Vidas em Jogo

Caso Datena tinha desfecho traçado

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação

    A novela José Luiz Datena, Bandeirantes e Record chegou ontem ao seu último capítulo

    A novela José Luiz Datena, Bandeirantes e Record chegou ontem ao seu último capítulo

A novela José Luiz Datena, Bandeirantes e Record chegou ontem ao seu último capítulo. Desfecho esperado, pelo menos para quem de alguma maneira, nesses últimos dois meses, acompanhou o episódio de perto. Não havia como acontecer ou esperar outra coisa.

Já há algum tempo o apresentador vinha demonstrando a sua insatisfação e o desejo de sair. Por mais que se buscasse uma solução conciliatória, os pontos de atrito criados acabaram prevalecendo até mesmo sobre os esforços de diretores da Band e do próprio dono, Johnny Saad, em reverter tal situação.

Datena fará sua estreia na próxima segunda-feira (20). O lançamento do novo "Cidade Alerta" foi antecipado.

A Bandeirantes, ainda na manhã de ontem, anunciou Luciano Faccioli para a apresentação do “Brasil Urgente”. Uma substituição lógica, consequente e natural. Nem se cogitou outra alternativa.

E a Record, por sua vez, tenta finalmente com o Datena e o "Cidade Alerta" alavancar a sua programação da faixa nobre.

Para por aí
Da Bandeirantes para o novo “Cidade Alerta”, a Record pretende contar com José Luiz Datena e o comandante Hamilton. E mais ninguém. O repórter Márcio Campos, que sempre teve uma atuação importante no “Brasil Urgente”, está fora dos planos.
 
Aos poucos
A TV Gazeta já tem os programas “Todo Seu”, “Mulheres” e “Você Bonita” transmitidos em HD. Os próximos ainda não estão definidos. Não há nem mesmo previsão de datas para isso.
 
Mês definido
A Record, segundo a sua direção, trabalha com o mês de janeiro para o lançamento de “Rei Davi”, em 25 capítulos. É oficial. Devido à transmissão exclusiva da Olimpíada, os investimentos na Teledramaturgia em 2012 ficarão restritos a esta minissérie e duas novelas. Só isso. O calendário promete ser apertado. Mas calculado.
 
Não muda

  • Reprodução/Rede TV

    Hebe entrevista a cantora Ivete Sangalo em seu programa (24/5/2011)

As especulações sobre o dia de apresentação do programa da Hebe Camargo ainda são muitas. A direção da Rede TV! descarta qualquer possibilidade de mudança. Pelo menos, por enquanto, vai continuar nas noites de terça-feira.
 
Tudo parado
A propósito da Rede TV!, em seus diversos departamentos, a queixa é exatamente a mesma. Se priorizou de tal forma o problema que envolve os dois sócios, um querendo vender e outro querendo comprar, que todos os demais setores estão com as suas atividades paralisadas há quase dois meses.
 
Pesquisa
Começaram em São Paulo os grupos de discussão de “Vidas em Jogo”, da autora Cristianne Fridman, novela das 22 horas na Record. Procedimento rotineiro e considerado imprescindível nos tempos atuais.

A partir desses resultados, personagens e núcleos podem ter suas participações ampliadas ou diminuídas e, em alguns casos, até desaparecerem. É o que passa a valer.
 
Registro

  • AgNews

    Aguinaldo Silva na coletiva de imprensa da série "Lara com Z" no Projac, zona oeste do Rio (14/3/2011)

Aguinaldo Silva já declarou que “Fina Estampa” é o nome escolhido para sua nova novela, substituta de “Insensato Coração”. Mas não tem mais como negar o interesse da Globo no título “Pura Estampa”. Ele está oficialmente registrado e poderá até ser usado em algum núcleo da história.  
 
Posto de observação
Telespectadoras mais atentas e assíduas do “Fantástico” acabaram concluindo que a apresentadora Patrícia Poeta está novamente no seu peso ideal. Na dela, sem entrar na novelinha ou no barulho da Renata Ceribelli e Zeca Camargo, emagreceu o que precisava.
 
Reconhecimento
Impressionante a garra e regularidade de Ilva Nino, atriz pernambucana de 73 anos, agora como mãe do Herculano, Domingos Montagner, em “Cordel Encantado”. Sempre faz muito bem qualquer trabalho. A sua história se confunde com a própria história das novelas da Globo.
 
Novo endereço
A pedido da direção de Jornalismo e Esporte da Bandeirantes, o narrador Téo José vai deixar Goiânia e passar a morar em São Paulo a partir de dezembro. Essa mudança deve-se ao fato de que a cabeça de rede pretende aproveitá-lo ainda mais nos seus programas.
 
Bate – Rebate

  • As brincadeiras internas nas transmissões esportivas da Transamérica FM ultrapassaram o limite do suportável nos últimos tempos.
  • O ouvinte fica de bobo na história.
  • Na Globo, dizem, alguns quilinhos a mais têm comprometido melhor performance de Ellen Roche na “Dança dos Famosos”.
  • Marta Rocha, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, será a entrevistada da Marília Gabriela, neste domingo, no SBT.
  • Dia 13 de julho, 10 da noite, o Canal Brasil vai estrear o “Cine Chat Brasil”, “Loki – Arnaldo Baptista”. O diretor do filme, Paulo Henrique Fontenelle, vai conversar com o público após a exibição.
  • A direção do SBT já tem campanhas comemorativas aprovadas para o aniversário de 30 anos em agosto.
  • Daniel de Oliveira e Julio Lopes, companheiros no elenco de “Passione”, se reencontraram nas filmagens de “A Montanha”, com direito a trabalhos na Itália, já encerrados.
  • O longa aborda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e também reúne atores italianos.
  • O reality que vai definir a substituta de Danielle Souza no “Tudo é Possível”, ambientado na casa da Ana Hickmann, ainda não está estruturado.
  • As gravações só terão início quando todos os detalhes do formato estiverem definidos.
  • Enquanto isso, a direção do programa irá promover um rodízio no quadro “Saindo da rotina”, até a chegada da nova integrante.
  • Assim sendo, depois de Janaina Jacobina, outras convidadas gravarão com Lizi Benites.

C´est fini
A Record Rio deve inaugurar novo newsroom nos próximos meses. A redação com cerca de 200 posições será no quarto andar de sua sede atual, que fica no bairro do Benfica, zona norte da cidade. A ideia de começar a levantar novo newsroom saiu tempos antes da decisão da mudança definitiva do jornalismo local para o RecNov, o que deve ocorrer nos próximos dois anos.
 
Ainda da Band: o programa “São Paulo Acontece” ontem já foi conduzido por Neto, Denílson e Ulisses Costa.
Na rádio, na apresentação do “Manhã Bandeirantes”, José Luiz Datena foi substituído por Agostinho Teixeira.    
 
Então, é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos