Escadinha vira fonte de inspiração para novela da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery

Novela é novela e em todas existem coisas que, por mais absurdas possam parecer, precisam ser aceitas sem restrições ou reclamações. Faz parte do jogo.

O capítulo de “Insensato Coração”, levado ao ar na noite de segunda-feira, lembrou os antigos filmes de mocinhos e bandidos, além de outros em que o herói, sozinho e apenas um revolver na mão, matava quase toda figuração disponível em Hollywood. Não sobrava um índio em pé.

Pior é que qualquer semelhança com fatos ou pessoas vivas e mortas, às vezes mostrados em tais situações, não pode ser considerada como simples obra do acaso.

Ninguém deve achar que houve alguma inverossimilidade na fuga do personagem Cortez da cadeia, tamanha a coincidência com o caso do Escadinha, José Carlos dos Reis Encina, quando também escapou de helicóptero do presídio de Ilha Grande, no Rio, em 1986.

Tudo igualzinho. Inclusive a má pontaria dos policiais. Nenhuma bala, em toda aquela saraivada de tiros, conseguiu acertar alguém.

Pelo menos isso, depois de 25 anos, poderia ter melhorado um pouco.

Tloca letlas
O “closed caption” ainda é um trabalho que deixa muito a desejar.

Só no abre do “Programa do Jô”, segunda-feira, naquela rápida conversa de todo começo do programa, foi escrito “Divorno” em vez de Livorno, “Tourino” no lugar de Torino e “devagando” quando o apresentador disse divagando.

Ruim de serviço
Ainda em relação ao “closed caption”, o que acontece na Bandeirantes deve ser visto como algo mais absurdo.

Em alguns filmes ou vários dos seus desenhos tal sistema entra com tudo escrito em inglês. É quase piada.

Pilotando
Fabrício Fasano, empresário do ramo de restaurantes e hotéis, gravou ontem o segundo piloto de um novo programa de culinária na Rede TV!. A Nestlé entra como parceira.

Ainda não se definiu a data de estreia ou o seu horário de exibição.

Regra 3

  • Datena no programa "CQC"

Um acidente na esteira ergométrica afastou Marcelo Tas do último “CQC”.

E a sua substituição por José Luiz Datena, decidida na manhã de segunda-feira, partiu da Eyeworks - Cuatro Cabezas, dona do formato. O programa fechou com média 6.

A propósito do Tas, hoje, às 8 da manhã, no “Jornal Gente”, da rádio Bandeirantes, ele anuncia os 10 finalistas do prêmio Escola Voluntária.   

Dizem...
A informação é que a Rede TV! está recebendo importante reforço de caixa, necessário para atender todos os compromissos em atraso e suficiente para garantir dias bem mais tranquilos pela frente.

Só não se revela onde estava esse dinheiro ou por que só chegou agora. Mas assim seja.

A boa notícia
Todos os salários dos “pessoas jurídicas” da Rede TV!, atrasados desde a primeira quinzena do mês passado, foram pagos na última sexta-feira.

O ambiente, como não poderia deixar de ser, agora é outro. Há a promessa que tais problemas não irão mais se repetir. Assim seja também.

Só um problema
Os “PJs” que, por qualquer motivo, deixaram a Rede TV! nos últimos tempos e deveriam receber pelo destrato no último dia 25, até agora não têm notícias de quando isso vai acontecer. Por mais que tentem saber alguma coisa não são informados de nada.

E são muitos nessas condições.

Mais uma
Foi inaugurada na segunda-feira a TV Alterosa Leste, nova afiliada do SBT em Manhuaçu.

O sinal da emissora alcança, além do Leste, todo o Nordeste de Minas já próximo à divisa com o Sul da Bahia.  Cerca de R$ 4 milhões foram investidos na sua instalação.

Nada a ver

  • João Sorrisão é o mascote do "Esporte Espetacular", que homenageia os gols dos jogadores brasileiros

As comemorações dos gols do Pelé, o maior de todos, ficaram famosas pelo soco no ar. Outros, como Sócrates, Raí, Neto e Bebeto, embalando o filho que iria nascer – imagem marcante de 94, também se tornaram conhecidos por isso.   

Hoje, existem idiotices como “João Sorrisão”. Triste sinal dos tempos.

Saldo negativo  
A audiência da “Fazenda” é assunto na direção da Record, em suas cadeiras mais importantes.

Pelo investimento realizado, a casa não admite média de 10 pontos – a mais baixa desta edição, como aconteceu segunda-feira, na Grande São Paulo. Na mesma faixa, 23h15 à 0h09, a Globo deu 27, a Band, 5, e o SBT, 3. Vai mal.

Passo atrás
O SBT também está preparando o seu programa de polícia. Tudo ainda na base do “não pode contar pra ninguém”.

Gravações com a Polícia Militar de São Paulo foram agendadas para a próxima semana e o modelo, comenta-se, tem fortes semelhanças com o “P24”, da Band. Apostas em brigas de vizinhos, marido e mulher, além de outros que tais.  Ou seja, a polícia entra apenas como pano de fundo para a ligação entre a TV e o mundo cão.  

Pan do México
Os profissionais da Record escalados para a cobertura dos jogos Pan-Americanos começaram a tirar o visto de trabalho, no consulado mexicano, no Jardim Europa, em São Paulo.

Aliás, abriu-se uma vaga na equipe, depois da volta de José Luiz Datena para a Bandeirantes. Ainda não há informações se será preenchida ou não.

Bate – Rebate

  • Nilton Travesso e o SBT continuam conversando sobre a possibilidade de ele assumir a teledramaturgia da emissora. Até agora nada. Está difícil.
  • Globo, como se esperava, já vai aumentando as chamadas de “Fina Estampa”.
  • Marcelo de Carvalho, um dos sócios da Rede TV!, retorna das férias na segunda-feira e no mesmo dia deve reassumir as suas funções na emissora.
  • Carlos Eduardo Lino estreou, segunda-feira, na apresentação do “SporTV News”, edição da noite.
  • Os mexicanos conheceram segunda-feira a música-tema dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
  • As emissoras de rádio começaram a tocar “O mesmo sol”, nome da música, que, segundo a organização, é um hino de união do povo das Américas.
  • Foi produzida por um chileno, escrita por um peruano e interpretada por um mexicano, Alejandro Fernández.
  • Ao contrário de outros, o comentarista Maurício Noriega fez frente ao presidente do Corinthians no “Arena”, do SporTV, na segunda-feira.
  • Aliás, é impressionante como cresce, à beira dos gramados, o número de “professores de Jornalismo”.
  • O descaso das autoridades com a questão dos menores infratores no país é o assunto do “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, hoje, 22h30, no SBT.


C´est fini
A TV Diário, de Fortaleza, pertencente ao Grupo Verdes Mares, que opera no canal 22 UHF, adquiriu da Band as novelas “Serras Azuis” e “Meu Pé de Laranja Lima”.

A Rede TV!, ontem, voltou a informar que o programa “TV Fama”, com mais de uma hora no ar, ocupou o terceiro lugar de audiência...  “por um minuto”.

Se alguém souber de alguma besteira maior, por favor, conta!

Edson Spinello, diretor de “Rei Davi”, da Record, embarcou ontem para Vancouver. Foi escolher as locações da minissérie.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos