada pela série, segundo números do Ibope na Grande São Paulo, chegou a 29 pontos.
  • Ao contrário do que aconteceu no ano passado, desta vez, a InterTV Nova Friburgo, afiliada da Globo na região serrana do Rio, não sofreu qualquer tipo de prejuízo com as chuvas na região.
  • Em 2011, com os fortes temporais, a sede da emissora ficou alagada e carros de reportagem também foram danificados.

C´est fini
 
Cabeça nova no “Fantástico”, o “casseta” Cláudio Manoel tem contribuído com ideias e trabalhos bem interessantes na nova fase do programa. O quadro “O que vi da Vida”, por exemplo, foi um dos seus achados. Desde a escolha dos focalizados à sua realização, sempre há um grande acerto.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos