A aposta certa da Globo em "O Astro"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery

A Globo teve acertos interessantes com o remake de “O Astro”. Tudo funcionou bem, desde a escolha da novela - desconhecida por boa parte do público - até as decisões sobre o número de capítulos, definição dos autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro para a adaptação e a seleção do elenco.

Os seus resultados já indicam e apontam para novas experiências no horário ainda no decorrer do ano que vem. Walcyr Carrasco, sem férias, ao fim de “Morde & Assopra”, vai iniciar imediatamente os trabalhos de “Gabriela”.

Alguns aspectos devem ser considerados. Há, nesta faixa das 11, a possibilidade de se ousar muito mais, ao contrário de outros horários, engessados ou limitados pela “classificação indicativa”. Existe maior liberdade para os campos de criação e realização.

Como se verifica, “O Astro” não apenas veio para homenagear os 60 anos da teledramaturgia. Foi uma aposta que deu certo e deixa abertas as portas para se resgatar, a partir daqui, outras importantes obras do passado.

Record define equipe de próxima novela
Renato Modesto, um dos colaboradores mais importantes do Walther Negrão na Globo, acaba de acertar com a Record.

Ele irá simplesmente dividir a autoria de “Navegantes”, substituta de "Vidas em Jogo", com Lauro César Muniz. Os colaboradores serão Mario Viana, João Gabriel Carneiro e Mariana Vielmont. Estreia em 2012
 
Igreja - 1
A Rede TV! voltou a atrasar o pagamento dos PJs – pessoas jurídicas – em todos os níveis. E ainda não há uma previsão para isso. A solução, lamentavelmente, pode estar na venda de novos horários para a igreja do Valdemiro Santiago.
 
Igreja - 2
Já existem avisos no departamento comercial da Bandeirantes sobre a necessidade de, desde já, prospectar prováveis clientes para o horário atualmente ocupado pelo R. R. Soares na faixa da noite. A sua saída em definitivo está combinada para o dia 31 de janeiro.
 
Só como informação
O bispo R.R. Soares está na faixa nobre da Band, e pagando bom preço por isso desde o dia 1º de janeiro de 2003. Portanto, já se vão oito anos. Quase nove. Para falar da sua saída, é sempre recomendável usar de certa cautela. Esperar pelos 45 do segundo tempo.

  • AgNews

    Seu Jorge e Marina Lima fazem dueto no "Som Brasil" em homenagem à cantora, exibido em julho

 
Cara nova
A partir do ano que vem, o “Som Brasil”, da Globo, vai apresentar um novo formato, diferente do que ainda existe, homenageando artistas. O diretor Luis Gleiser deve fazer o anúncio sobre essa novidade muito em breve. O último do modelo atual será exibido dia 25 de novembro, com os sertanejos Zezé di Camargo e Luciano.
 
Nova série
A série “Descolados”, que já esteve na MTV, vai estrear dia 8, sábado, às 23h20, na Bandeirantes. Produção da Mixer. O horário assusta um pouco. Entrará imediatamente após o ”Projeto Fashion” da Adriane Galisteu.
 
Ao contrário
A Bandeirantes vai esperar mais uma ou duas semanas e, de acordo com os resultados, inverter a ordem de apresentação do programa da Adriane Galisteu. O inédito poderá entrar nas noites de terça-feira, logo depois do bispo, e a reprise aos sábados.
 
Esclarecimento
Diferentemente do que aqui foi colocado, o SBT informa que a apresentadora Cynthia Benini não esticou as suas férias em mais 10 dias. Ao contrário, ela está de licença médica. Em e-mail, foi solicitado que essa licença fosse prolongada.
 
Quase parando
No SBT, há um certo mal-estar com a demora na contratação do elenco adulto da novela “Carrossel”. Isso está emperrando os trabalhos.

Não será nenhuma surpresa se mexerem na data – 10 de outubro – que estava prevista para o início de gravações. Por enquanto, só as crianças estão certas.
 
Temperatura máxima

  • Reprodução/Blog Aguinaldo Silva

    Malvino Salvador e Carolina Dieckmann gravam cenas de "Fina Estampa"

Aguinaldo Silva não pretende transformar Malvino Salvador em lutador de UFC em “Fina Estampa”. Essa possibilidade não existe.

Na verdade, a “briga” do Malvino sempre será com a ex-mulher, Carolina Dieckmann. Lá na frente, os dois irão se entender e aí, segundo o autor, “brigar na cama”.
 
Caso Wanessa
Helio Vargas e Tadeu Jungle, diretores da Band, antes do “CQC” na última segunda-feira, tiveram uma conversa séria com Rafinha Bastos sobre o episódio Wanessa Camargo. Cogitou-se, inclusive, o seu afastamento do programa por tempo indeterminado. O caso ainda não está totalmente contornado.
 
Bate - Rebate
 

  • Interessante a explicação de Honorilton Gonçalves, dizendo que o corte de horas extras na Record se deu para preservar a saúde dos funcionários.
  • Se realmente foi essa a intenção, é preciso que o mesmo aconteça com os PJs – pessoas jurídicas – que passaram a trabalhar quase o dobro depois de tais medidas.
  • E não estão recebendo um centavo a mais por isso.
  • É bom também olhar pela “saúde” deles.
  • A Medialand fechou uma parceria com o Youtube, para o lançamento do canal de conteúdo "MedialandTV".
  • Para a estreia, a produtora preparou séries inéditas com foco no público da Internet: "Doutor Plástica", "Show de Polícia" e "Operação Policial - Entrevista".
  • Na segunda que vem, 9 da noite, Orlando Morais estreia no Canal Brasil com o programa “Lá”, que mistura ritmos e sons de diferentes nacionalidades.
  • A Vida da Gente”, nova das seis na Globo, com o seu segundo capítulo, repetiu a audiência de estreia. Deu 23 pontos.
  • Enquanto isso, também na terça, “Fina Estampa” manteve seu Ibope em alta. 42 pontos de média e 64% de participação. Dados de São Paulo.
  • Humberto Martins faz em “O Astro” um dos seus melhores trabalhos na TV.
  • Em algumas cenas, no entanto, fica meio complicado entender o que ele está dizendo.

C'est fini

Na edição desta quinta-feira, o “Jornal Hoje”, da Globo, estreia um quadro sobre os problemas ambientais no Brasil. As reportagens irão destacar as soluções que são encontradas – aqui e no mundo – para atacar questões como acúmulo de lixo, poluição dos rios, do ar etc. A primeira reportagem vai mostrar os desafios para reciclar o lixo no Brasil e comparar com a política ambiental do Japão. Lá, o maior trabalho dos garis não é juntar o lixo, mas encontrar um pedacinho de papel caído nas ruas.
 
Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos