O desencontro do título com a história em 'Morde & Assopra'

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Complicado esse negócio que envolve escolha de nome de novela. O autor geralmente batiza a sua história baseado na trama principal. É quase um norte para quem escreve.


No passado e até mesmo mais recentemente, aconteceram grandes acertos nesse campo, tipo casamento perfeito, como são os casos de "Cavalo de Aço", "A Viagem", "Que Rei Sou Eu?", "Roque Santeiro", "Guerra dos Sexos", "Pantanal", "Rainha da Sucata", "O Clone", "Senhora do Destino", "Passione" e "O Rei do Gado" - só para citar alguns. Históricos.

  • Divulgação/TV Globo

    Adriana Esteves e Marcos Pasquim em cena de "Morde & Assopra" da Globo


Hoje, em algumas situações, não se observa a mesma coerência ou não se dá ao detalhe a necessária atenção. Parece que alguém acha bonitinho ou bem sacadinho e assim vai. Na maioria das vezes, com o desenrolar dos acontecimentos, se verifica que uma coisa nada tem a ver com a outra. "Morde & Assopra", como exemplo da vez, está aí e não deixa dúvidas em relação ao desencontro do título com o que é mostrado ao telespectador. A relação é nenhuma. Nada de "morde", muito menos de "assopra".


Felizmente, a estranheza, agora, fica apenas no "batismo". Depois de um começo complicado, Walcyr Carrasco virou o jogo bonito e a novela melhorou, com reflexos positivos na sua audiência.

Momentos decisivos

Mais duas ou três semanas no máximo, Marcelo de Carvalho irá assinar a transferência dos 30% de suas ações da Rede TV! para o majoritário Amilcare Dallevo. Não tem mais volta.

Houve um avanço importante na parte financeira, nesses últimos dias, que passa a garantir o negócio.


 

  • João Miguel Jr./TV Globo

    Murilo Benício e Giovanna Antonelli se beijam em cena da novela "O Clone"

Registro

"O Clone", em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo", está batendo na casa dos 23 e 25 pontos. Um número muito alto, considerando os padrões atuais, para a faixa da tarde.


A Globo, no horário, para se ter melhor ideia do que isso significa, está cinco vezes à frente da segunda colocada, Record.



A propósito

Há um esforço da direção da Record em se encontrar produtos que possam aumentar a sua audiência feminina. Até o "Hoje em Dia", na parte da manhã, se afastou deste público.


O programa "E aí, Doutor?", por exemplo, também foi outro criado com este objetivo, mas os resultados obtidos, pelo menos até aqui, não são nada animadores.


 

  • Divulgação

    Maria Paula Limah, da Rede TV!

Especialização

Maria Paula Limah, da Rede TV!, aproveitou a folga deste último sábado para participar de um curso sobre Meteorologia, só para jornalistas, realizado pelo Cptec/Inpe, em Cachoeira Paulista.

Na semana que vem, fará um outro de Marketing Digital. Está certa ela.
 

Minissérie da Record - 1

Está definido o elenco de "A História de Davi", próxima minissérie da Record, em 25 capítulos, escrita por Vivian de Oliveira, com direção-geral de Edson Spinello.

De A a V: Alexandre Barilari, André Segatti, Bianca Castanho, Cacau Melo, Camila Rodrigues, Cláudio Fontana, Clemente Viscaino, Daniel Bouzas, Elder Gattely, Gabriel Gracindo, Gracindo Junior, Iran Malfitano, Isaac Bardavid, João Vitti, Júlia Fajardo, Leo Rosa, Leonardo Brício (como Davi), Maria Ribeiro, Marly Bueno, Paulo Figueiredo, Rachel Nunes, Raymundo de Souza, Renata Dominguez, Roberta Gualda, Rodrigo Phavanello, Roger Gobeth, Sonia Lima, Thelmo Fernandes, Tierry Figueira e Vitor Hugo.
 

Minissérie da Record – 2

O elenco escalado tem participado de workshops para melhor se adaptar ao universo da produção. Encontros com historiadores, por exemplo, são considerados os mais importantes nesta fase, para que todos conheçam os costumes e hábitos da época em que a história se desenvolve.

Serão realizadas externas no Nordeste brasileiro, Chile e Canadá. O período de exibição ainda não foi fixado.
 

Fechado

Transplante de rim será o tema do quadro "O Cupido", que o "Fantástico" vai apresentar em julho. É a história de amor de Maicon e Sandra, ele - paciente - com insuficiência renal, e ela enfermeira.

O médico Drauzio Varella, cotado para uma participação, não dará depoimento.
 

Contra o tempo

Há uma grande preocupação em toda a equipe de "Fina Estampa", quanto ao curto espaço de tempo entre o início de gravações, nesta próxima quarta-feira, e a estreia, em 22 de agosto. Os trabalhos de pré-produção e escalação do elenco demoraram demais.

E não tem como passar desta data. A chance é nenhuma de Gilberto Braga e Ricardo Linhares espicharem "Insensato Coração" em mais uma ou duas semanas.
 

Coisa triste

Consequências ainda do casamento de Kate Middleton com o príncipe William. Na Record, se organizou em todos os seus detalhes um plano de cobertura, mas que acabou modificado na última hora por ordens superiores. O resultado foi desastroso.

Mas como sempre acontece em ocasiões parecidas, na hora de "apurar responsabilidades", a corda arrebentou do lado mais fraco. Alguém, que não tinha nada com isso e fez o seu direitinho, acabou pagando essa conta.
 

Sob encomenda

Neste último final de semana, no Rio e a pedido da Bandeirantes, a Fremantle iniciou a gravação de dois episódios adicionais do "The Phone", ainda para a primeira temporada do programa.

Entre outras locações, o Centro Histórico e pontos diferentes da zona sul.
 

 

  • Divulgação/TV Globo

    Tarcísio Meira posa no cenário de "Insensato Coração"

Por acaso

Final do capitulo de sexta, em "Insensato Coração", Tarcísio Meira está lendo um livro quando Gloria Pires entra em seu escritório. Na mão ele tem "O Resto é Silêncio", de Érico Veríssimo, o mesmo autor do best seller "O Tempo e o Vento".

Pra quem não sabe ou não se lembra, Tarcísio foi o capitão Rodrigo Cambará na série de mesmo nome que a Globo produziu em 1985.
Glória Pires era Ana Terra, na segunda fase da trama, avó de Bibiana (Louise Cardoso) que se casaria com o capitão Rodrigo, na terceira fase.
 

Bate – Rebate

• Já estão devidamente instaladas em um hotel da capital, as 40 candidatas que disputarão o Miss São Paulo no próximo sábado.
• O concurso está confirmado para o Memorial da América Latina, com transmissão da Band.
• De volta da feira em Los Angeles, Daniela Beyruti e Leon Abravanel reassumem hoje os seus postos no SBT.
• Na Record, a presença de Bruna Surfistinha na "Fazenda 4" tem uma justificativa: ela atrai mídia.
• A participação do Lázaro Ramos em "Insensato Coração" foi diminuída ou é uma falsa impressão?
• O que se percebe, como muita clareza, é que no caso deste personagem os dois autores erraram na mão.
• Certamente tentaram fazer uma coisa e acabou saindo outra.
• Karyn Bravo, em férias no SBT, está em Nova York. Quando voltar, assumirá os trabalhos do tempo.
• E hoje, 7 e meia da noite, a estreia do novo "SBT Brasil", com Raquel Sheherazade e Joseval Peixoto.
• Além da Record News, a Rede TV! e a TV Cultura também transmitem os seus jornais pela Internet.
 

C´est fini

A partir de hoje, de acordo com decisões da diretora Leonor Correa e da própria Eliana, serão definidas as duplas que irão substituir a apresentadora durante a sua licença- maternidade.

O esquema de emergência será montado para os meses cheios de agosto e setembro. Ela vai voltar no segundo domingo de outubro, com um especial para o Dia das Crianças.


Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos