Morte do cinegrafista Gelson Domingos foi tragédia que se repetiu

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Reprodução

    Foto do cinegrafista Gelson Domingos da Silva, 46, morto neste domingo durante uma operação do Bope em uma favela do Rio

    Foto do cinegrafista Gelson Domingos da Silva, 46, morto neste domingo durante uma operação do Bope em uma favela do Rio

Em 6 de novembro de 2010 esta coluna, em uma de suas notas, tratou do assunto "Emissoras de TV treinam equipes de reportagem para cobertura policial". Triste coincidência à parte, neste último dia 6 de novembro de 2011 --exatamente um ano depois-- o cinegrafista da TV Bandeirantes, Gelson Domingos da Silva, foi morto em um confronto com traficantes na favela Antares, zona oeste do Rio de Janeiro.

 
Houve o treinamento, Domingos estava com colete à prova de balas, era reconhecidamente um profissional experiente, mas ainda assim foi atingido e veio a falecer, apesar dos cuidados tomados pelas emissoras e pela própria polícia neste tipo de trabalho. Só nos resta lamentar pelo Domingos, pelo Tim Lopes no passado e por tantas outras pessoas, vítimas dessa violência que não tem fim.
 
Jornalismo 
Givanildo Menezes é o novo diretor de jornalismo da TV Record Rio, em substituição a Orlando Loureiro, que foi para a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás. Menezes desempenhava as mesmas funções em Porto Alegre, que agora tem à frente a jornalista Vânia Lain.
 
Mercado 
Dois conhecidos roteiristas deixaram a Record nesses últimos dias: Nélio Abbade, ex-colaborador nas novelas de Carlos Lombardi na Globo, e Jorge Cesar Barbosa, ex-roteirista do "Zorra Total" e "Pânico na TV".
 
Reality do UFC
A Globo já tem definidas as datas para a realização do reality do UFC, que pela primeira vez vai acontecer fora dos Estados Unidos. Serão 12 programas, exibidos aos domingos, depois da meia-noite, entre 25 de março e 2 de junho do ano que vem, reunindo 16 participantes.
 
Bem da verdade 
Sobre notícias desencontradas a respeito do caso, a atriz Elaine Cristina informa que não estava em processo de separação do ator Flávio Galvão. Ele saiu de casa no dia 12 de agosto deste ano e o processo do divórcio aconteceu em 2 de setembro. As datas mencionadas em outras publicações não correspondem. É isso. E só isso.
 
Primeria bateria 
Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho, autor e diretor, encerraram no domingo a visita a Ilhéus, na Bahia, depois de um primeiro contato com as prováveis locações da novela "Gabriela". Por mais estranho que possa parecer, outras regiões do Nordeste do país também serão avaliadas por equipes da Globo. 
 
Número especial 
"Coral de ruas", especial da Record, além de cinco edições dentro no programa "Hoje em Dia", de 19 a 23 de dezembro, terá direito ainda a um grande show, dia 26, com todos os participantes. A proposta do programa é selecionar moradores de rua e mendigos, e tentar encontrar entre eles talentos musicais.
 
Planejamento  
Eliana já está com o seu esquema de gravações fechado. A última será no dia 20 de dezembro. Depois disso, férias para toda a equipe, com toque de reunir em meados de janeiro. Em meio a isso, a confraternização básica de todos os anos.
 
Espera nervosa 
O elenco do "Show do Tom", com exceção do seu titular, continua na expectativa de um posicionamento da direção da Record. Todos os contratos vencem no final do ano e até agora ninguém foi comunicado oficialmente de nada. Estão todos bastante inseguros e alguns já começam a procurar caminhos alternativos.
 
Liquidação total 
Silvio Santos, como garoto-propaganda, informou domingo, durante o seu programa, que as sobras do extinto "Baú", na Ataliba Leonel, em São Paulo, estão disponíveis também para o consumidor tradicional. E não apenas para funcionários do SBT.
 
Audiência histórica 
O canal Fox, que desde agosto tem Paulo Franco como vice-presidente de Programação e Conteúdo, chegou a uma marca histórica no dia 18 passado, faixa das 10 da noite, com a estreia da nova temporada da série "The Walking Dead". Audiência de 1,47 ponto, a maior das TVs pagas no horário e recorde da emissora no Brasil em todos os tempos.
 
Bate - Rebate
  • O "Programa do Gugu" foi novamente a melhor audiência da Record, média nacional, na última semana. O "Domingo Espetacular" ficou em segundo lugar.
  • Entre outras curiosidades, "Vidas em Jogo" é a novela melhor colocada, na terceira posição.
  • "Rebelde", apesar de todo barulho em cima, está em sexto.
  • Em alguns setores da Globo, dizem que a indicação para Juliana Paes fazer a protagonista de "Gabriela" teria partido de Manoel Martins, do Entretenimento.
  • Entre outras razões, duas em especial: o prêmio e a repercussão do Emmy conquistado por "Caminho das Índias", da qual ela fez parte. 
  • Estuda-se outras possibilidades, como um lançamento, porém Juliana não foi inteiramente descartada.  
  • Neymar será o entrevistado do Roberto Cabrini numa edição especial do "Conexão Repórter", amanhã, no SBT.
  • O ator e diretor Selton Melo será o convidado do apresentador Cunha Jr., no "Vitrine", desta terça-feira (8), 20h40, na Cultura. 
  • Oscar Magrini irá integrar o elenco do musical "Xanadu", de Miguel Falabella, que estreia em 2012.
  • TV Gazeta vai destacar cerca de 40 profissionais para a cobertura da São Silvestre no dia 31 de dezembro.
  • Em boa parte, as imagens da prova são geradas pela Globo, em uma parceria que já dura 29 anos.
 
C'est fini
Nota da coluna no sábado, sobre a estreia de "Carrossel" em 16 de janeiro, às 20h15, já causa preocupações na programação da Record. O temor é que essa novidade possa trazer complicações para a audiência de "Rebelde", quando as duas concorrerem diretamente.
 
A Record vai gravar uma edição especial do "Balanço Geral nos Bairros", no feriado do dia 15, em Santana do Parnaíba, para exibição dia 19. Estão confirmadas as participações de Joana Machado, Mel Fronckowiak, Chay Suede, Jorge e Mateus, Britto Junior, Geraldo Luiz e Henrique Lemes, entre outros. 
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos