Comunicadores insistem em deixar ouvintes e telespectadores de lado

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação

    William Bonner e Fátima Bernardes na bancada do "Jornal Nacional"

    William Bonner e Fátima Bernardes na bancada do "Jornal Nacional"

Ouvir a CBN é muito bom. A rádio que toca notícia. E o horário da tarde, com Adalberto Piotto, por justas razões atrai grande audiência. Mas todo mundo que participa ali, entra sempre do mesmo jeito: "boa tarde, Piotto". Nunca lembram que a gente existe. Esquisito, né?

A CBN, na verdade, foi usada apenas como exemplo, porque isso tem ocorrido em outros veículos, inclusive nos principais jornais da TV. Quantas vezes o Bonner ou a Fátima chamam alguém de algum lugar e os cumprimentos ficam apenas entre eles? A mesma coisa, o William Waack e a Christiane Pelajo, no "Jornal da Globo", ou Ana Paula Padrão e Celso Freitas no "Jornal da Record". O Heraldo Pereira é um dos poucos que entra de maneira diferente e acaba se dirigindo a todos. O Rodrigo Bocardi também.

O mais recomendável, que não vai incomodar ou deixar ninguém de fora, é mandar um alô geral. Entrar direto no assunto e pronto. Não se perde mais tempo com isso e vai ficar, no mínimo, mais simpático.

Situação difícil – 1
"Corações Feridos", novela gravada e ainda inédita no SBT, continua causando enormes prejuízos aos atores, de maneira geral, que dela participaram.

Estão todos com as suas carreiras comprometidas, até impedidos de trabalhar, porque as demais emissoras se recusam a contratar alguém que, a qualquer momento, poderá estar no ar por outra concorrente qualquer.

A situação é extremamente desagradável. Por mais que se procure saber não se tem notícias da sua exibição.

Situação difícil – 2
Na verdade, esses artistas receberam pelos serviços prestados, só que a possibilidade do engavetamento deste trabalho não foi, em tempo algum, cogitada ou considerada por ninguém.

O caso da Cynthia Falabella com a Globo, por exemplo, é conhecido. Estava tudo encaminhado para a sua contratação, mas o acerto se complicou no instante em que essa questão do SBT foi levantada.

Curioso é que até agora nenhum sindicato de classe se manifestou sobre o assunto. Bem estranho esse silêncio.
 

  • Divulgação/Rede Record

    Thalita Oliveira é confirmada para apresentar "Jornal da Record News" ao lado de Heródoto Barbeiro

Bem acompanhado
Heródoto Barbeiro, no novo "Jornal da Record News", que estreia dia 23, estará acompanhado da apresentadora Thalita Oliveira.

Também estão confirmadas, além dos comentaristas convidados, as participações fixas dos repórteres Andréa Beron, Mauro Wedekin, Denise Odorice e Paula Moraes.

Boca fechada
Depois de um barulho interessante com "As Cariocas" no ano passado, Daniel Filho começa a desenvolver o projeto de "As Brasileiras" na Globo. Tudo cercado de muito silêncio. Não pode contar para ninguém.

Uma série em 16 capítulos, sempre com histórias sobre mulheres, só que agora em dimensões mais amplas.

Ordem das coisas
Joseval Peixoto, contrato assinado com o SBT, será mais exigido a partir desta semana na gravação de novos pilotos com a apresentadora Rachel Sheherazade.

Se tudo acontecer como se espera, o jornal planejado para os dois – com informação, análise e maior proximidade com o telespectador – irá estrear dia 6 de junho, às 19h45, substituindo o atual "SBT Brasil".

 Ainda não
O novo programa do Danilo Gentili na Band, "Agora é Tarde", não vai estrear mais este mês, como inicialmente se desejava.

Ficou para a primeira ou segunda semana de junho. Ainda existem, entre outros, problemas com o cenário.

Suspense
O contrato do atual elenco de "Malhação" com a Globo vai até agosto. Até o final da última semana, os atores não tinham ainda qualquer informação se serão aproveitados ou não na próxima temporada.

Mas sabe-se que alguns lançamentos, da Oficina da emissora, já estão garantidos.

Teatro
Com direção de Rosane Svartman e Lírio Ferreira, a peça "Eu te amo", de Arnaldo Jabor, estreia sexta-feira, dia 13, no Teatro Oi Futuro, de Belo Horizonte.

No elenco, Juliana Martins e Alexandre Borges.

 Esquema diferente
As transmissões da Série B do campeonato brasileiro, a partir do próximo 21, não devem alterar em nada os planos da Bandeirantes com relação ao novo programa do Edgard Piccoli.

Será aos sábados mesmo, antes do futebol, possivelmente às 2 da tarde, com estreia em junho ou julho.

Não muda
Malvino Salvador em "Morde & Assopra", já é uma possibilidade que a Globo descarta. Não vai mais acontecer. Diante disso, confirma-se a sua escalação em "Fina Estampa", do Aguinaldo Silva.

Alívio geral. Só o barulho que existiu em torno causou alguns aborrecimentos, que já foram devidamente neutralizados.

Ellen confirmada
Ellen Roche também foi relacionada para o elenco de "O Astro", que a Globo começou a gravar em cidades do Paraná.

Nesta macrossérie, ela será a assistente do mágico e vidente Herculano Quintanilha, papel destinado a Rodrigo Lombardi.

Estreia em 12 de Julho.
 

  • Divulgação

    Hebe grava entrevista com Zeca Pagodinho em um bar no Rio de Janeiro

Pagodinho
Zeca Pagodinho é uma das atrações do programa da Hebe, amanhã, às 22h05, na Rede TV!.

A entrevista foi gravada em um bar, no Rio de Janeiro, com direito a uma roda de samba.

 Bate – Rebate

 ·       O vereador Netinho de Paula conversou na semana passada com a direção da Band sobre a possibilidade de um novo programa.

·       Falam tanto em primeiro beijo gay na televisão. Na verdade, isso já aconteceu e faz muito tempo.

·       Graças ao Marcos Zago, profissional competente da Band e um estudioso nas coisas da TV, é possível assegurar que essa cena foi ao ar em 1963, portanto há 47 anos, na falecida Tupi.

·       Durante a apresentação do teleteatro "Calúnia", peça de Lilian Helmann, as atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide, duas professoras, depois de destratadas pelas alunas, revelaram-se apaixonadas com um beijo.

·       Sobre o assunto futebol, o presidente da Rede TV!, Amilcare Dallevo, em tom apaziguador, tenta nos bastidores conduzir as coisas de maneira diferente.

·       Dizem, inclusive, que ele já teria procurado a direção da Globo.

·       Começa amanhã, às 23h30, na Globo News, a série "Grandes Atrizes", com a apresentadora Bianca Ramoneda recebendo Beatriz Segall, Nathalia Timberg, Bibi Ferreira e Fernanda Montenegro.

·       As entrevistas foram realizadas no palco de um teatro, território dominado por todas elas.

·       A próxima temporada de "Malhação" já tem o título provisório de "Malhação Conectados". Direção do Mário Marcio Bandarra.

·       O modelo Daniel Bueno, vencedor da última "Fazenda", participou de algumas campanhas em Nova York na semana passada.

·       Aliás, a Record, para a próxima "Fazenda", procura alguém com perfil semelhante ao do Daniel.

·       O diretor Ricardo Mantoanelli, nome em alta no SBT, concluiu um curso de cinema.

·       Mantoanelli, entre seus novos projetos para o SBT, pode ser o responsável pelo reality "Vai nascer um milionário", com mulheres grávidas.

C´est fini
As emissoras de televisão reclamam que alguns estádios não estão aptos a receber suas equipes e, assim, preferem transmitir do estúdio. Mas, verifica-se, que elas realmente têm motivos para assim proceder, levadas pela incompetência dos que dirigem o futebol.

Em vários Estados, por causa da Copa e das obras em curso, até se entende a transferência de jogos para locais sem grandes condições.

Mas este não é o caso de São Paulo. Nas finais do campeonato paulista, os dois clubes envolvidos, por razões mesquinhas e nunca pensando no conforto do torcedor, preferiram jogar "no fundo do quintal". Nada se compara a tamanha imbecilidade.

Mas esperar o quê de determinados dirigentes?

 Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos