Autor de "Insensato Coração" vê trajetória vitoriosa e aguarda posição da Globo sobre roubo de capítulos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery

Faltando quatro capítulos para o encerramento de “Insensato Coração”, o autor Ricardo Linhares, que divide os trabalhos com Gilberto Braga, faz uma avaliação bem positiva da novela.  “Foi uma trajetória vitoriosa”, declara.

A produção, ressalta, é o programa mais visto do Brasil, com folga e, cada capítulo tem, aproximadamente, o dobro da audiência da soma de todos os concorrentes.

“Revertemos a curva descendente da audiência do horário. Há anos, toda novela das 9 apresenta média geral menor do que a antecessora. Até julho, a de Insensato já era superior a da novela anterior”, destaca.

De acordo com Linhares, “Insensato Coração” apresentou uma narrativa inovadora, ousada, que no início causou certa estranheza em parte do público, com relação ao ritmo imposto. Mas, ainda segundo ele, logo isso se tornou curiosidade, porque havia sempre coisas novas acontecendo.

Na sua opinião, foi uma trama adulta, forte e polêmica, que não deixou o telespectador indiferente, principalmente por abordar, de forma realista, temas espinhosos, que estão presentes no dia a dia da maioria das famílias brasileiras, como a marginalidade dos filhos da classe média e a homofobia, além do esfacelamento da família, provocado por um filho que optou pelo banditismo.

Quanto ao vazamento de capítulos, Linhares aguarda atitudes da Rede Globo.  

“É a emissora quem tem que tomar providências sobre a venda ou roubo dos capítulos. Quem faz isso deveria ser responsabilizado criminalmente. É roubo de propriedade intelectual.”
 
Derrapada

  • Tabach/Divulgação

    Gilberto Braga, autor de "Insensato Coração", que concedeu entrevista ao "Fantástico" neste domingo (14)

Durante a entrevista de Gilberto Braga a Renata Ceribelli domingo no “Fantástico”, ou deve ter havido algum problema com o gerador de caracteres ou a Globo voltou a cometer um erro muito sério na sua edição. As pessoas do “Povo Fala” não foram identificadas. É bom lembrar que todas têm nome e sobrenome. Falha grave.
 
Tudo se copia
Ainda sobre o “Fantástico”, o programa de domingo também apresentou um quadro sobre pessoas que resolvem alterar as rotinas de suas vidas. Uma executiva e um músico encarando desafios diferentes.

Tudo certo, só que, guardadas as devidas proporções, a Record já teve no “Mudando de Vida” um programa exatamente assim.
 
Provocações
Band e Record continuam se cutucando. No sábado, foram colocadas no ar novas chamadas do “Brasil Urgente”, com o Datena avisando que se o censurarem, pega o boné e vai embora de novo. Tudo fazendo lembrar a sua recente saída da concorrente.
 
Sobre o Datena

 

  • AgNews

    A apresentadora Hebe Camargo, que entrevista Datena nesta terça-feira (16)

Hoje, José Luiz Datena será o convidado na “Roda de Mulheres”, do programa da Hebe Camargo, na Rede TV!. O quadro também conta com as participações da atriz Fafy Siqueira, Hortência e a modelo Caroline Bittencourt.
 
A propósito
O programa da Hebe Camargo poderá voltar, em breve, com a holografia, inclusive se utilizando deste recurso no quadro “Roda de Mulheres”. É uma possibilidade que o diretor Paulo Trevisan já colocou em estudos.
 
Pânico – 1
Em relação ao formato atual do “Pânico”, as críticas mais frequentes são para a violência em alguns quadros, falta de noção em outros e o excesso de apelação no geral, incluindo os closes ginecológicos nas bailarinas. Causas apontadas para o crescimento nos índices de rejeição ao programa, observados nos últimos tempos.
 
Pânico – 2
Mas, apesar dos pontos em contrário, o “Pânico” continua como uma opção interessante nas noites de domingo. Existem coisas muito boas. O Carioca, por exemplo, fazendo o Jô Soares. Dizem alguns que a imitação está quase melhor que o original. Ou a Sabrina Sato, hoje com um quadro de cachorros, que certamente foi inspirado no programa da Luiza Mell. Entre outras.
 
Sem exceção
Nesta segunda-feira, para as praças de Belém, Manaus, Fortaleza e Porto Alegre, a Record colocou como “obrigatório” o uso dos vetês “Operação Ailanto” e “CBF Laranja”, que entraram no “Fala Brasil” de ontem. Os dois com ataques a Ricardo Teixeira.

Foi solicitado ainda o uso das mesmas “cabeças” e a vinheta do “jornalismo verdade”, que encerrava o segundo. O comunicado foi enviado por Virgilio Abranches, chefe de redação.
 
Novo contrato

  • Vando Moraes

    A jornalista Nadja Haddad, que renovou contrato com a Bandeirantes

Nadja Haddad renovou o seu contrato com a Bandeirantes por mais dois anos.  Aliás, no próximo domingo, a partir das 23h00, ela apresenta o segundo especial sobre a festa de Barretos, com a dupla Jorge & Mateus.
 
Bate – Rebate
 

  • O elogiado trabalho de Tiago Abravanel no musical “Tim Maia – Vale Tudo”, em cartaz no Rio, poderá levá-lo para a versão cinematográfica do espetáculo.
  • O elenco inicialmente apresentado sofreu mudanças e o nome do neto de Silvio Santos já foi mencionado. Resta saber se ele aceitará.
  • Alice Braga já é um nome confirmado para o filme.
  • Silvia Garcia, ex-apresentadora do “Auto Esporte”, gravou piloto de novo programa sobre automobilismo, dirigida por Leo Ferraz, nos estúdios da Papum Produções.
  • O “Pânico” vai capitalizar em cima da ida de Dani Bolina para “A Fazenda”.
  • Alegando que uma das atuais paniquetes sabia da mudança e não alertou a equipe, todas serão penalizadas, numa espécie de reality.
  • Paulo Roberto Falcão será o convidado do “Cartão Verde”, hoje, 22h15, na Cultura.
  • Mauro Mendonça está cotado para viver o pai de Guilherme, personagem de Klebber Toledo, em “Morde & Assopra”, na Globo.
  • Trata-se de uma participação especial. A decisão sai nesta semana.
  • Com narração de Téo José, a Band volta a transmitir a “Liga dos Campeões” nesta quarta, às 15h30. O jogo é Bayern de Munique e Zurich.  

 
C'est fini
 
O ex-goleiro Ronaldo começa os seus trabalhos na Transamérica FM, como convidado e cantando no “Galera Gol”, sexta-feira, às 19h30. Já no domingo, ele comanda o “Esquenta”.
 
A Record esclarece que as mudanças no horário de “A Fazenda” ficam restritas aos domingos, com o programa de volta à faixa das 11 da noite. Nos demais dias não haverá alterações.
 
Então, é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos