Record precisa dar à Olimpíada o prestígio que ela merece

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • EFE/LEO LA VALLE

    Tiago Splitter e Guilherme Giovannoni se abraçam após a vitória sobre a República Dominicana que classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres

    Tiago Splitter e Guilherme Giovannoni se abraçam após a vitória sobre a República Dominicana que classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres

Este 2012 será um ano muito importante para a Record, porque será dela – na TV aberta – a exclusividade da transmissão dos Jogos Olímpicos na metade do ano.

Do ponto de vista da audiência o sucesso do trabalho também vai depender quase que diretamente do desempenho dos atletas brasileiros que lá estarão competindo. É um título, por exemplo, que o nosso futebol nunca alcançou. Este, indiscutivelmente, já se apresenta como um dos maiores atrativos.

Mas caberá à Record, através de todas as ações necessárias para a cobertura de um evento deste porte, dar a ele o prestígio merecido e não repetir as falhas cometidas no último Pan-Americano.

Tudo estará relacionado a um conjunto de providências que desde já devem ser colocadas em prática - e isto inclui reforçar convenientemente a sua equipe de esportes, que tanto deixou a desejar em Guadalajara.
 
Na mira

  • Marcos viu o Palmeiras levar de 6 a 0 na Copa do Brasil

O ex-goleiro do Palmeiras, Marcos, que anunciou aposentadoria durante a semana, poderá integrar um outro time, o de comentaristas esportivos.
 
Ele está nos planos da direção da Bandeirantes e, se tudo der certo, iniciará na nova função ainda neste primeiro semestre.
   
Segundo um executivo do canal, o desejo de contar com Marcos nas suas fileiras teve início em dezembro quando se intensificaram as notícias sobre sua saída dos gramados.
 
Uma reunião deverá acontecer daqui a dois meses, depois que o ídolo palmeirense voltar das férias.
    
Há vários eventos à sua espera na Band, além de uma participação diária no programa “Jogo Aberto”, de Renata Fan. Mas tudo vai depender da negociação e até mesmo de seus próximos passos dentro do clube.   

  • Rita Lisauskas, apresentadora da Rede TV!

 
Lista negra
A jornalista Rita Lisauskas, demitida da Rede TV! por reclamar salários atrasados, foi incluída na lista negra da emissora, da qual já fazem parte Wanessa Camargo, Zezé di Camargo e Luciano, Luana Piovani, Preta Gil, Carolina Dieckmann, Dado Dolabella, Latino, Luisa Mell, Rogério Gallo... Eles não podem ser convidados nem aparecer – sequer acidentalmente - em programas da casa.
 
Esterelizado
No Brasileiríssimo, de “Fina Estampa”, o serviço é muito cuidadoso. Na cozinha, todos os funcionários sempre aparecem com toucas na cabeça, luvas e outros necessários apetrechos para o bem da higiene. Menos o dono, Dalton Vigh. É o único que nunca usa nada disso.
 
Só aqui
Sobre a minissérie “Noronha”, escrita por Andréa Dallevo, já existem planos para a construção de uma pequena cidade cenográfica nos estúdios da emissora, em Osasco. Mas ainda não se tem certeza sobre a realização de externas em Fernando de Noronha.
 
Gente jovem
Desde os seus primeiros trabalhos, os responsáveis pela organização e montagem da Fox Sports no Brasil têm se preocupado em buscar apenas jovens valores no mercado para a formação da sua equipe. Dos nomes consagrados, apenas Eder Luiz chegou a ser convidado, mas a negociação não progrediu.
 
Fica lá

  • Repórter do "CQC", Mônica Iozzi em no bate-papo UOL

Mônica Iozzi teve em 2011 um ano interessante no “CQC”. De amadurecimento. Sua participação observou um crescimento importante com o decorrer do tempo. E, graças ao bom trabalho, de acordo com a própria produção, ela se tornou peça imprescindível no programa.
 
Tudo certo
“Que Rei Sou Eu?”, do Cassiano Gabus Mendes, será exibida no canal Viva, a partir de maio. Novela produzida em 1989, contou com as participações de Edson Celulari, Tereza Rachel, Antonio Abujamra, Tato Gabus Mendes, Jorge Dória e Natália do Vale, entre outros.
 
Próximo trabalho
Ainda as voltas com a Zambeze de “Fina Estampa”, Totia Meireles já tem acertado o seu retorno ao teatro neste começo de 2012. Convidada por Tadeu Aguiar, ela vai protagonizar o musical “Next to Normal”, com estreia no Rio.
 
Vem por aí
No SBT há o desejo de uma nova temporada do programa “Um Milhão na Mesa”, se possível, a partir de março ou abril.
As questões comerciais indispensáveis, desde novembro passado, começaram a ser tratadas.
 
Aposta importante
Em “Avenida Brasil” que vem aí, o autor João Emanuel Carneiro, segundo se informa, está postando todas as suas fichas em Adriana Esteves como vilã da novela.
 
Uma personagem que em alguns momentos até vai fazer muita gente se lembrar da Flora, vivida por Patrícia Pillar em “A Favorita”, do mesmo autor.
 
Bate – Rebate

  • A novela está no ar há algum tempo, mas é sempre bom ver a vinheta de abertura de “A Vida da Gente”, da Globo. Muito bem feita.
  • Entre outras providências para este ano, o programa da Xuxa ficará mais musical.
  • Além do reality show dos ex-casais, o SBT tem mais um, comprado fora e sobre o qual ainda se faz segredo, para produzir ainda neste primeiro semestre.
  • Apesar dos desmentidos, existem boas chances da atriz e também autora Suzana Pires colaborar com Walther Negrão em sua próxima novela.
  • Bandeirantes também poderá abrir novos espaços em sua grade para a programação infantil.
  • É um mercado que nem sempre recebeu da emissora o devido respeito e consideração.
  • Fernanda Vasconcellos ganhou pontos importantes, especialmente dentro da Globo, com a sua atuação em “A Vida da Gente”.
  • “Gabriela”, da Globo, terá uma base de trabalhos em Ilhéus, no Sul da Bahia.
  • O filme “A Voz do Pau da Bandeira”, dirigido pelo casal Juliana Araújo e André Miranda, conquistou prêmios importantes nos últimos tempos, como o  Cine Fest no Rio e o BISFF de Nova York.
  • Juliana, aliás, gravou um episódio de “As Brasilerias”, estreia da Globo em fevereiro, contracenando com Ivete Sangalo.

C´est fini
 
Na Record, o combinado é o seguinte: por enquanto, não realizar grandes mudanças na programação e levar, mais ou menos do jeito que está, até o final da Olimpíada de Londres. A partir daí, segundo estudos da direção, se planeja promover estreias pontuais para reforçar o conjunto da grade.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos