Episódio da MTV serve de alerta para o humor na TV observar limites

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação

    "Comédia MTV", apresentado por Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Rafael Queiroga, Fabio Rabin, Guilherme Santana, Paulinho Serra, Tata Werneck e Rodrigo Capella

    "Comédia MTV", apresentado por Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Rafael Queiroga, Fabio Rabin, Guilherme Santana, Paulinho Serra, Tata Werneck e Rodrigo Capella

O “Domingo Espetacular”, da Record, apresentou uma reportagem séria e precisa sobre a infeliz brincadeira do “Comédia MTV” satirizando o autismo.

A própria MTV e a equipe do programa, reconhecendo o erro e exagero cometidos, já tinham publicamente se desculpado e se comprometido a articular ações conjuntas com associações que se dedicam a cuidar dessas pessoas.

Episódio superado, mas deixando outra importante mensagem aos que, de uns tempos para cá, resolveram fazer humor além do que é possível e tolerável. Não há com isso a intenção de patrulhar o trabalho de quem quer que seja ou impor limites à criatividade de ninguém. O que se deseja é apenas bom senso. Ter um mínimo de respeito com o próximo.

A televisão, pelo menos até aqui, soube viver muito bem sem esse tipo de coisa.

Possibilidade
Toda a programação da rádio Jovem Pan AM, segundo entendimentos de bastidores, muito em breve será transmitida também pela sua emissora de FM, em São Paulo.

Medida que atenderá, ao mesmo tempo, ouvintes e o mercado publicitário.

Bem colocado
O professor Geraldo Medeiros, Professor Senior de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP, enviou e-mail à produção do “Mais Você”, da Globo, cumprimentando a equipe do programa pelo “Teste do Pezinho”, levado ao ar no dia 27.

Destacou, principalmente, a necessidade deste procedimento para a saúde da criança, protegendo-a de eventuais consequências.

  • João Miguel Júnior/TV Globo

    O apresentador Sérgio Chapelin (2009)

Descanso
Sérgio Chapelin, no encerramento do “Globo Repórter”, na última sexta-feira (29/4), comunicou que estava saindo de férias.

Também avisou que, durante a sua ausência, em todo este mês, o programa será novamente apresentado por Glória Maria.

Contato feito
O próprio Silvio Santos ligou e convidou o comentarista da Jovem Pan, Joseval Peixoto, para integrar a nova equipe de jornalismo do SBT.

Como se sabe, já de alguns dias se busca encontrar o companheiro ideal para Rachel Sheherazade na apresentação de um novo telejornal.

Enxugando

Veja cenas de "Morde & Assopra" da Globo
Veja Álbum de fotos

A novela "Morde & Assopra", do Walcyr Carrasco, desde o início se apresentou com um elenco muito grande, cerca de 80 atores. Com as modificações agora planejadas, isso vai mudar e alguns personagens irão desaparecer.

Segundo informações que correm no Projac, Ana Rosa, Cláudio Jaborandy e Tarcisio Filho devem ser os primeiros a sair.

Outras opções

  • Antônio Chahestian/Record

    O apresentador Britto Jr (à dir.) e o diretor de "A Fazenda 4" Rodrigo Carelli (11/02/2010)

A Record pretende montar um elenco mais interessante na próxima edição de “A Fazenda 4”, que estreia em julho.

Para tanto, o diretor Rodrigo Carelli não ficará limitado a vídeos e sugestões de empresas de agenciamento. Há também “olheiros” pelo país colaborando com os trabalhos do programa.

  • Caio Guatelli/Folhapress

    O jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro da Record News (2010)

Toque de reunir
Durante o dia de hoje, Heródoto Barbeiro e todos os contratados do novo jornal da Record News serão reunidos para elaborar o material de divulgação. Fotos, pequenas entrevistas etc.

A ideia, com essa estreia, no dia 23, é promover o relançamento do canal. O título será simplesmente “Jornal da Record News”.

Corrida maluca
A direção da Bandeirantes ficou, sim, muito decepcionada pelo fato de as chuvas em São Paulo terem atrapalhado o desenvolvimento da Indy. Era o sentimento de ontem, após a conclusão da etapa Brasil, vencida pelo australiano Will Power.

Mas a ordem desde já, é pensar na temporada 2012, no Anhembi ou em outro lugar.

A Band planeja, por exemplo, dois dias antes da próxima prova promover um grande show com artista importante da nossa música.

Ordem dos trabalhos
As gravações do próximo "O Aprendiz" começam entre julho e agosto. Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de externas no exterior, em países como China e Israel. Consultada, a Record ainda não confirma.

A estreia do programa deve ocorrer na primeira quinzena de novembro.

Mea culpa
Ontem, no "Jogo Aberto", da Band, o comentarista Neto falou de algo que coincide com assunto já colocado nesta coluna:

"às vezes, falamos apenas dos grandes de São Paulo, Palmeiras, Corinthians, mas precisamos falar de outros, do Coritiba..." É isso mesmo.

Bate – Rebate

  • Telespectadores da Record Internacional protestam contra as interrupções na exibição do “Domingo Espetacular”.
  • Fausto Silva foi comemorar o aniversário fora do Brasil. O seu programa volta, ao vivo, no próximo domingo (8).
  • Ainda não existe nada fechado entre a Record News e a jornalista Lilian Witte Fibe.
  • Mas há o interesse de fechar.
  • Ainda a propósito da Record News, esfriou a possibilidade de Ana Paula Padrão comandar um talk show na sua nova programação.
  • Camila Morgado será uma das atrações do “Vitrine”, hoje, 20h45, na Cultura.
  • Atriz Angela Leal também está confirmada no elenco da minissérie “A História de Davi”, da Record.
  • Moradores do Vale do Ribeira, por causa das recentes mudanças, não recebem mais a Rede TV! e reclamam da qualidade de imagem do SBT.
  • Cristina Lyra, apresentadora da Rede TV!, está grávida.

C'est fini
Depois de dois meses na Europa, o autor Vicente Sesso está de volta ao Brasil. E, pra variar, nem um pouco animado com a nossa teledramaturgia. Disse até que ainda não viu nada de “Amor e Revolução” --e dá a entender que não vai se esforçar muito para acompanhar a novela.

O SBT, como se sabe, adquiriu os direitos de duas obras de Sesso --"Uma Rosa com Amor", já apresentada, e "Minha Doce Namorada".

Para repercutir a morte de Osama Bin Laden em seus telejornais da manhã de ontem, além de realizar entradas "ao vivo" com os correspondentes em Washington e Nova York, Globo e Record também seguiram outra lógica, a de convidar repórteres que participaram da cobertura do 11 de setembro.

Zileide Silva e Edney Silvestre falaram ao "Bom Dia Brasil", e Heloísa Villela --que, na época, estava de licença-maternidade e trabalhava na Globo-- falou ao "Fala Brasil" da Record.

Já o SBT estava no ar com um jornal gravado na véspera.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos