Record insiste em produzir jornalismo de qualidade duvidosa

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação

    O apresentador da Record William Travassos

    O apresentador da Record William Travassos

A Record está marcando perigoso passo no seu jornalismo. Foram feitos investimentos importantes em pessoal, equipamentos, mesmo em horas de programação, e o resultado que se tem está abaixo do esperado.

Hoje, para se dar amparo ao que seriam as suas necessidades, existem correspondentes espalhados pelo mundo inteiro e por aqui, entre o que se entende como matéria prima indispensável, helicópteros à vontade servindo praças como São Paulo, Rio e Minas Gerais.

O contraste apresentado, como resultado final, dá bem uma noção de tudo. Se de um lado temos o “Jornal da Record” com qualidade e classe, atendendo perfeitamente a expectativa do seu público, na outra ponta ainda se encontra o que há de pior do popularesco e policialesco, reprisado à exaustão no mesmo dia. Parecem dois departamentos diferentes.

Ainda na semana que passou, um dos seus apresentadores, ao se referir a um paciente famoso, péssimo gosto a parte, disse que “essa doença dá em gente. Não em poste”.

Está na hora de pular essa etapa. Se há mesmo a pretensão de crescimento, a Record deve repensar o seu jornalismo de uma maneira mais uniforme. Do que até agora foi feito, verifica-se, o investimento em itens como credibilidade e qualidade ainda não aconteceu na medida que se deseja.

Antes assim
Após sofrer pressão de dentro e fora da sua sede, a direção da Record decidiu suavizar a atuação dos “Robsons”, apelido dado aos fiscais encarregados de acompanhar os passos dos funcionários.

As coisas, aos poucos, começam a ficar mais tranquilas.

Na contramão
Curioso o que acontece. Enquanto a argentina Cuatro Cabezas alcança hoje fora de lá, ou mais precisamente aqui no Brasil, os seus melhores resultados, empresas como a europeia Endemol e americana Turner Broadcasting continuam construindo bases importantes em Buenos Aires.

Os incentivos fiscais concedidos pelo governo do país vizinho podem estar pesando bastante.

Start

  • lgação/TV Globo

    Glenda Kozlowski, apresentadora do "Hipertensão"

Completado os trabalhos de pré-produção, começam hoje na Argentina as gravações do “Hipertensão”, com direção do Boninho.

A estreia está anunciada para 8 de setembro e o programa ficará no ar até 27 de outubro, entrando depois da novela “O Astro” e “Fantástico”.

E outra
Sobre o “The Voice”, que também vem por aí na Globo, a Universal tem os direitos mundiais sobre o lançamento de um disco do programa. Só que no Brasil esta gravadora trabalha com a Record.

Diante deste quadro e como tal operação também não foi considerada importante, o assunto nem foi discutido.

É aquele negócio
Levando-se em conta só os primeiros seis meses deste 2011, o acesso aos canais pagos cresceu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Hoje são 11,3 milhões de lares brasileiros com acesso a TV paga.

Futebol
Está praticamente fechado o acordo que possibilitará à Bandeirantes transmitir os amistosos da seleção brasileira.

O vice-presidente da emissora, Marcelo Meira, tem se encarregado pessoalmente do assunto. O acordo deve começar a valer depois do jogo contra Gana.

Ducha fria
Apesar dos pilotos gravados e da expectativa de estreia para setembro, já não existe mais a pretensão de se levar para a televisão uma versão do programa “Na Geral”, da rádio Bandeirantes.

Na verdade, a ideia agora é procurar uma outra linha de humor, algo que não tenha referência com o trabalho atual. Mas, qualquer coisa, só para o ano que vem.

Cinema

  • Divulgação/Revista Quem

    Mariana Rios está no elenco do filme “Vazio Coração”

Têm início nesta segunda-feira, em Araxá, as filmagens de “Vazio Coração”, com direção de Alberto Araújo. Mariana Rios foi a última a fechar a sua participação no elenco que ainda reúne Oscar Magrini, Othon Bastos, Lima Duarte, Murilo Rosa, Patrícia Naves e Bete Mendes.

Depois de Minas Gerais, trabalhos em Brasília. É a história de um filho que luta para reconquistar a confiança do pai.

Contrato novo
Daniela Carvalho, protagonista da “Malhação”, que chegou ao fim na sexta-feira, renovou contrato por mais dois anos com a Globo.

A exemplo de outros atores que participaram do mesmo trabalho, o seu compromisso venceria no final deste mês. Agora, ela fica à disposição das próximas novelas e séries.

Ativados
Desde a última quinta-feira, com a entrada de Luiz Megale, direto de Nova York, no “Jornal da Band”, a Bandeirantes ativou os seus novos correspondentes no exterior.

Sonia Blota, em Paris, e Sérgio Gabriel, na Argentina, também já estão a postos.

Solução conciliatória
Como Nilton Travesso não aceitou dirigir a teledramaturgia do SBT e um outro nome ainda não foi encontrado, Daniela Beyruti promoveu uma demorada reunião com Del Rangel e Reynaldo Boury.

Até segunda ordem, com limites bem estabelecidos, os dois irão continuar tocando os trabalhos. Leon Abravanel, acima deles, passará a tomar conta de tudo.

Bate – Rebate

  •  “Malhação Conectados”, estreia de hoje na Globo, foi classificada pelo Ministério da Justiça como não recomendada para menores de 10 anos.
  • Medida, aliás, que não altera seu horário de exibição.
  • Já se anuncia uma semana de aperto no SBT. Não se fala em demissões, mas em medidas de contenção.
  • A apresentadora da Rede TV!, Maria Paula Limah, hoje cuidando do tempo, já foi praticante do Muay Thai. Diz que se aposentou invicta.
  • Os direitos sobre o título “Os Caras de Pau” foram renovados pela Globo. É só mais um indicativo que o programa vai continuar no ano que vem.
  • Flávio Galvão, chamado pelo Daniel Filho, gravou um dos episódios da série “As Brasileiras”, ainda sem data de estreia na Globo.
  • No teatro, ele está viajando com o espetáculo "As Pontes de Madison".
  • Terminam hoje as gravações da novela “Amor e Revolução” no SBT.
  • Tom Cavalcante, amigo do Rei, também vai assistir ao show do Roberto Carlos, dia 7, em Jerusalém.
  • Entrevista da Hebe Camargo com Ricky Martin, gravada na semana passada, irá ao ar no programa de amanhã, pela Rede TV!.
    • Wayne Camargo/Divulgação/RedeTV

      Hebe entrevista Ricky Martin (26/8/2011)

C'est fini
Sobre nota publicada na edição do sábado, agora se sabe que a jornalista Patrícia Vasconcellos esteve no Guarujá, na festa do SBT, para fazer uma reportagem e, a pedido do próprio Silvio Santos, este material foi levado ao ar dentro do programa dele, no último domingo, num formato muito maior. Daí a razão dela ter aparecido fazendo uma pergunta. Foi isso.

Terminando “Amor e Revolução”, provavelmente em outubro, e começando a exibição de “Corações Feridos”, o SBT deve mudar o horário de apresentação das suas novelas. Fala-se novamente na faixa das 20h30.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos