A triste missão do juiz de futebol no Brasil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Neco Varella/Folhapress

A transmissão do futebol na TV está cada vez mais sofisticada. Hoje há um bom número de narradores, comentaristas, comentaristas de arbitragem e repórteres trabalhando nisso.

Os jogadores, em seus clubes, também têm à disposição preparadores técnicos, físicos, fisiologistas, psicólogos, fisioterapeutas, hábitos alimentares controlados, modernas concentrações, além de outros indispensáveis acompanhamentos para melhor desempenhar as suas funções.

O árbitro de futebol, na contramão de tudo, pelo menos no Brasil, não dispõe de nada disso. Alguns, inclusive, se juntam e pagam do próprio bolso um professor de Educação Física. Isto em São Paulo. São essas pessoas, amadoras por conveniência dos dirigentes, que nas transmissões da TV têm as suas atuações implacavelmente acompanhadas e julgadas por mais de uma dezena de câmeras.

Só como exemplo: o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi apitar um jogo em Presidente Prudente. Saiu de Cruzeiro, onde mora, na véspera, um sábado, viajou de carro mais de 800 km. e voltou logo depois da partida, porque precisava dar aulas no dia seguinte, às 8h da manhã. Esta é apenas uma, mas são muitas as outras histórias com transporte, hospedagem e até comida.

Cada um é obrigado a se virar sozinho e isto acontece porque a CBF e as federações não querem assumir os encargos trabalhistas. Os clubes, omissos, só dizem amém. Outra distorção no país pentacampeão do mundo.

Nada com isso

  • AgNews

    A apresentadora Olga Bongiovanni

Claudete Troiano escreve e esclarece que não teve nenhuma participação na saída de Olga Bongiovanni da Gazeta. E não teve mesmo.

A decisão partiu da própria Olga. Depois de um período de férias, ela pretende desenvolver novo formato, se possível na TV fechada, diferente de tudo que fez até agora.

Também lá fora
O programa “Globo Mar” será exibido na Globo Internacional a partir de julho.

Na estreia, o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, com reportagem de Glenda Kozlowski e participação do ator Thiago Lacerda.

Passou do ponto
É sempre interessante buscar maior capricho na edição de reportagens, desde que isso não comprometa o assunto principal.

No SporTV, por exemplo, as músicas colocadas de fundo, em determinadas matérias, estão num tom acima do desejado. Não agrega nada e causa desconforto.

Mudou tudo
Thiago Feitosa não é mais o editor-chefe do “Cidade Alerta”. Ficou só dois dias. Paulo Carvalho e Luciana Barcelos já assumiram essas funções.

Cláudia Aied, por sua vez, agora é a responsável pelo “Record Notícias”, apresentado por Adriana Reid na faixa do meio-dia.

Fim de ano
Todos os setores da Globo já estão empenhados na pré-produção da grade de dezembro.

No “Fantástico”, para o quadro “O Cupido”, da Patrícia Poeta, discute-se duas edições especiais, com casais famosos. O primeiro, Glória Menezes e Tarcisio Meira, e o outro, Lizandra Souto e Tande, atual apresentador do “Esporte Espetacular”.

Nova “Malhação”
“Malhação Conectados”, de Ingrid Zavarezzi, estreia da Globo no segundo semestre com proposta voltada para as redes sociais, terá em sua história um deficiente visual e também um surfista.

O diretor Ajax Camacho, marido de Zavarezzi, faz parte do projeto, mas a  direção-geral é de Mário Marcio Bandarra. Ainda falta escolher o protagonista. Há o desejo de se trabalhar com um número bem reduzido de personagens.

Um pouco demais
Gugu Liberato virou praticamente personagem fixo do “Legendários”, programa do Marcos Mion, aos sábados, na Record. Tudo bem.

Mas será que não está havendo certo exagero? E será que o Gugu, companheiro de emissora, está gostando daquilo?

Roubou a cena
A disputa por audiência levou Walcyr Carrasco centrar “Morde & Assopra” em nomes como Adriana Esteves e Cássia Kiss. Isso não é novidade.

Porém, no último sábado, um dia de menor cobrança, o autor abriu espaço para Marina Ruy Barbosa, a Alice. E o que se viu foi um show desta jovem atriz.

Pode ter surpresa
Na lista da nova “Fazenda” da Record constam os nomes de Valeska Popozuda, Bruna Surfistinha, Taciane Ribeiro, Ana Markun, Duda Yankovich, Heloisa Faissol, Renata Banhara, Dinei, François Teles, Marlon, Gui Pádua, Thiago Gagliasso, Compadre Washington e João Kleber. Sete homens e sete mulheres.

Joana Machado aparece nas duas relações, a dos titulares e dos reservas. Há, portanto, a chance de alguma surpresa acontecer até a estreia, na segunda quinzena de julho.

Clima

  • Divulgação

    Cena da novela "Insensato Coração" que vai ao ar nesta quinta-feira (30)

Em “Insensato Coração”, capítulo de quinta-feira, Wanda (Natalia do Vale) tenta convencer Raul (Antonio Fagundes) a não entregar Léo (Gabriel Braga Nunes) para a polícia.

Durante a conversa, eles são surpreendidos pela chegada de Carol (Camila Pitanga).

Bate – Rebate

  • Reinaldo Gottino estreia no próximo “Domingo Espetacular” da Record.
  • O “Arquivo N”, da Globo News, que traz pesquisa sobre pessoas e fatos que marcaram a história, amanhã, às 23h, vai abordar os 45 anos do FIC (Festival Internacional da Canção).
  • O SporTV estará com um estúdio de vidro, em frente ao Obelisco em Buenos Aires, durante toda a Copa América.
  • Milton Leite, Luiz Carlos Jr. e Jota Júnior serão os narradores do SporTV durante o torneio da Argentina.
  • Maurício Noriega, Paulo Cesar Vasconcellos, Renato Maurício Prado e Carlos Eduardo Lino serão os comentaristas.
  • A equipe será completada pelos apresentadores Fernanda Gentil, André Rizek, Gabriel Moojen, Roberta Garcia e Paulo Bonfá, além dos repórteres.
  • A Bandeirantes já efetivou o comentarista Neto no comando do “São Paulo Acontece”, mas o programa poderá ainda apresentar outras novidades.
  • Amaury Junior passou os últimos dias em Campos do Jordão gravando para o seu programa.
  • Fernanda Young, Aline Barros e a dupla Guilherme & Santiago serão as atrações do “Programa da Hebe”, hoje, 10 da noite, na Rede TV!.

C´est fini
Sobre “Insensato Coração” lembrar o filme argentino “O Segredo dos seus Olhos”, o autor Ricardo Linhares esclarece que “Léo não é prisioneiro de Norma. Ele está na casa dela de livre e espontânea vontade. A trama é completamente diferente sob qualquer ponto de vista que se analise. Léo é contratado para ser funcionário de Norma, recebendo salário. Ele se submete às humilhações como uma forma de manipulá-la, para que ela se sinta forte, para depois dominá-la. É um jogo psicológico em que os papéis de vítima e algoz se alternam. Quem assistiu ao filme sabe que não há comparação possível”.

Então tá.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos