Jornalismo do SBT pretende otimizar participações de Cabrini e Rasmussen

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Neri
  • Divulgação

    Roberto Cabrini durante entrevista para o programa "Conexão Repórter" (SBT)

    Roberto Cabrini durante entrevista para o programa "Conexão Repórter" (SBT)

Só em poucas ou raras oportunidades a direção do SBT dispensou ao seu departamento de jornalismo a merecida atenção e consideração. Talvez na chegada do Boris Casoy lá atrás ou mais recentemente no barulho causado pela contratação da Ana Paula Padrão, com o apoio de Luiz Gonzaga Mineiro. E quase mais nada além disso. Basta considerar quantos já estiveram ocupando a sua cadeira de comando. Por mais competência e boa vontade que tivessem, pouco puderam fazer, sempre impedidos pelo anticorpo interno.

Mas parece que agora as coisas estão tomando outro rumo. Há pouco mais de um mês no cargo, Paulo Nogueira está conseguindo imprimir aos trabalhos um ritmo diferente. Mantidos os produtos existentes, partiu dele a iniciativa de lançar boletins ao longo da programação. A ideia inicial era transmitir um a cada hora e hoje já são mais de 70 por dia. Para isso foram contratados sete novos profissionais - 4 editores, 2 editores de VT e 1 repórter. Nos seus planos, para muito breve, também se pretende recriar o núcleo de reportagens investigativas e otimizar a participação de outros profissionais conhecidos da casa, como Roberto Cabrini e Richard Rasmussen. É quase uma luz no fim do túnel.

Apertem os cintos

A ordem na Record é enxugar o máximo e se economizar onde for possível. Mas o silêncio em torno de tudo ainda é o que mais incomoda.

Tem alguma coisa acontecendo e disso todos têm absoluta certeza, mas ninguém sabe exatamente do que se trata.

Interessada

Durante a divulgação do "Portal Interativo", do SBT, Roberto Franco, diretor de rede e assuntos regulatórios, revelou que a emissora recebeu propostas para a expansão do seu conteúdo em transporte público. Só não especificou o meio e em qual cidade seria.

As negociações ainda seguem. Globo e Band já atuam no setor, no Rio e em São Paulo.

Palco

Liberados das gravações da microssérie “Dercy de Verdade”, Bruna Spínola e Guilherme Gonzalez agora vão se dedicar a um trabalho no teatro.

O texto, gênero drama, será entregue no início de janeiro e a estreia está prevista para abril. André Bankoff também irá integrar o elenco do espetáculo.

  • AgNews

Cinema

O primeiro filme de Leandro Hassum, “Sorte Grande”, será produzido pela Gullane, com direção de Roberto Santucci. A Paris Filmes será a distribuidora.

A comédia romântica começa a ser rodada em janeiro, e conta a história de Tino, pai de família que gasta um prêmio de R$ 80 milhões em dez anos e ainda fica com dívidas.

Danielle Winits fará a mulher do Hassum.

Dá os nomes

Estranho, no mínimo, o depoimento do Celso Portiolli no programa do domingo passado.

Disse, se lamentando, que a imprensa é maldosa com ele. Generalizou e isso é sempre um perigo, meu caro. Da próxima vez, aponte os "maldosos".

Ao contrário, de uma maneira geral, você nunca teve tanto espaço e foi tão bem tratado como agora.

Troca providencial

O programa “Cante se puder”, baseado no formato “Sing if You Can”, em que cantar não é o principal negócio, foi antes destinado pelo SBT à equipe do “Qual é o Seu Talento?”.

Só depois acabou transferido para Márcio Ballas e Patrícia Abravanel. O pessoal do “QST” ficará com o “Astros”, que volta em janeiro.

Ritmo diferente

  • TV Globo/Divulgação

As gravações de “Fina Estampa”, que já estiveram atrasadas demais e fizeram acionar a luz amarela na Globo, agora começam a alcançar um ritmo mais interessante.

Ainda não foi possível chegar ao ideal, mas está bem mais próximo disso.

Novo programa

No dia 28 de janeiro, um sábado, 22 horas, a Rede TV! irá promover a estreia do “O Encantador de Cães”, com apresentação de Jacqueline Sato.

O formato original é do Animal Planet, que tem no seu comando o conhecido adestrador Cesar Millan.

Bastidores

Se Nilton Travesso vier a assumir a teledramaturgia do SBT, como tudo leva a crer, já se comenta que ele terá, neste retorno a casa, a companhia do diretor Henrique Martins.

A saída do Henrique, por obra e capricho da antiga gestão, até hoje é considerada, inclusive internamente, uma das maiores injustiças de todos os tempos.

Último do ano

Neste domingo, a partir das 21 horas, a Rede TV! bota no ar o último “Pânico” ao vivo do ano. A partir de amanhã férias para toda a equipe.

Os programas do Natal e Ano Novo foram gravados com antecedência.

Frase

Durante a festa da Rede TV!, Marcelo Carvalho, vestido de Papai Noel, disse coisas assim:

- quem vai mexer no saco do Papai Noel?

- quem quer o peru do Papai Noel?

- vamos aproveitar a festa já que a Rede TV! não deve nada pra ninguém.

Depois dessa, o departamento médico foi chamado para atender três desmaiados e um ataque de raiva.

Bate – Rebate

  • Maurício Manieri gravou “Esperando você”, música composta por Marco Camargo, para tema de abertura do especial “Coral de rua”, que a Record exibe dia 22.
  • Antes do programa final, dia 22, “Coral de rua” terá edições apresentadas no “Hoje em Dia”.   
  • São muitos os convites para campanhas comerciais recebidos pelo ator Reynaldo Gianecchini.
  • Algo que não tem nada a ver com o tratamento que vem realizando. Isso sempre aconteceu.
  • Um sítio arqueológico do Piauí recebeu, na semana passada, os diretores Denise Costa e Hélio Sileman, da produtora “Estúdio S.A”.
  • Foram gravadas stockshots, imagens de passagem de tempo, para um documentário sobre o Descobrimento do Brasil, antes e depois da chegada dos portugueses.
  • Além da contagem regressiva, dia 31, na Avenida Paulista, Luigi Baricelli será o responsável pelo sorteio da "Mega da Virada", promovido pela Caixa.
  • A estimativa de prêmio inicial é de 170 milhões de reais.
  • O sorteio será realizado num estúdio da TV Globo, em São Paulo, e exibido "ao vivo" por um 'pool' de emissoras, a partir das 8 da noite.

C'est fini

De volta à Record, depois de passagem por “Insensato Coração”, na Globo, Petrônio Gontijo tem pela frente o especial “O Madeireiro”, já gravado e com apresentação dia 26.

Na sequência, ele ficará exclusivo dos trabalhos da próxima novela, “Máscaras”, de Lauro César Muniz.Petrônio viverá um médico, amigo do protagonista, Fernando Pavão.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!   

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos