Longa duração das novelas provoca fuga para o cinema

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • AgNews

    Rodrigo Santoro vai à pré-estreia do filme "Meu País" no Festival do Rio (9/10/2011)

    Rodrigo Santoro vai à pré-estreia do filme "Meu País" no Festival do Rio (9/10/2011)

Amigos de Rodrigo Santoro dizem que o ator não tem mais vontade nenhuma de fazer uma novela inteira. Nem meia. Culpa principalmente o longo período de trabalho que se dedica ao gênero. Do momento do convite, passando pela preparação, laboratório, e rotina de gravações em estúdio e externas, lá se vão mais de um ano de trabalho. O formato, segundo comentário dele, cansa. Por isso decidiu priorizar o cinema, cujo esquema é bem diferente e possibilita outros voos.

Nem mesmo o mico em “As Panteras” - não teve direito a falas – o abalou. Santoro continuou investindo, tanto aqui como lá fora, e foi recompensado. Passou a ser nome internacional. Hoje, não precisa tanto da televisão. Até faz, mas apenas séries e programas especiais que possam ser resolvidos em pouco tempo de gravações. Pelas mesmas razões, Wagner Moura, após “Paraíso Tropical”, virou as costas para novelas e desde então não para de fazer cinema. O seu próximo passo, inclusive, será em Hollywood, como vilão no futurista “Elysium”.
 
Comédia
 
Robson Bailarino e Iran Thieme estão com um projeto de programa de humor, estilo “Zorra Total”.
Já apresentaram o trabalho para alguns executivos da Record, mas ainda não receberam resposta.
 
Pode ser
 
Aguinaldo Silva, autor de “Fina Estampa”, não descarta juntar de vez os personagens de Julia Lemmertz e Paulo Rocha, se forem aprovados pelo público.

  • Divulgação/TV Globo

Como se observa, tudo vai depender das pesquisas. Fala-se, inclusive, que o autor torce por esse final.
 
Estresse  
 
Durante as gravações do especial “Show da virada” no Credicard Hall, em São Paulo, alguma coisa por lá tirou a cantora Joelma, vocalista da banda Calypso, do sério. A deixou profundamente irritada.

Algo relacionado à turma do samba. Pelo menos era esse o comentário nos bastidores do evento.

Guru

Também nos bastidores do “Show da Virada”, Cláudia Leitte revelou que o diretor do programa, Aloysio Legey, é seu conselheiro.
Uma pessoa que ela sempre recorre quando precisa tomar alguma decisão em relação aos seus espetáculos musicais.
 
Silêncio
 
Em São Paulo, durante o evento de lançamento de “Rebelde”, a direção da Record aproveitou também para falar sobre o projeto de um filme liderado pelos protagonistas. À época, criou-se uma grande expectativa.

Curiosamente, depois daquele momento, ninguém tocou mais no assunto. Será que parou por aí? De qualquer forma, a segunda temporada da novela está garantida, começando em março ou abril.
 
Gordura
 
Maurício Farias, diretor de “Tapas & Beijos”, exigiu de sua equipe de roteiristas os quatro primeiros episódios da temporada 2012 do programa.

  • Divulgação/TV Globo

No ano que vem, a série vai apostar na história dos “casais” Andréa Beltrão e Fábio Assunção, Fernanda Torres e Vladimir Brichta. Com essa frente de capítulos solicitada, a produção terá mais tranquilidade quando retomar os trabalhos em fevereiro.
 
Calor
 
Fernanda Montenegro, com muita classe e elegância, teria recusado convite para trabalhar em “Avenida Brasil”, a substituta de “Fina Estampa”, por causa do grande número de externas de sua personagem.

Ela, segundo se informa, faria parte do chamado “núcleo do lixão”. Vera Holtz foi escalada em seu lugar.
 
Sem conversa  
 
Enquanto alguns artistas fazem questão de manter perfis em redes sociais como twitter e facebook, Carlos Casagrande, que está em “Fina Estampa”, optou por outro caminho.

Não tem e não quer ter. E quando surge um perfil falso, ele logo se apressa para tirar do ar.
 
Extrinha
 
Além de ser uma respeitável autora e minisséries, Glória Perez tomou gosto por outra área. A da divulgação.
Ela mesma tem informado, através do twitter, as novidades do elenco da sua próxima novela, ambientada entre Brasil e Turquia que abordará o tráfico de pessoas.
 
Trabalho encerrado
 
Ana Hickmann gravou o “Tudo é Possível”, na Record, pela última vez antes das férias, na quinta-feira da semana passada.
Existem programas prontos até 5 de fevereiro.       
 
Bate – Rebate
 

  • As notícias do futebol em todo País e também momentos de humor serão a fórmula de “O Dono da Bola”, novo programa do Neto na Bandeirantes.
  • Estreia no dia 10 de janeiro, em substituição ao “SP – Acontece”.
  • Em “Marias do Lar”, a próxima novela das sete da Globo, já há uma aposta muito forte nos personagens da Cláudia Abreu e Luiz Henrique Nogueira.
  • Taís Araújo, a protagonista, será o grande alvo dos dois.
  • Em São Paulo, para a abertura da Copa do Mundo, já são esperados 500 jatinhos. No Rio, na final, 1.000 jatinhos. Onde vão enfiar tudo isso?
  • Determinados cenários da atual “Malhação” já estão em contagem regressiva, a exemplo de vários personagens que não deram certo.
  • Antes do casamento com Paulo Vilhena, Thayla Ayala fez testes na Globo para as próximas novelas.
  • Na Record não existe nenhum novo projeto para o João Gordo.
  • Por enquanto,  vai continuar no “Legendários”.
  • A novela “Amor e Revolução” entra nos seus últimos dias no SBT. Só mais duas semanas.

C’est fini
 
Em 2012, a Bandeirantes também quer ser conhecida como “O Canal das Séries”.
Além dos títulos já conhecidos, com destaque para “24 Horas”, “The Pacific” e “The Walking Dead”, outros ainda serão anunciados oportunamente.

A ordem é batalhar a aquisição de produções que lideram audiência nos Estados Unidos, mas sem fazer muito barulho, para evitar surpresas – leia-se ação de TVs concorrentes.   
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos