Globo reconhece erro e prepara nova "Malhação"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery

Os boatos recentes sobre o desejo da Globo em acabar com “Malhação” não passam disso. Tipo da coisa sem fundamento. A produção, considerada de baixo custo e que já revelou muita gente para as novelas de cima - e até alguns apresentadores - continua normalmente. Na verdade, admite-se que houve um erro de avaliação em relação ao trabalho atual da autora Ingrid Zavarezzi, que desbancou outros três projetos concorrentes. Mas, é isso. Não deu certo e já se processam mudanças para que o produto possa se reencontrar com a audiência.

A estratégia adotada é levar do jeito que está até o final deste mês, ou, no máximo, começo de janeiro e aí entrará uma outra história, com novos personagens. A ordem é turbinar. Também são improcedentes as informações de que Zavarezzi seria afastada. Ao contrário. Além de permanecer, ela conta com o importante apoio de Manoel Martins, da direção de Entretenimento, que já designou alguns autores do primeiro escalão da Globo para oferecer necessário suporte. “Malhação” será remodelada, sim, mas ainda investirá em alguns poucos personagens do time de agora, considerados promissores.   
 
Mais um
José Luiz Datena poderá ganhar um programa, na faixa nobre da Band, em 2012, para ir ao ar duas vezes por semana. Já existe uma conversação em curso. Isto independentemente do seu trabalho diário no “Brasil Urgente”.
 
Correndo bem
O elenco de “Gabriela”, de Walcyr Carrasco, já está praticamente escalado. As dúvidas são muito poucas, mas a Globo ainda não anuncia nada oficialmente porque é preciso acertar as situações de alguns atores.
 
Balançou

  • Paula Giolito/Folhapress

    Autor Aguinaldo Silva na festa da nova novela da rede Globo, 'Fina Estampa'

Não existem maiores detalhes a respeito, mas o próprio Aguinaldo Silva revelou que recebeu, nesta última semana, uma proposta milionária de emissora concorrente da Globo. Dinheiro que ele nunca viu na vida. A conversa, dizem, vai prosseguir depois de “Fina Estampa”.
 
Último dia

  • AFP

    O palhaço Tiririca ainda não participa da 'Escolinha do Gugu'

Marcadas para terça-feira as duas últimas gravações da “Escolinha do Gugu” neste ano. O elenco será dispensado para as festas do Natal e Ano Novo, devendo retornar apenas na segunda quinzena de janeiro. E, por enquanto, vai tudo continuar como está. A pretendida entrada do Tiririca em seu elenco ainda não foi acertada.
 
A propósito
Depois das experiências realizadas de maneira esporádica nos últimos dias, a “Escolinha do Ratinho” agora será um quadro fixo do programa dele, todas as segundas-feiras. O único problema é que ainda não foi disponibilizado um “centro de custo” para isso, o que acaba dificultando o acerto com as pessoas envolvidas.
 
Lição que fica
Fato curioso sobre a reportagem “Transamazônica”, em 4 partes, feita pela Record para o “Domingo Espetacular”, vencedora dos prêmios Esso e Embratel.

Foram colocadas no ar, inicialmente, só as duas primeiras, porque o Ibope ficou abaixo da expectativa. As outras duas foram engavetadas por uma ordem que veio de cima e lá ficaram durante muito tempo. Hoje, o departamento comemora essas conquistas. Fica a lição: audiência é importante, mas não é tudo.
 
Diagnóstico
Em relação ao caso do “Junto e Misturado”, cancelado pela Globo depois de cinco episódios gravados, internamente se diz que o programa não atingia as classes C e D, que é o novo alvo-padrão da casa hoje. Foi considerado sofisticado, ágil demais, de difícil compreensão para o grande público.
 
Só por aqui
Com todo o trabalho de gravação no Brasil, em estúdio e externas, a “Retrospectiva” da Record irá ao ar dia 27, com apresentação de Adriana Araújo e Marcos Hummel. Aquela ideia de fazer tudo em Londres, como se cogitou inicialmente por conta da Olimpíada, não está valendo mais.
 
De volta

  • Divulgação/Record

    Luli Miller, depois da minissérie “Sansão e Dalila”, volta à televisão em “O Menino Grapiuna”

Luli Miller, depois da minissérie “Sansão e Dalila”, volta à televisão em “O Menino Grapiuna”, baseado em obra de Jorge Amado. O especial, que envolve parceria da Record e Bossa Nova Filmes, irá ao ar dia 22.

Também no elenco Eduardo Acaiabe, Laerte Melo, Bel Teixeira, Edgard Castro, Nando Alves Pinto, Ivan Cápua e o garoto Vinicius de Moraes.
 
Túnel do tempo
Contam na Globo que durante uma Oficina de roteiros realizada em 2001, alguém sugeriu uma história, sobre um avião que cairia numa ilha cheia de mistérios. Ninguém acreditou que aquilo pudesse dar certo e o projeto foi imediatamente recusado. Tempos depois, na TV americana, veio apenas o "Lost"...
 
Bate – Rebate

 

  • Felipe Massa será o entrevistado do “De Frente com Gabi”, neste domingo, no SBT.
  • Gravações das novelas da Globo, 6, 7 e 9, além de “Malhação”, irão prosseguir normalmente durante o Natal e Ano Novo.
  • Até porque os dias das festas cairão nos sábados e domingos.
  • Patrícia Poeta não deve ter muito tempo a companhia do William Bonner no “Jornal Nacional”.
  • Como sempre acontece, ele vai tirar férias durante o mês de janeiro.
  • Kelly Key é a convidada deste sábado do “Vale a Pena Ver Direito”, no “Legendários”, da Record.
  • Dentro da Globo já se especula que o novo programa da Fátima Bernardes, em todas as manhãs, irá lembrar um pouco o antigo “TV Mulher”.
  • Hoje será a vez de “O Melhor do Brasil”, do Rodrigo Faro, receber o cantor Michel Teló.
  • Otávio Mesquita passou a tarde de quinta-feira na Rede TV! gravando o programa “Mega Senha”, do Marcelo de Carvalho.
  • Michelle Gianella, apresentadora da Gazeta, será alvo de uma homenagem, hoje, no Circolo Italiano, em São Paulo.
  • “Acústico MTV” grava neste domingo com Arnaldo Antunes, mas para levar ao ar em março.

C´est fini
 
Na Band, muitos entendem que a série “The Nanny”, se de fato for exibida diariamente, como uma novela, precisará de forte investimento.

Assim, ainda segundo comentários internos, o melhor caminho seria apresentar uma vez por semana, para baratear o custo e não esgotar rapidamente o formato.

O programa, baseado em conteúdo da Sony, chegará à emissora via produção independente, com Daniele Valente já convidada para o papel-título.
 
Octávio Florisbal, diretor-geral da Globo, Bianca Rinaldi e  Rodrigo Faro, da Record, estiveram entre os convidados na festa de aniversário, 60 anos, do Walcyr Carrasco, quinta, em São Paulo.
   
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos