Nesta sexta (14), em Guadalajara, começa o Pan 2011, com cobertura exclusiva da Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • REUTERS/Jose Miguel

    Guichê de ingressos para o Pan-Americano de Guadalajara, no México

    Guichê de ingressos para o Pan-Americano de Guadalajara, no México

No passado, quando existia a OTI – Organização da Televisão Ibero-Americana, que controlava os direitos de TV para eventos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, as grandes redes de televisão, como Globo, SBT, Record e Bandeirantes, foram proibidas de transmitir os Jogos Pan-Americanos. Caso contrário, se assim não agissem, estariam automaticamente fora da Olimpíada de Seul, em 1988, e da Copa da Itália, em 90.

O telespectador brasileiro só assistiu aos jogos de Indianápolis, em 1987, porque a empresa Kock-Tavares, como válvula de escape, colocou o Pan na TV Gazeta com resultados de audiência bem significativos, nunca antes registrados por esta emissora. Lá, o nosso basquete masculino, vencendo os donos da casa, conseguiu um dos seus títulos mais emocionantes.

Nesta sexta (14), em Guadalajara, começa um novo Pan, com cobertura exclusiva da Record. Até mesmo os canais fechados estarão de fora. Todas as nossas principais modalidades esportivas serão representadas, com chances de alcançar medalhas. Que a Record saiba se aproveitar desta oportunidade e, ao contrário da Gazeta, faça por conservar os resultados que essas transmissões certamente irão oferecer.   
 
Canal Fox
Um dos assuntos mais comentados entre os representantes da TV brasileira na feira de produtos esportivos, Sportel, encerrada ontem em Mônaco, foi a contratação de Eduardo Zebini pelo Grupo Fox.

Outro forte indicativo para isso é o fato dele já ter se desligado do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, onde vinha atuando até o último mês. Procurado, Zebini não foi localizado pela coluna.
 
Passo à frente
Pessoal da Fox no Brasil continua em negociações com as principais operadoras de TV para a colocação dos seus canais. Inclusive um especializado de esportes. Há muita pressa em se resolver este assunto.
 
Nada agora
Sobre os mundiais na Rússia, em 2018, e Catar, em 2022, Globo e Fifa só devem começar a conversar no segundo semestre do ano que vem. Os dois eventos serão incluídos num só pacote.
 
Mais demissões no SBT
As demissões na teledramaturgia do SBT não se limitaram a saída do diretor Del Rangel, decidida na última terça-feira.
Os colaboradores de Tiago Santiago em “Amor e Revolução”, Renata Dias Gomes, Miguel Paiva e Elliana Garcia, também foram dispensados. A justificativa é a mesma: contenção de despesas.
 
Caravana
A última apresentação de Justin Bieber em São Paulo, domingo passado no estádio do Morumbi, foi assistida por todo o elenco infantil da novela “Carrossel”. As crianças, convidadas pela organização do show, foram acompanhadas dos seus pais.
 
No pacote
Os detentores dos direitos do UFC, em negociação com as emissoras brasileiras – há um leilão em curso, incluíram no pacote de transmissão das lutas a produção de um reality show, em moldes parecidos com o que já existe nos Estados Unidos.

São 16 competidores, divididos em duas equipes, com dois deles se enfrentando em cada episódio. O vencedor da grande final ganha um contrato para competir na categoria principal.
 
Nome dele
Em duas semanas será oficialmente inaugurado o novo anel viário da rodovia Anhanguera, conjunto de viadutos em frente ao SBT, que irá receber o nome do empresário Silvio Santos. Projeto do deputado estadual André Soares, do DEM, por acaso filho do missionário R.R. Soares.
 
Tudo como sempre
José Luiz Datena só aceitará fazer novo programa na Band se deixar o “Brasil Urgente”. Possibilidade que a direção da emissora não aceita nem mesmo discutir. Diante disso tudo deve continuar exatamente do jeito que está.
 
Teatro
O espetáculo “Depois Daquela Viagem” encerrou nesta quinta-feira temporada no Sesc Consolação, mas voltará a ser apresentado em São Paulo, antes de iniciar viagem por outras capitais e cidades. Um novo teatro está sendo acertado.

O texto é de Dib Carneiro, baseado no livro de Valéria Piassa Polizzi e direção de Abigail Wimer. Mostra o preconceito e as dúvidas de uma garota que aprendeu a conviver com o vírus HIV.  
 
Por enquanto, nada
Não houve, pelo menos até agora, nenhum contato da Globo com o ator Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos. Oficialmente, pelo menos, é isso. Mas já se falou de um possível interesse de Glória Perez em contar com este artista em sua próxima novela.
 
Bate - Rebate

  • A MTV perdeu cerca de 15 profissionais para o canal Mix TV.
  • A concorrência entre as duas emissoras, direcionadas para o público jovem, se acentuou nos últimos tempos.
  • O terceiro canal SporTV foi lançado no último dia 1º, mas só para assinantes da GVT e Telefônica.
  • Em novembro, segundo se confirma, será a vez da Oi. Nada acertado ainda com Sky ou Net.
  • A Bandeirantes deixou para o ano que vem o projeto de um novo programa da tarde. Março ou abril.
  • Depois do último programa gravado, o “Domingão do Faustão”, neste fim de semana, voltará a ser apresentado ao vivo.
  • Não existiram consequências comerciais com o caso Rafinha Bastos. O faturamento do “CQC” permanece o mesmo.
  • O programa tem todas as cotas comerciais vendidas e os seus intervalos continuam recheados.
  • Merece destaque o trabalho da atriz Ana Beatriz Nogueira em “A Vida da Gente”, nova novela das 6 na Globo.
  • A autora Lícia Manzo é uma das mais entusiasmadas com o seu desempenho.

C´est fini
 
Nilton Travesso está quase no ponto, depois de uma pequena cirurgia no braço no começo da semana. Mas nada que impeça as suas atividades na Jovem Pan e “Saia Justa”, do canal GNT.
 
Então, é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos