Falta compromisso no Jornalismo do SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery

Se existem pretensões mais sérias no SBT quanto ao seu jornalismo, é preciso – antes de tudo – corrigir distorções de muito tempo na produção dos seus informativos.

Como se admitir, por exemplo, a existência de um telejornal gravado com seis ou oito horas de antecedência, como acontece com o “Jornal do SBT“, apresentado por Analice Nicolau e Hermano Henning, em três edições a partir das quatro da manhã?

Talvez seja este um caso único no mundo. Não se tem notícias de outro. Embora se tente mascarar, em algumas situações, com entradas “ao vivo” de repórteres, isso está longe de atender a expectativa do público - é impossível avaliar a quantidade de informações importantes que são omitidas entre a sua edição e exibição. Não há, como se verifica, o menor compromisso com a notícia.

Todo esse pouco caso se dá simplesmente porque querem economizar com a redação, equipes de estúdios ou externas. Economia na base da porcaria. Voltando ao início, se há realmente o desejo de realizar um trabalho mais responsável, é bom começar por aí. Ou tirar do ar e deixar de enganar o telespectador.

Mais essa
Na Record se pretende agora realizar um especial em cima de quem, no meio artístico, durante o decorrer do ano, foi notícia no bom ou mau sentido. Uma retrospectiva só em cima disso.

Material, segundo se informa, não falta. O que falta mesmo é o sinal da área comercial.   

Complicou

  • Divulgação

    Gorete Milagres como a personagem Filó

Pessoal que trabalha no SBT está estranhando um pouco a Gorete Milagres nesta sua fase mais recente.

Ninguém sabe quando é ela mesma ou a Filomena, do Oh! Coitado. Pareceu que assumiu a personagem de vez.

Absurdo

 

  • Reprodução/TV Globo

    Monalisa Perrone durante o "Jornal Hoje" (31/10/2011)

Os repórteres da Globo, em São Paulo, agora são acompanhados de seguranças para impedir a repetição de fatos deploráveis, como foram vítimas mais recentemente José Roberto Burnier e Monalisa Perrone.

Tudo por causa de um idiota e covarde, que só pensa em aparecer.

Mordaça
Os artistas de novelas da Record agora reclamam, porque foram proibidos de falar. Não podem mais dar entrevistas ou declarações sobre os seus trabalhos na emissora.

A pergunta de todos, é no que isso pode colaborar, por exemplo, para o aumento da audiência?

 Ponta de estoque - 1
Como não conseguiu vender todos os produtos do falecido “Baú da Felicidade” antes de passar para o “Magazine Luiza”, Silvio Santos mandou recolher o que sobrou e guardar no antigo teatro da Ataliba Leonel.

Passo seguinte, autorizou uma grande liquidação para os funcionários do SBT.

Ponta de estoque - 2
O problema é que as instalações da Ataliba Leonel necessitam de alguns reparos. Falta inclusive iluminação em determinados setores, e isso, aliado à desorganização, acabou desagradando quem se aventurou a adquirir algum eletrodoméstico.

O preço colocado é atraente, mas a canseira...  

Prejuízo
Vários funcionários da Record, na viagem de volta do México, antes mesmo de embarcar para o Brasil, tiveram vários dos seus pertences roubados, além de outros extravios em suas bagagens. Malas cortadas com canivete.

Uma coisa lamentável.

Próxima parada
Depois de “O Astro”, com um trabalho muito bom, Marco Ricca agora é disputado na Globo.

Oficiosamente se informa que ele já estaria reservado para a próxima novela das seis, de Elizabeth Jhin, sobre espiritismo.

Enquanto não há essa decisão, ele filma em Brasília “Os fins e os meios”, de Murilo Salles.

Muita chuva
O tempo é o mais novo complicador da minissérie da Record, “Rei Davi”, em gravações na cidade de Diamantina, Minas.

Chove demais. Por causa disso, a viagem de outros atores para aquela localidade foi cancelada e já se fala que, em função disso e de outras coisinhas, a estreia anunciada para janeiro pode acontecer só em março.

Homenagem a Chalita

  • Matheus Cabral/TV Globo

    Cena em que Jorge (Fábio Assunção) dirige Jurandir (Érico Brás) e Bia (Malu Rodrigues)

Em “Tapas & Beijos”, da Globo, na próxima terça-feira, Jorge (Fábio Assunção) decide fazer um novo show chamado “O Harém de Chalita”, que conta a história do dono do Rei do Beirute (Flávio Migliaccio) e sua falecida esposa Sulamita.

Ele inclusive assumirá a função de diretor.

 

Bate – Rebate

  • Divulgação/TV Globo

    O ator Mateus Solano

  • Mateus Solano gravou participação especial em um episódio de “A Mulher Invisível”.
  • O escritor e produtor cinematográfico mexicano, Guillermo Arriaga, conduziu uma oficina de roteiro na Globo, quinta e sexta-feira, apenas para funcionários da emissora.
  • Rede TV! ainda não tem nada resolvido sobre quem irá dirigir o seu departamento de esportes.
  • “Labirinto” passa a substituir “O Quinto dos Infernos”, a partir de amanhã, 23h15, no Viva.
  • A direção da TV Gazeta informa que não há nenhuma negociação em curso com a apresentadora de culinária Palmirinha.
  • A partir de hoje, o “Domingão do Faustão” volta a ser apresentado em dois tempos na Globo.
  • O primeiro, antecedendo o futebol, das 15h35 às 16h45.
  • Depois, a partir das 19 horas, com a segunda parte. A dupla Zezé di Camargo e Luciano, ao vivo, será uma das atrações.
  • Reportagens da Cecília Malan, nova correspondente em Londres, já estão entrando em todos os telejornais da Globo.
  • Bandeirantes já tem montado todo o seu esquema de carnaval. Novamente Salvador, Recife e Olinda.

C´est fini
A protagonista da próxima das seis da Globo, escrita por Elizabeth Jhin, poderá ser uma atriz ainda desconhecida. Na verdade, há quem garanta que o diretor Rogério Gomes, o Papinha, já tem esse nome fechado.

De qualquer forma, sabe-se também que ele realizou vários testes com meninas que participaram da última “Malhação”. A sua decisão será conhecida em breve.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos