Record bate o recorde em mudanças na programação em 2011

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação

    Eliete Cigarini e Letícia Colin em cena de "A História de Ester"

    Eliete Cigarini e Letícia Colin em cena de "A História de Ester"

Um modelo de programação que permita ao telespectador saber exatamente em qual faixa de horário irá encontrar determinado produto deveria valer como regra básica para todas as emissoras de televisão. Deveria. Mas essa estabilidade é virtude de poucas. Programas surgem e desaparecem, numa velocidade que beira a loucura.

A Record xerocou o modelo de programação da Globo, inclusive se valendo de títulos de programas bem parecidos, mas copiou e ultrapassou o SBT naquilo que o canal de Silvio Santos sempre teve de pior, a instabilidade da sua grade. Existem números para isso. O SBT, ao longo deste ano que ainda não acabou, realizou exatas 13 trocas, contra 28 da Record. O dobro e mais uma coisinha.

As mais drásticas, e como exemplos mais recentes, o fim do programa “Marcas da Vida” – sem ao menos comunicar a parceira Fremantle – e a redução da reprise de “A História de Ester” de 10 para 3 capítulos.

Atitudes que se caracterizam pela total falta de segurança e planejamento, com reflexos diretos na qualidade e no próprio resultado de audiência. Não tem como dar certo desse jeito.
 
Foi um recorde

  • Em "Fina Estampa", Renê e Griselda têm primeira noite de amor (16/12/11)

Nada contra. Apenas uma constatação. Em “Fina Estampa”, por acaso no sábado, foram apresentadas 5 transas em momentos e com personagens diferentes durante o capítulo. Pode até haver erro de cálculo, mas nunca uma novela, num único dia, teve tanta cama.
 
Existe interesse

  • Paulo Soares, apresentador da ESPN

Paulo Soares, o Amigão, da Espn Brasil e Eldorado/Espn, é o novo grande alvo da Record. Há o interesse na sua contratação, mas tudo agora passa a depender da segurança e do dinheiro a serem oferecidos.
 
Virou novela
Ainda no campo esportivo, o canal Fox Sports mantém interesse na contratação do narrador Nilvaldo Prieto. Uma conversa que até agora não saiu do nada. A Band não libera a multa e ele, por sua vez, insiste em fazer as duas, com o que a Fox não concorda. E assim fica.
 
Novo código
O SBT, a pedido do dono Silvio Santos e a exemplo de outras empresas, está desenvolvendo um novo código de conduta para os seus executivos, que vai começar a valer já no início de 2012.

Serão estabelecidos princípios éticos e normas, de forma muito especial, no uso das redes sociais, como Twitter e Facebook.
 
No ar
A Band exibiu as primeiras chamadas do "Muito +" durante a madrugada de sábado para domingo. O novo programa de Adriane Galisteu tem estreia prevista para o dia 9 de janeiro, 4 da tarde.
 
“As Brasileiras”
A direção da Globo decidiu que o novo seriado do Daniel Filho, “As Brasileiras”, só irá estrear em fevereiro e não mais em janeiro como inicialmente se anunciou. Serão 24 episódios no ar, com apresentações até agosto, um deles protagonizado por Juliana Paes.
 
E aí?
Na manhã de ontem, um acidente gravíssimo aconteceu na Marginal Pinheiros, zona sul de São Paulo. Um carro bateu na traseira de uma carreta carregada com material de construção.

Para a Record, uma pessoa morreu e outra ficou ferida. Já para Globo e Band, os dois ocupantes do automóvel ficaram feridos. As duas últimas, felizmente, apuraram melhor os fatos.
 
Uma pena

  • Regina Casé apresenta novidades da próxima temporada do "Esquenta!" (30/11/11)

O “Esquenta”, da Globo, com a Regina Casé, foi um achado. Tem a descontração desejada e uma produção sempre competente.

Mas a sua edição, a exemplo do que acontecia no ano passado, continua lamentável. Ainda são muito comuns os disparos de imagem e insertes que nunca combinam. Existem cortes para mesma pessoa, em momentos e reações completamente diferentes.
 
Tem uma justificativa
A gravação de cada “Esquenta”, na maioria das vezes, chega a passar de 9 horas, e o milagre da sua redução para pouco mais de 60 minutos de arte deve necessariamente acontecer na ilha de edição.

Não há santo que consiga. A finalização é sempre muito ruim. Não tem porque gravar tanto. Só o que vale e decupa o necessário.
 
Número certo
A Record vai movimentar um total de 320 profissionais em Londres durante a transmissão dos Jogos Olímpicos, que começam dia 27 de Julho. No Pan de Guadalajara, no México, foram 245. As equipes da emissora começam a desembarcar no início de junho na capital da Inglaterra.
 
Há um engano
A Bandeirantes está com chamadas no ar, anunciando José Luiz Datena na apresentação do “Brasil Urgente”, todos os dias. É bom avisar os seus responsáveis que o Datena entrou em férias na sexta-feira. Ficou de voltar só no dia 2.
 
Bate – Rebate

  • As equipes do “Qual é o Seu Talento?” e “Se Ela Dança, Eu Danço” no SBT se dividiram entre o “Astros” e o “Cante se Puder”.
  • Cada produtor trabalhou temporariamente com 2 dos 4 projetos.
  • Direção, produção executiva e coordenação de edição acumularam os quatro. Maratona.
  • Além de Piauí e Para, a Globo incluiu o Paraná no roteiro de gravações da próxima novela das sete, “Marias do Lar”, substituta de “Aquele Beijo”.
  • Os trabalhos começam entre janeiro e fevereiro.
  • Beeto Saad apresenta hoje, 10 da noite, o último “Encontro de Craques” do ano no canal Bandsports.
  • Entre os convidados, Andrés Sanchez, que se afastou da presidência do Corinthians, dr. Joaquim Grava e os ex-jogadores Biro Biro e Zé Sérgio.
  • A estreia do Roberto Justus na Record, no último sábado para domingo, foi bastante elogiada.
  • Pena foi o horário, meia-noite. Deu só 4 de média.
  • Renata Fan entrou em férias na Bandeirantes e tem o seu retorno marcado para 16 de janeiro.
  • A partir de hoje Nivaldo Prieto ficará na apresentação do “Jogo Aberto”.
  • Ainda no esporte da Band, Sandro Gama já está cobrindo a ausência do Neto no “SP Acontece”, que volta dia 9 já com o novo “O Dono da Bola”.  

C´est fini
 
A final do Mundial de Clubes no Japão domingo, Santos x Barcelona, rendeu média de 31 pontos e 71% de share (participação na audiência) para a Globo. No horário de confronto, entre 8h33 e 10h22, a Record marcou 3 de média e 6% de share, e o SBT, 2 de média e 5% de share. Dados do Ibope na Grande São Paulo.   
 
Para esta quarta-feira, o “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, no SBT, irá apresentar o desfecho da investigação sobre os abusos sexuais cometidos pelos padres de Arapiraca. O trabalho apresentado pelo programa repercutiu no mundo inteiro e levou o Vaticano pela primeira vez reconhecer a existência do problema na Igreja no Brasil.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos