Demissão na Record escancara situação difícil nas rádios brasileiras

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Marcos Ribas/CNT

    O apresentador Leão Lobo, que está entre as demissões da rádio Record

    O apresentador Leão Lobo, que está entre as demissões da rádio Record

Está difícil a situação no rádio das grandes cidades. São Paulo, por exemplo. Na sexta-feira, a Record demitiu cerca de 200 funcionários da sua AM. Profissionais conhecidos, como Paulo Barbosa, Juarez Soares, Paulo Roberto Martins, Leão Lobo, Gil Gomes, Cássio Lima Rosa, Cacá Siqueira e Débora Santilli estão entre muitos que perderam o emprego.

Não se trata de um discurso corporativista, mas uma triste constatação: hoje, para trabalhar em rádio, é preciso ser padre ou pastor. Radialista ou jornalista não serve mais. Problemas de recepção à parte, os investimentos comerciais diminuíram na mesma ordem em que as programações vieram a ser ocupadas por pessoas das mais diferentes crenças e religiões.

Na AM, dos prefixos conhecidos da capital de São Paulo, sobraram apenas a Jovem Pan, Bandeirantes, Globo, CBN e outras poucas. O FM, lamentavelmente, se percebe, não vai para caminho diferente.

É muito triste. Depois alguns ficam meio assim quando alguém resolve tomar o caminho inverso, e ele mesmo “demite” a emissora – rádio ou TV - em que trabalha, como foi o caso do Datena recentemente na Record. Os direitos são iguais e nada mais pode nos surpreender.
 
Vai e Vem

Marcelo Zambelli está chegando para reforçar o time de diretores de “Morde & Assopra”, novela do Walcyr Carrasco. Passa a ocupar o lugar de André Felipe Binder, transferido para o seriado “Brado Retumbante”.
 
Novo lance
Marcelo Madeira, sócio-diretor da Papum Produções, acertou com Guilherme Stoliar – presidente do Grupo Silvio Santos - projeto para revitalizar o antigo teatro da Ataliba Leonel. Entendimentos avançados. Claro que, no fim de tudo, vai depender da palavra do dono.
 
Integração
A Fundação Cásper Líbero acaba de formar um Núcleo de Criação, com alunos e ex-alunos da sua faculdade, para trabalhar em novos produtos da TV Gazeta. Projetos para público jovem e melhoria do conteúdo atual estão entre as prioridades.
 
Combinado assim

  • Divulgação/TV Globo

    Léo (Gabriel Braga Nunes) em cena de "Insensato Coração"

A Globo, mais uma vez, vai fazer o possível para levar até o fim os maiores segredos de “Insensato Coração”. Todos os principais desfechos, inclusive um “quem matou”, só serão gravados na véspera do último capítulo. Ainda assim, poucos terão acesso aos estúdios.
 
Tem outra
De acordo com os autores Ricardo Linhares e Gilberto Braga, foram escritas cinco sequências diferentes desses momentos mais importantes e o diretor Dennis Carvalho pretende gravar as cinco. Os finais alternativos que não forem usados agora poderão ser utilizados em exibições posteriores. Reprise no “Viva”, por exemplo, ou em edições especiais para as emissoras de fora.
 
Pela ordem
A Globo já tem estabelecido que, depois de “O Astro” na sua segunda “linha de shows”, vai entrar a próxima  temporada de “A Mulher Invisível”, com Luana Piovani, Débora Falabella e Selton Mello. “As Brasileiras” virá a seguir.
 
Olha só
A festa dos 100 capítulos de “Morde & Assopra”, porque não foi possível antes, será comemorada só agora, nesta quarta-feira, portanto com ligeiro atraso. Mas sempre é tempo. Festa à fantasia, no Sindicato dos Radialistas, com presença de toda a equipe. Inclusive o autor Walcyr Carrasco. A coluna fez o possível, mas ainda não descobriu quem vai do quê.
 

  • Reprodução

    O ator Anderson di Rizzi dança nu em ensaio para a revista "Bananalouca"

Em questão
Sobre “Morde & Assopra”, ainda se discute o caso do ator Anderson di Rizzi, o sargento Xavier. O problema, segundo se informa na Globo, não está no fato dele ter feito vídeos e ensaios para a revista “Bananalouca”, mas de não ter contado quando assinou o contrato da novela. Diante da divulgação daquele trabalho, questionado pela emissora, ele inicialmente negou, para depois admitir. Isto causou certo mal-estar.
 
Social
Dia 29 deste mês, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, será oferecido um jantar de gala pelo governador Geraldo Alckmin para as 90 representantes que irão disputar o Miss Universo. O concurso, como se sabe, será realizado no dia 12 de setembro. Transmissão da Band.
 
Gabi pede substituição

  • Jefferson Coppola/Folha Imagem

    A apresentadora Marília Gabriela

Devido a outros compromissos anteriormente assumidos na mesma data, Marília Gabriela foi obrigada a voltar atrás e não vai mais participar do especial do “Chaves” no SBT. Não teve como conciliar. Diante disso, a equipe de produção está à procura da nova “dona Florinda”. Lívia Andrade, claro, lidera a lista das prováveis.
 
Bate – Rebate

  • Os seguidores da Igreja Universal foram orientados a não ler jornal, ouvir rádio ou ver televisão até 21 de agosto.
  • Importante saber como os anunciantes da Record estão reagindo a isso.
  • A propósito, via e-mail, Anderson Cheni informou que já tinha antecipado no seu blog, sexta passada, a nota de rádio, publicada ontem nesta coluna. Então tá certo.
  • Celso Portiolli e Lívia Andrade serão os primeiros substitutos da Cyz Zamorano no júri do “Qual é o seu talento?”, do SBT.
  • Cláudia Alencar grava o “Tudo é Possível” nesta quarta-feira. O programa vai ao ar no próximo domingo.
  • Juarez Soares e Paulo Roberto Martins permanecem na equipe do Eder Luiz, na Transamérica.
  • O SBT não passou nenhum aviso oficial, mas já deixou para o ano que vem a realização do reality “Nasce um Milionário”. Normal.
  • Palmirinha Onofre e o maquiador Lazzinho são os convidados do “Provocações”, programa do Antonio Abujamra, na Cultura.
  • Quer dizer que Amilcare Dallevo, como ele mesmo disse, atrasou os salários dos funcionários da Rede TV! porque estava juntando dinheiro para comprar a parte do sócio? Então tá.
  • Agradecemos pela sinceridade, ainda que um pouco tarde demais, mas lamentamos pela prioridade estabelecida.
  • Mas que agora vá em frente são os sinceros votos de todos.

C´est fini
 
Cresceu de maneira bem interessante a audiência do “Mega Senha”, apresentado por Marcelo de Carvalho, em toda a região do Vale do Paraíba.

A Rede TV! tem uma amostragem bastante positiva deste programa em cidades como São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá e Jacareí.
 
Então, é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos