Fina Estampa

Ninguém sabe quando termina novela "Amor e Revolução", do SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • SBT/Lourival Ribeiro

    Mário e Marina se beijam na redação do jornal em cena que vai ao ar em "Amor e Revolução" em 7/6

    Mário e Marina se beijam na redação do jornal em cena que vai ao ar em "Amor e Revolução" em 7/6

Enquanto no SBT se garante que "Amor e Revolução" termina nos primeiros dias de novembro, o autor Tiago Santiago aposta na possibilidade da novela continuar até dezembro. Material, segundo ele, tem de sobra. O que mais chama atenção, no entanto, é esse jeito de o SBT produzir as suas coisas.

O planejamento, como se observa, é nenhum. Desde muito tempo se estabeleceu que as gravações devem terminar em agosto, quando também vencem os contratos de todos os atores. E agosto começa amanhã. Não há como passar disso. Evidente que existe a possibilidade de se transformar dois capítulos em três e ganhar mais este tempo no ar, mas isso não seria o mais lógico ou correto. Revela desorganização.

Por outro lado, também se informa no SBT que os cortes no texto antes das gravações se tornaram uma prática comum e ninguém mais se surpreende com eles.

Como justificativa, os capítulos muito longos. Grandes demais para o espaço de arte disponível. E, como coincidência, só as cenas de sexo e violência estão caindo fora.
 
Balanço especial
A próxima edição do “Balanço Geral nos Bairros”, com Geraldo Luiz, vai acontecer no dia 27 de agosto.

Resta apenas a Record definir o local. A ideia é sempre contar com a participação de um grande nome da casa. O primeiro, no dia 23, teve a participação de Rodrigo Faro.
 
Programação
Em setembro, a Globo vai realizar novas edições do “Brazilian Day”.

No dia 3, Ana Maria Braga será a grande atração do evento, no Japão. No dia 4, Serginho Groisman, Exaltasamba e Luan Santana comandam a festa, em Nova York. E dia 5, no Canadá, novamente Serginho Groisman e o pessoal do Exalta.
 
Coisas assim...
Quando não é o primeiro, o inglês é usado como a segunda língua em muitos países. Estamos todos de acordo quanto a isso. Mas por que “Brazilian Day”? E por que “Rock in Rio”?

Mais difícil ainda de explicar é o “Rock in Rio” em Lisboa.
 
Vivendo de quê?

  • Divulgação/TV Globo

    Eriberto Leão em cena de "Insensato Coração" (março/2011)

Pedro, personagem do Eriberto Leão, já de muitos capítulos de “Insensato Coração”, não trabalha. Passou algum tempo preso, antes de bancar o detetive e tentar provar a sua inocência. Mas ocupação mesmo, nenhuma.

Agora, pelo menos, arrumou o emprego de marido.
 
No ar
 A Globo começa a intensificar as chamadas do “Criança Esperança”, colocando em destaque o programa especial do próximo dia 20.
As doações já podem ser feitas pelo telefone.
 
Mau negócio

 A Record vai tentar fazer a diferença com a “Fazenda”, nas edições dos sábados, domingos e segundas-feiras. Estes são os dias, feitos os estudos das últimas audiências, onde será possível tirar alguma coisa a mais da Globo.

No confronto direto com “O Astro”, segundo os relatórios até agora apresentados, isso está sendo impossível.
 
Novo canal
Sobre o Fox Sports, em vias de se instalar no Brasil, fora dos Estados Unidos, todo este trabalho é executado por empresas terceirizadas. Aqui também será assim.

Se tudo correr como se espera, o início das suas operações pode acontecer em meados do ano que vem.
 
Primeira festa
Dando início às comemorações do seu aniversário de 30 anos, o SBT vai oferecer um almoço à imprensa. Os convites começam a ser distribuídos nesta segunda-feira.

Será no dia 9 no hotel Unique, em São Paulo.
 
Trabalho mais leve
Daniel Filho vai continuar a serviço de “O Astro”, mesmo após a morte de Salomão Hayalla na história. Não com a mesma intensidade, mas vai. O autor Alcides Nogueira esclarece:

“O assassinato não será a última cena do Daniel, pois o fantasma de Salomão irá aparecer algumas vezes para Márcio (Thiago Fragoso), como no original de Janete Clair, mas modificado pelas novas implicações da situação”.
 

 

  • Munir Chatack / Record

    Carla Diaz e Bernardo Falcone são atores de "Rebelde"

Flagrante

Os jovens atores de “Rebelde”, Carla Diaz e Bernardo Falcone posam para foto no Recnov, complexo de teledramaturgia da Record. Na história, eles vivem Márcia e Téo, e fazem um casal "nerd" bastante companheiro.

Dentro da novela, namorados. Fora de cena, grandes amigos.
 
Compasso de espera
 As mudanças no setor de programação da Record, embora cogitadas e ainda nos planos, só não foram colocadas em prática porque não existe até agora alguém para substituir Carlos César Filho, o Césinha, na direção do “Legendários”.

Depois da sua entrada e do bom entrosamento com Marcos Mion, o programa acertou o passo.
 
Bastidor

  • TV GLOBO / João Miguel Júnior

    Juliana Knust nas gravações de "Fina Estampa"

Juliana Knust começou a gravar “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva, substituta de “Insensato Coração”. Na foto, ela se prepara para entrar em cena, caracterizada como Zuleika.

A personagem trabalha como copeira na Fashion Motos, oficina de Juan Guilherme (Carlos Casagrande).

De origem humilde, ela não medirá esforços para alcançar seus objetivos.
 
Bate – Rebate

  • Jacqueline Dalabona, no papel de Iara, vai mesmo até o final desta temporada de “Malhação”.
  • Alguns setores do SBT continuam inconformados com isso. Mas, com direito a uma sala só dele, Alexandre Frota dá expediente na emissora, como diretor de novos projetos.
  • Na Record, alguns de seus diretores criticam a longa duração de determinados programas.
  • Produtos cansativos, segundo eles, e que impedem a realização de outros.
  • Outra crítica: a Record tem valorizado muito os formatos de produtoras internacionais, deixando de lado projetos elaborados por seus profissionais. Falta, portanto, um melhor equilíbrio e também doses de ousadia.
  • Alexandre Porpetone, tanto na rádio Transamérica como em “A Praça é Nossa”, se destaca por seu trabalho. Está em grande fase.
  • Ricardo Tozzi comemora o bom momento, como o atrapalhado Douglas de “Insensato Coração”.
  • Reflexo disso, Ricardo tem recebido muitos convites para trabalhos no teatro e eventos pelo país.
  • O Teatro Imprensa, em São Paulo, encerra hoje suas atividades.
  • Uma consequência direta dos problemas financeiros enfrentados pelo Grupo Silvio Santos, a partir do problema com o banco PanAmericano.
  • Filha mais velha do dono do SBT, Cintia Abravanel, tempos atrás, abriu mão de um cargo executivo, para dirigir o Teatro Imprensa, pertencente ao grupo.
  • Com o desafio, conquistou prêmios e o reconhecimento da classe artística. Cintia, não chega a ser novidade, está inconsolável. Se pudesse, falaria muito...

 
C’est fini
O personagem de Fábio Assunção, na série “Tapas & Beijos”, da Globo, começa a ser discutido pela equipe do programa.

Ainda não tem nome, profissão, classe social ou vínculo com os demais personagens.

Cláudio Paiva, autor, e Maurício Faria, diretor, prometem definir todos os detalhes nos próximos dias.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos