"A Liga" vira o ano com equipe desfalcada

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Luiza Dantas/CZN

    Rafinha Bastos, antigo apresentador de "A Liga", desfalca o time em 2012

    Rafinha Bastos, antigo apresentador de "A Liga", desfalca o time em 2012

“A Liga”, com espaço assegurado na grade da Band do ano que vem, vai iniciar as gravações da terceira temporada na segunda quinzena de janeiro.

O problema é que a equipe, nessa volta das férias, irá trabalhar sob intensa pressão, pela falta de uma boa “gaveta” – episódios prontos para exibição. Tudo que tinha já foi. Não existe nada guardado, porque a partir de um determinado momento o programa deixou de contar com a importante participação de Rafinha Bastos. Os demais, Thayde, Débora Vilalba e Sophia Reis, não conseguiram abrir essa frente. “A Liga” tem uma produção complexa e cada gravação exige muito tempo.

É assim que o ano vai virar, não fosse ainda a dúvida sobre a volta do próprio Rafinha ou a contratação de alguém para ocupar o seu lugar. O nome do cantor Lobão esteve muito próximo de ser confirmado, mas nos últimos dias nada mais se falou sobre ele.
 
Teve um detalhe
Lysandro Kapila, redator, que estava no “Caldeirão” da Globo, foi liberado pelo próprio Luciano Huck para trabalhar na Bandeirantes a partir do próximo ano.

Ao lado da jornalista Rita Batista, ele irá colaborar com Adriane Galisteu na apresentação do “Muito +”.
 
A propósito
Adriane Galisteu vai gravar, valendo, o piloto do seu novo programa na tarde de hoje.

Está tudo praticamente pronto, inclusive os cenários. Por causa disso, a equipe de produção foi obrigada a cancelar a folga do Natal.
 
Escala
O Jornalismo do SBT terá, a partir de amanhã, Joyce Ribeiro e Rodolpho Gamberini apresentando o “SBT Brasil”, enquanto Cynthia Benini e Carlos Nascimento farão o “Jornal do SBT – Noite”.

Antes de se definirem as diversas duplas para o Natal e Ano Novo, rolou certo estresse que foi parar até na sala da alta direção.
 
Ordem de cima
O número de boletins noticiosos do SBT, nas diversas faixas da sua programação, foi aumentado em praticamente o dobro em relação ao que se estabeleceu e se apresentou inicialmente.

Uma decisão do dono Silvio Santos. Ele entende, e não está errado, que essa é uma boa maneira de alavancar os seus telejornais.
 
Festival de escorpiões
Em “Fina Estampa”, depois da morte do namorado do Crô, Marcelo Serrado, na casa da Tereza Cristina, Christiane Torloni, vários outros personagens da novela irão aparecer com um escorpião tatuado no tornozelo.

Alexandre Nero, Carlos Machado, Eri Johnson, Júlio Rocha e Marcelo Brou, entre outros.
 
Previsão
“Corações Feridos”, com estreia no SBT em janeiro, será apresentada até meados de maio. Deve passar de 70 capítulos. Ainda assim terá uma edição enxuta.

“Carrossel”, em gravações, só irá estrear depois disso.
 
Data marcada
A direção da Globo definiu 5 de março como data oficial para a estreia de “Amor, Eterno Amor”, título definitivo da próxima novela das seis, escrita por Elizabeth Jhin com direção de Rogério Gomes, o Papinha.

As gravações começam na semana que vem. Gabriel Braga Nunes e Letícia Persiles fazem os protagonistas da trama, que aposta em temática espírita.
 
Vai-não-vai
O retorno da Record à Diamantina, para sequência de gravações da minissérie “Rei Davi”, poderá acontecer no dia 2 de janeiro.
Mas apenas se as locações já estiverem em condições de receber a equipe. O estrago foi grande da vez anterior devido às chuvas.
Do contrário, o embarque irá ocorrer apenas no dia 14.
 
Sob pressão
O diretor Edson Spinello tem apenas 5 capítulos de “Rei Davi” inteiramente fechados, prontos para exibição. É pouco, considerando que o lançamento está próximo.  Serão 29 no total e sua estreia está anunciada para o dia 24.

Já existe pressão em cima da equipe, devido ao calendário apertado. Não se pode errar mais.
 
Fox contrata
O narrador João Guilherme, que estava no SporTV, é o novo contratado da Fox Sports. Assinou no final da semana passada.
Ainda houve um esforço da direção da Globosat, entenda-se Alberto Pecegueiro, para que ele não saisse. Não teve como.
 
Ritmo forte
Diretor de núcleo da próxima novela das 9 da Globo, “Avenida Brasil”, Ricardo Waddington deu folga à toda equipe. Os trabalhos serão retomados apenas no dia 4 de janeiro, e aí já em ritmo acelerado, tanto em estúdio como nas locações.
 
Primeira-dama

  • AgNews

Em “Brado Retumbante”, que estreia dia 17, na Globo,  Maria Fernanda Cândido faz Antônia, professora de história  casada com um presidente fictício do Brasil, Paulo Ventura (Domingos Montagner).

 

Ela terá que lidar com sua vida pessoal exposta na imprensa, com as aventuras fora do casamento do marido sendo usadas pela oposição.
 
Bate – Rebate
•       Há uma expectativa na Rede TV! de se pagar os atrasados dos PJs, pessoas jurídicas, até o fim da semana.
•       Não tem nada decidido ainda, mas existem boas chances do Amaury Junior mudar de horário, no ano que vem, na Rede TV!.
•       Entrar mais cedo. Já de algum tempo estuda-se uma inversão com o “Leitura Dinâmica”.
•       “Leitura Dinâmica” que está perdendo completamente o foco, principalmente a segunda edição. As notícias são muito poucas.
•       Mas sobram informações sobre jogos de videogame, música, filmes, seriados. São outras prioridades.
•       A jornalista Luana Monalisa está assumindo o comando do “Boa Tarde Bahia”, na Band Salvador.
•       Nesta segunda, às 21h30, o SBT estreia a série “Diários de um Vampiro – The Vampire Diaries”.
•        A produção, sucesso da televisão americana, será exibida nas férias do programa do Ratinho.
•       Férias que podem se prolongar até o final do mês de janeiro. Ao que parece já não se trabalha com a possibilidade da sua volta para o dia 16.
•       O canal Multishow vai apresentar um show da Shakira, “Live From Paris – Tour Sale El Sol”, na virada do ano.
 
C´est fini
No primeiro “Fantástico” de 2012, domingo que vem, será apresentada uma entrevista com o ator Brad Pitt.
Trabalho realizado pelo correspondente Álvaro Pereira Junior.
Na mesma edição, numa reportagem da Sonia Bridi, o empresário Eike Batista irá revelar algumas das suas estratégias no mundo dos negócios.
 
No encontro do diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal, com redatores e diretores gerais da teledramaturgia, ele assegurou que um dos grandes investimentos da sua emissora será trabalhar conteúdos para celular e Internet.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos