Faltam esclarecimentos em relação ao horário nobre da TV por assinatura

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Lourival Ribeiro/SBT

    Marília Gabriela, que apresenta programa na faixa nobre do canal por assinatura GNT

    Marília Gabriela, que apresenta programa na faixa nobre do canal por assinatura GNT

De olho na Lei 12.485/2011 --que obriga canais pagos com espaço qualificado a exibirem em horário nobre três horas e meia de conteúdo nacional--, as emissoras começam a se mobilizar e já discutem possíveis parcerias com produtoras independentes. Podem vir novidades já a partir de março do ano que vem.
 
As TVs, no entento, dizem que alguns pontos ainda precisam ser esclarecidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), que passa a regulamentar o setor. Por exemplo, o que seria "horário nobre"? A faixa nobre da TV aberta --que vai das 18h à 0h-- pode não ser a mesma da internet e da TV por assinatura, daí a necessidade, segundo elas, de um esclarecimento.
 
Consultada, a agência regulamentadora informou que a "definição do horário nobre será objeto de uma instrução normativa da Ancine, que deverá ser posta em consulta pública na segunda quinzena de dezembro". E é isso.
 
Prioridade 
Na convenção da Band, que termina hoje em Portugal, o argentino Diego Guebel foi apresentado oficialmente como novo responsável pela programação. Ao se dirigir para os cerca de 250 convidados, Guebel revelou que uma das suas prioridades será fortalecer a faixa da tarde da emissora.
 
Base no Rio 
A sede brasileira do canal Fox Sports será no Cosme Velho, no Rio de Janeiro, e deve começar a funcionar no começo do ano que vem. O imóvel escolhido para isso passará por necessárias reformas durante o mês de dezembro.
 
Gato no telhado 
A Fox Sports toma, desde já, todas as providências para iniciar a sua operação no Brasil com a transmissão da próxima Libertadores da América. Por outro lado, se tem certeza de que os canais Globosat não têm interesse de deixar essa competição ou entregar de mão beijada. Resta esperar pelo que vem por aí.
 
Do mesmo jeito
O SBT ainda não encontrou uma maneira de colocar o jornal da manhã ao vivo. O problema é como manter as suas equipes trabalhando na madrugada. Até segunda ordem, diante das dificuldades existentes, continuará gravado na véspera, repetindo a mesma edição às 4h, 5h e 6h da manhã. 
 
Berlinda
Nos últimos dias o ator Caio Castro, de "Fina Estampa", ficou no meio da roda por comentário feito no Twitter. Tudo muito bom, tudo muito bem, e qual mal existe nisso? Opinião dele, e se alguém não concordar, conteste e o mundo segue. Esse tempo do "politicamente correto" já está enjoando um pouco.
 
Investimento 
 
Guilherme Boury deixará de ser apenas o melhor amigo de Caio Castro em "Fina Estampa". Aguinaldo Silva vai investir no seu personagem, Daniel. Ele terá história própria, a partir de um envolvimento mais sério com Solange, vivida por Carol Macedo.
 
Balanço
Os números ainda não estão totalmente fechados, mas segundo estimativas dos donos, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, a Rede TV! deve fechar 2011 observando crescimento de 25% comparado com o ano anterior.
 
Fase do humor
  • João Miguel Junior/TV Globo

    A atriz Cláudia Abreu, bandida atrapalhada em novela

A personagem de Cláudia Abreu em "Marias do Lar", próxima novela das sete da Globo, não fará a linha Teresa Cristina, papel de Christiane Torloni em "Fina Estampa". Será, sim, uma vilã, mas enveredando mais pelo lado comédia. Um tipo bastante atrapalhado.
 
Jornalismo   
A partir do dia 5, o "DF TV 1ª edição", da Globo, terá Fábio William na apresentação do telejornal, antes comandado por Alexandre Garcia e Liliane Cardoso. Com a chegada do Fábio, Alexandre passará a fazer parte da equipe de comentaristas. Liliane, por sua vez, passará para as funções de editora especial.  
  • Rodrigo Belentani/Divulgação

    O narrador da Band, Téo José

 
Também não foi
Téo José esteve na Record, no começo da semana, atendendo a um convite da sua direção. Foi, conversou, mas preferiu deixar tudo como está. Vai continuar na Band.
 
Ecologia
No "Good News", às 21h45 de hoje, pela Rede TV!, Anelise de Oliveira conversa com Johan Van Lengen, considerado o pai da bioarquitetura no Brasil, técnica de construção ecológica, sustentável e de baixo impacto ambiental --de origem indígena.
 
Eder na Band
No "Band Clássicos", que a Bandeirantes exibe neste domingo, às 12h45, destaque para a matéria especial sobre a carreira de Eder Jofre, um dos maiores ídolos do nosso esporte em todos os tempos. Apresentação de Daniela Freitas.
 
Bate - Rebate
  • Na Record News, neste sábado, às 22h, o programa "Receita pra Dois" irá exibir uma entrevista do Edu Guedes com Felipe Massa. 
  • Em setores da Globo há uma preocupação com a Fórmula 1 neste domingo.
  • A corrida não vale rigorosamente nada.
  • A Globo está quietinha com relação ao próximo "Big Brother", mas todas as providências continuam sendo tomadas.
  • A casa, por exemplo, está em fase final de reformas na sua parte externa.
  • O UFC já não merece tantos cuidados da Rede TV! nas suas apresentações dos sábados.
  • A ordem agora, ao que parece, é apenas cumprir tabela e levar do jeito que dá até o final do ano.
  • Enquanto não é chamado pela Globo para novo trabalho, Fulvio Stefanini pretende se dedicar mais intensamente ao teatro.
  • Aliás, Tarcísio Filho é outro completamente esquecido pela TV. Como entender certas coisas?
  • Fernando e Sorocaba serão os convidados deste domingo no "De Frente com Gabi" do SBT.
 
C'est fini
Neste sábado, a partir das 21h30, no HSBC do Rio, haverá uma apresentação de Ivete Sangalo. A cantora fez questão de enviar convites do show para todo o elenco que trabalhou com ela na série "As Brasileiras". 
 
A propósito: por obra do acaso ou de propósito mesmo, Cláudia Leitte e Ivete Sangalo ocuparam os melhores camarins do Credicard Hall durante a gravação do "Show da Virada". Outros, menos favorecidos, como não poderia deixar de ser, saíram reclamando.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos