Acervo de Janete Clair permanece encostado no SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Neri
  • Reprodução

    A escritora e novelista Janete Clair

    A escritora e novelista Janete Clair

A teledramaturgia do SBT vive as incertezas de sempre e, entre elas, também se encontra o acervo da obra radiofônica de Janete Clair, adquirido em setembro de 2008. Ninguém fala mais no assunto. De um total de 35 textos, apenas “Vende-se um véu de noiva” saiu do papel.

Pessoas ligadas à família da saudosa novelista não têm informações quanto ao destino do restante deste material, se será utilizado ou não. Parece que foi mais um daqueles investimentos que não trouxeram resultados esperados.

Todo trabalho da maior autora de todos os tempos, pelo andar da carruagem, corre sério risco de ficar guardado num cantinho do arquivo. Ou, quem sabe, voltar um dia para as mãos dos seus herdeiros.

Desrespeito

Por que um serviço que deveria ser bem apresentado, no caso, o “closed caption”, ainda deixa tanto a desejar?

Na maioria dos horários, este sistema de transmissão de legendas, via sinal de televisão, simplesmente não funciona. Ou até funciona em algumas poucas ocasiões, mas - no geral - é sempre muito mal feito. Ou feito de qualquer jeito.

  • Edu Moraes/Divulgação Record

    Rodrigo Faro canta vestido de Whitney Huston no quadro "Dança Gatinho"

Reforços

Novos quadros serão testados em “O Melhor do Brasil”, da Record, na volta da equipe às gravações.

A ordem é renovar, para buscar melhor audiência, mas sem mexer na essência do programa. Sabe-se, por exemplo, que o quadro “Dança, gatinho” é intocável.

Próximo passo

Débora Falabella foi muito importante para o sucesso das duas temporadas de “A mulher invisível” na Globo. É uma atriz focada e que aparece através do seu trabalho. Não por acaso figura sempre na lista dos principais autores e diretores da Globo.

Agora ela se prepara para as primeiras gravações de “Avenida Brasil”, substituta de “Fina Estampa”, em que fará uma das protagonistas.

Pagodinho

Edwin Luise encerra participação em “Rebelde”, na Record, e não volta na segunda temporada. Depois de vários trabalhos seguidos na TV e no teatro, ele vai tirar longas férias começando por Argentina e Estados Unidos. Na sequência, Espanha e Grécia.

Tudo ao estilo, segundo ele, “deixa a vida me levar”.

  • Divulgação

    Gabriela Braga Nunes em cena da novela 'Insensato Coração"

Fim de férias

Gabriel Braga Nunes estará no começo desta semana em Belém, para as primeiras gravações de “Amor, eterno amor”, de Elizabeth Jhin, a próxima novela das seis da Globo.

Será, durante a história, entre outras coisas, um domador de búfalos.

Pelos amigos

Falando em Gabriel Braga Nunes, ele soube por intermédio de amigos da conquista do prêmio da APCA, categoria “Melhor Ator”, pelo trabalho em “Insensato Coração”.

Na ocasião estava em viagem pelos Estados Unidos e recebeu a notícia através de telefonemas e, principalmente, e-mails.  

Cinema

Cauã Reymond, a exemplo de outros companheiros, também tem planos de, no futuro próximo, diminuir um pouco a intensidade dos seus trabalhos na televisão, principalmente nas novelas, e se dedicar mais ao cinema.

Agora, ele estará em “Avenida Brasil”, a substituta de “Fina Estampa” na faixa das 21 horas.

  • AgNews

    Cauã Raymond, ator que viveu o protagonista Jesuíno na novela "Cordel Encantado", da TV Globo

Planejamento - 1

A Bandeirantes planeja mostrar cerca de 60% das corridas da Fórmula Indy ao vivo na temporada 2012.

Para a competição Tony Kanaan e Hélio Castroneves estão garantidos, enquanto Vitor Meira e Bia Figueiredo seguem atrás de equipes.

Planejamento – 2

O campeonato da Fórmula Indy começa no dia 25 de março com o Grande Prêmio de São Petersburgo. A São Paulo Indy 300, no Brasil, acontecerá no dia 29 de abril, no circuito de rua montado na região do Anhembi. Por sua vez, a corrida mais importante do ano, as 500 Milhas de Indianápolis, está agendada para 27 de maio.

Como novidade do calendário, a etapa da China, dia 19 de agosto.

Programação de férias

Produções do Cinema Nacional ganham espaço na grade da Globo às segundas-feiras, a partir de amanhã, dia 2, após o “Jornal da Globo”.

Esta programação, organizada para o período de férias do Jô Soares, também inclui, na terça-feira, a série “Hawaii Five-0”; quarta, “Mentes Criminosas”; quinta, a segunda temporada de “Glee”; e sexta, “Agentes Fora da Lei”.

Lembrando que em anos anteriores, este mesmo espaço foi muito bem representado por “24 Horas” e “Lost”.

Bate-Rebate

  • Record e Gullane Filmes vão esperar os resultados – comerciais e de audiência – do seriado “Chapa quente”, que estreia neste primeiro semestre, para depois discutirem a possibilidade de segunda temporada.
  • A produção, protagonizada por Milhem Cortaz, terá cinco episódios realizados com qualidade de cinema.
  • As gravações começam neste mês e serão concluídas um pouco antes do Carnaval.
  • Esquecida pela Globo, sim, mas pelo mercado, não. Denise Fraga é sempre um nome bastante solicitado para campanhas publicitárias.        
  • Ela, como se sabe, entregou novo projeto na emissora e continua aguardando uma manifestação oficial.
  • O problema é que a fila de novos projetos na Globo aumenta a cada dia.
  • Além de trabalhos apresentados por seus próprios contratados, existem também os de produtoras independentes e de cineastas buscando espaço na programação.
  • Fafy Siqueira e Rosi Campos pretendem fazer um trabalho juntas no teatro ainda este ano.
  • Esta possibilidade surgiu durante as gravações da microssérie “Dercy de Verdade”.

C’est fini

O reality “The Phone”, apresentado pela Band em 12 episódios no primeiro semestre de 2011, não entrou mais na pauta de discussões.

A baixa audiência registrada tirou o foco. Na emissora, acredita-se que só mesmo um patrocinador de peso poderia reverter esse quadro.

Amanhã, a Band continuará apresentando o programa da Igreja na sua faixa nobre, agora com uma hora de duração. Depois de todo jogo de cena dos últimos meses, o contrato foi renovado até 2016.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos