Eriberto Leão deve ser o protagonista de "Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa, na Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Eriberto Leão em cena de "Insensato Coração" (março/2011)

    Eriberto Leão em cena de "Insensato Coração" (março/2011)

Eriberto Leão é um nome bastante cotado para fazer o protagonista de “Velho Chico”, novela de Benedito Ruy Barbosa, sobre transposição das águas do rio São Francisco. Se nada se alterar, será o quarto trabalho dessa parceria, depois “Cabocla”, “Sinhá Moça” e “Paraíso”.

Na trama em questão, o autor pretende mostrar a realidade de vida dos ribeirinhos e, se possível, promover um debate, através de seus vários personagens, em cima do que este projeto poderá significar sob o ponto de vista ambiental.
Entende o Benedito que uma novela, com a força que tem, poderá colaborar de maneira importante na discussão e esclarecimento do assunto.

É uma batalha de muitos anos, e ele encara o desafio como uma missão de vida. Claro que, antes de tudo, será necessário o sinal verde da direção de Entretenimento da Globo. Aprovação, que é aguardada, mas que até agora ainda não existe. De qualquer forma, para a direção-geral de “Velho Chico”, já existe uma conversa com Luiz Fernando Carvalho.
 
Começou
A Record deu início segunda-feira, em São Paulo, às gravações do especial  “A Voz das Ruas”, que será exibido de 19 a 23 de dezembro, dentro do “Hoje em Dia”. O formato é da  Fremantle, com apresentação de Marco Camargo. Em 5 episódios, ele irá tentar descobrir nas ruas cerca de 20 talentos musicais.

  • AgNews

    Cantora Luiza Possi comparece no quinto dia de desfiles do SPFW na Bienal (17/6/11)

 
Campanha beneficente
Com o apoio da cabeça de rede, a TVB - Campinas, afiliada da Record, irá desenvolver uma campanha em benefício do Centro Infantil Boldrini, que auxilia crianças com câncer.

O evento, no dia 19, deve atingir aproximadamente 60 cidades, com as participações de Luiza Possi, Higor Rocha, Henrique Lemes, Elen Lyu, e Bruna e Matheus, entre outros.
 
A propósito
Luiza Possi fechou um contrato com a Record Internacional, inicialmente, para trabalhar na cobertura do Carnaval 2012, na Bahia. Mas a emissora já estuda também a possibilidade de convidar a cantora para participar de outros eventos.
 
Ritmo lento
Apesar da simpatia de Silvio Santos pela volta de um programa com Moacyr Franco e Gorete Milagres, por enquanto o que existe é só isso. E nada mais que isso. Moacyr ainda não conseguiu encontrar tempo para se dedicar ao projeto. Se sair, será só no ano que vem.
 
Menos, menos
Muito tem se falado sobre o sucesso de audiência do  “Zorra Total”, na Globo, aos sábados, alavancado pelo quadro do “Metrô”. Isso é uma coisa. A outra, que seus redatores devem ficar mais atentos. Para ser engraçado não precisa baixar tanto o nível.
 
História do cabelo – 1

  • Roberto Nemanis/SBT

    Menina Maisa no "Programa Silvio Santos"

Teve um bastidor importante nessa história da menina Maisa, do SBT, mudar o penteado por causa da novela "Carrossel". Na verdade, só se tocaram dessa necessidade na avaliação do material, depois de muita coisa gravada. Não havia, até aquele momento, nenhuma diferença no visual da atriz com a apresentadora infantil, cabelos cacheados, à La Shirley Temple.
 
História do cabelo – 2
Tudo isso deu no seguinte: jogar fora o que já estava gravado, inventar um novo penteado e começar do zero. Foi o que aconteceu. Maisa já grava com os cabelos lisos. Agora resta saber se no programa ela terá os cachos de volta.
 
Reaproximação
Alberto Villas, dispensado da direção de jornalismo do SBT, tem retomado seus contatos com os amigos de Globo, mais precisamente aqueles ligados ao “Fantástico”. Há uma boa torcida pela sua volta.
 
Planejamento
Organizadas, as equipes do “Fantástico”, da Globo, responsáveis por séries, trabalham com uma frente de gravação que, no mínimo, já cobre o período de janeiro e as primeiras semanas de fevereiro.
 
Ranger de dentes

  • Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

    Ignácio Coqueiro, diretor de TV, em entrevista ao Canal Zap (março/2010)

Na teledramaturgia da Record, já de muito tempo, existem artistas demais e trabalhos de menos. Ignácio Coqueiro, diretor de “Navegantes”, substituta de “Vidas em Jogo”, em meio a tantas opções não deverá enfrentar dificuldades para fechar o elenco da novela. Sua missão, no entanto, é tentar desagradar o menor número de pessoas possível, uma vez que muitos ficarão fora da lista.
 
Bons índices
O "Programa do Gugu", nos domingos da Record, fechou outubro em segundo lugar isolado de audiência, com 12 pontos na Grande São Paulo.

Destaque para os resultados alcançados no último final de semana, quando chegou a liderar durante uma hora e dezessete minutos. Na média geral, deu 13, ante 17 da Globo.
 
Bate – Rebate
 

  • Selton Melo está inteiramente dedicado ao trabalho de divulgação do filme “O Palhaço”. Tem marcado presença em todas as mídias.
  • Helen Ganzaroli retomou a gravação de um programa de vídeos divertidos para o SBT.
  • Enquanto algumas companheiras de “Pânico” utilizam as redes sociais para promover “barracos”, a panicat Aryane Steinkopf, bem orientada, usa o mesmo espaço para enaltecer as empresas que a apoiam.
  • Desanimada com os resultados, a Globo deu o chamado tempo na exibição de programas de humor depois do “Fantástico”.
  • Até porque, quem estava se divertindo mesmo era a concorrência.
  • A Globo, exibindo filmes, na sessão “Domingo Maior”, entristece seus comediantes e redatores de humor, é verdade, mas se mantém em primeiro lugar no horário.
  • Depois que a série “Aline” foi retirada abruptamente do ar por decisão da programação, Maria Flor não voltou mais à grade da Globo.
  • Devemos acreditar que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
  • Curiosamente, Denise Fraga, sempre um grande sucesso no teatro, é outra que desapareceu dos programas da Globo. E faz tempo!
  • Aliás, se for para montar uma lista, Cláudia Abreu não pode ficar fora. Seu último trabalho em novelas aconteceu em “Tres irmãs”, exibida entre 15 de setembro de 2008 e 10 de abril de 2009.

 
C’est fini
 
A Globo prentedia viabilizar uma edição especial de  “O cúpido” com a história dos atores Glória Menezes e Tarcísio Meira. A proposta entrou em discussão, mas não passou. A ideia é voltar ao assunto em 2012, quando o quadro terá nova temporada no “Fantástico”.
 
Hoje tem “Liga dos Campeões”, na Band, Lyon x Real Madrid, a partir das 17h, com narração de Teo José e comentários de Mauro Beting. O “Brasil Urgente”, do Datena, não será apresentado. À noite, com Luciano do Valle, Edmundo e Fernando Fernandes, a Band mostra para todo o Brasil a “Sul-Americana”, Universitário e Vasco. A Globo, por sua vez, depois de “Fina Estampa”, terá filme em São Paulo e o futebol na rede.   
 
E ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos