Record deve maior respeito à sua programação

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Michel Ângelo/Record

    Cena de "Rebelde", novela da Record

    Cena de "Rebelde", novela da Record

A Record andou se batendo e teve prejuízos muito grandes ao longo do ano que passou, com os inúmeros enganos cometidos na sua grade de programação.

Apenas em poucos momentos se considerou a lição número zero em televisão, aquela que estabelece a questão do hábito e que leva o telespectador a saber o que irá encontrar em determinado horário. Nada mais elementar.

O sucesso de qualquer coisa está diretamente atrelado a isso. É necessário pensar antes para se evitar dores de cabeça depois, mas, o que se viu, foi exatamente o contrário, principalmente em produtos importantes como o “Jornal da Record” e a novela “Rebelde”.

As tantas mudanças realizadas acabaram surpreendendo negativamente o seu público e os estragos na audiência sempre são inevitáveis.

A Record, com uma Olimpíada em julho, terá um ano diferente pela frente e tudo o que diz respeito à sua programação deve ser avaliado e decidido agora para ser mantido e respeitado até o fim. Os resultados certamente serão muito melhores.
 

O segredo de Tereza Cristina
Em “Fina Estampa”, na Globo, será  apresentado o namorado de Crô (Marcelo Serrado), assunto tratado como segredo da história. Coisa rápida: aparece e morre.

Logo depois, o autor Aguinaldo Silva irá acabar com outro mistério da sua novela, este envolvendo Tereza Cristina (Christiane Torloni).

De acordo com informações da produção, o caso está relacionado à verdadeira mãe da dondoca. Tereza Cristina é filha de uma faxineira – e morre de vergonha desse fato. Mas, claro, tem mais coisa por trás disso.
 

  • Tereza Cristina: segredo de família é revelado

Reação  
Por causa da baixa audiência do “Jornal da Record”, houve uma mudança na estrutura do jornalismo da Record, que passa a valer a partir de agora.
 
Domingos Fraga (Chefia de Redação), nome forte do informativo, foi transferido para o Jornal da Record News.
Por sua vez, Marco Nascimento, que implantou o JR News, volta a ser um dos editores executivos do JR.
 
Outras novidades, visando aumentar o Ibope do principal telejornal da emissora, serão anunciadas oportunamente.
 
Sapucaí
Sophie Charlotte vai protagonizar “A Passista”, um dos episódios da série “As Brasileiras”, estreia da Globo em fevereiro.
 
Atualmente vivendo a Amália de “Fina Estampa”, ela aguarda espaço na agenda para se dedicar ao novo trabalho, que tem direção-geral de Daniel Filho.
 
Observando cuidados
A teledramaturgia da Record ainda não crava uma data para a estreia de “Máscaras”, a nova novela do Lauro César Muniz.

A produção é complicada, exige cuidados e só depois dos trabalhos deslancharem um pouco, com maior segurança, a emissora irá anunciar o seu lançamento, que será no mês de abril.
 
Recusou
Na Sportel, realizada em Mônaco no final do ano passado, foi oferecido à Rede TV! um pacote de programas só sobre esportes radicais, especialmente aqueles com alto grau de risco.
Não houve interesse.
 
Sai por cima
Mais alguns dias e “Fina Estampa” já estará com os seus procedimentos de chegada. Os últimos capítulos serão exibidos em abril.
Alguns dos seus atores saem muito bem da novela. Além de outros tantos casos conhecidos, como Marcelo Serrado, por exemplo. E Milena Toscano também passa para um patamar diferente no elenco da Globo. O seu desempenho foi sempre elogiado.

  • Fina Estampa: final é positivo para carreira de Mila Toscano

 
Primeiras providências
A Bandeirantes só a partir de agora começa a cuidar do novo game show, que terá apresentação de José Luiz Datena, com estreia prevista para meados de março ou comecinho de abril.
O formato é o mesmo do “Roleta Russa”, em outros tempos apresentado por Milton Neves na Record.
 
Está no alvo
Quando consultado a respeito, Bruno Gagliasso tem dito e repetido que, após várias novelas seguidas, praticamente emendando uma na outra, deseja ficar um bom tempo afastado, dedicando-se a outros trabalhos fora da TV, como cinema, por exemplo.

Parece que assim será, pelo menos até a próxima da Glória Perez. Dela, dizem, ele não escapa.
 
Desejo
José Luiz Datena, aos mais próximos, tem dito que um dos seus grandes desejos é conhecer as sedes da TV Globo, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

Só não foi até agora por dois motivos: falta de convite e pelo enorme barulho que isto iria causar.

  • Futuro de "O Aprendiz" é incerto

 
Nada ainda
A direção da Record ainda não decidiu se o contrato com “O Aprendiz” será renovado para mais esta temporada.

Pode acontecer, mas não significa que o programa será apresentado. O seu lugar na grade não foi reservado até agora.

Bate – Rebate

  • A Record vai continuar com a sua programação de sempre durante o carnaval. Alguns filmes especiais serão reservados para exibição naqueles dias.
  • Há uma conversa da Globo com Wagner Moura sobre um novo trabalho.
  • Locação do reality “A Fazenda”, em Itu, São Paulo, não sofrerá grandes modificações para o próximo programa.
  • Também a partir de agora serão tomadas maiores providências sobre o novo programa do “Casseta”.
  • Mas será um programa de temporada, como tantos, com período de apresentações determinado.
  • Amaury Junior deve renovar quase que inteiramente o seu programa e parte dos seus colaboradores a partir de fevereiro.
  • Deborah Secco também já é um outro nome falado para o elenco da nova novela de Glória Perez.
  • Pesquisa rápida entre os paparazzis do Rio indica que as mais procuradas por eles, não necessariamente nesta ordem, são Luana Piovani e Carolina Dieckmann.
  • As duas estão sempre entre os seus alvos preferidos.

 
C´est fini
 
Depois reclamam: a Record, após anunciar a estreia do programa “Câmera em Ação”, com Marcos Hummel, para esta segunda-feira, dia 9, voltou atrás na decisão e vai continuar com as reprises do “Show de Humor”. Assim fica difícil!   
 
O SBT pretende modificar a sua programação em duas fases. A primeira, a partir da segunda-feira que vem, inclusive com o lançamento da novela “Corações Feridos” na faixa das 8 da noite, e a segunda, em abril.
São coisas que começam a ser conversadas a partir de agora.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos