A baixa qualidade do humor na TV atual

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação/Record

    Tiririca e Tom Cavalcante no quadro "Revoltados", do "Show do Tom" (18/4/2011)

    Tiririca e Tom Cavalcante no quadro "Revoltados", do "Show do Tom" (18/4/2011)

São sempre numerosas as reclamações contra a baixa qualidade apresentada na grande maioria dos programas de humor. Em boa parte todas essas críticas são válidas e procedentes, porque as emissoras e os próprios profissionais envolvidos não têm com as suas produções o mesmo cuidado que é observado nos demais setores. O resultado, sem qualquer exceção, está sempre próximo do caótico e desinteressante.

Lamentavelmente, já não temos tantos talentos como no passado. Figuras como Chico Anysio, o próprio Jô, entre tantos, além de outros que já nos deixaram, não foram substituídas a altura. Mais do que nunca os textos dos bons redatores se transformaram em peças imprescindíveis, mas que raramente são observados --na medida em que deveriam - pelos artistas e diretores envolvidos. O que se vê, como consequência de tudo isso, é o excesso de improviso por trás e na frente das câmeras. Fica nítido o amadorismo no ar.

O humor, representado por tudo o que existe nas mais diversas emissoras, nunca esteve tão mal representado como nos dias atuais. É uma tristeza se ver.

Projetos do Benedito
Benedito Ruy Barbosa possui dois projetos de minissérie para avaliação da direção da Globo. O primeiro é sobre o poeta Castro Alves e o segundo, um trabalho original, de própria autoria.

Apesar do interesse do autor em fazer alguma coisa ainda nesses próximos meses, tudo indica que, por uma questão de grade, este seu esperado retorno só aconteça no ano que vem.

Duas coisas
Ainda sobre o Benedito: no último domingo, cercado de muitos e fiéis parceiros, ele festejou os seus 80 anos de vida.

E na noite de quarta-feira, como conselheiro vitalício, fez questão de ir ao Morumbi votar nas eleições do São Paulo.

  • AFP/Juan Mabromata

    Ronaldo segura a bola oficial da Copa América 2011 na Argentina (15/04/2011)

Futebol
Milton Leite vai transmitir na Globo, quarta que vem, a partir das 15h45, o novo encontro entre Real Madrid e Barcelona, desta vez pela Europa Champions League.

Outra novidade, esta anunciada ontem no “Globo Esporte”, será a presença do Ronaldo Fenômeno como comentarista convidado.

Sempre no ataque
Nos próximos capítulos de “Insensato Coração”, na Globo, Leila, personagem de Bruna Linzmeyer, começa a trabalhar como babá do filho de Carol,  vivida por Camila Pitanga.

A jovem, em sua nova fase na novela, será assediada por André, Lázaro Ramos, o pai da criança e transformado em garanhão da história.
 
Linha diferente
O corpo editorial do “Jornal da Cultura”, na contramão das outras emissoras, decidiu não exibir os vídeos e fotos encontrados no computador de Wellington Menezes, o assassino das 12 crianças na escola do Realengo.

A Cultura optou por abordar o problema de maneira diferente, com reportagens especiais e especialistas no estúdio. A audiência respondeu. O jornal saltou para mais de dois pontos de audiência.

Barraco

  • Blenda Gomes/TV Globo

    As atrizes Márcia Manfredini e Marieta Severo em cena de "A Grande Família" da Globo (2011)

Em episódio de “A Grande Família” que será exibido dia 5, na Globo, Nenê, Marieta Severo, chega de surpresa e flagra Abigail, Márcia Manfredini, que quer tirá-la da presidência da associação dos moradores, denegrindo sua imagem.

Nenê decide encarar a namorada de Beiçola, Marcos Oliveira.

Condição
Para se sustentar no programa “Hoje em Dia” ou em qualquer outro espaço na grade da Record, o quadro “Nosso Planeta”, comandado por Ticiane Pinheiro, vai precisar de um anunciante fixo.

Sem essa importante retaguarda, dificilmente será mantido no ar.

  • Divulgação

    A apresentadora Daniela Cicarelli nos bastidores do VMB da MTV (2007)

Sem TV
Por causa do seu casamento, comportado e tranquilo no sábado passado, e do novo rumo que pretende dar à sua vida assim que se formar em Direito, Daniela Cicarelli está preferindo se manter afastada da televisão. Não aceitou, pelo menos até agora, o chamado de nenhuma das emissoras interessadas.

Um deles, da Globo. E, por sinal, dos mais interessantes.

Esquisito
O programa do Amaury Jr, apresentado pela Rede TV! na quarta-feira (20), estava com o áudio totalmente fora de sincronismo.

O som era um e o movimento labial outro, completamente diferente. Isto, para uma emissora que faz propaganda do seu avanço tecnológico, não pega bem.

  • AgNews

    O ator Marcelo Serrado (28/2/2011)

Franga solta
Uma das principais apostas de Aguinaldo Silva para o elenco de “Fina Estampa”, Marcelo Serrado vem aí com um personagem que promete causar.

Como descrito na sinopse, ele viverá um homossexual da Barra da Tijuca, bem afetado e cheio de exageros. Será o melhor e pior amigo de Christiane Torloni na história.

Serrado, é bom recordar está no seu último mês como contratado da Record.

Um ou outro

  • Divulgação

    O ator Júlio Rocha (2010)

O ator Julio Rocha, que já fez outros trabalhos com Aguinaldo Silva, e está confirmado em “Fina Estampa”, é mais uma opção para o personagem Walace, um ex-jogador de futebol que vira lutador de Ultimate Fighting.

A outra alternativa, diante do impedimento de Rodrigo Santoro, que não aceitou papel, ainda é o Marcio Garcia. Um dos dois está em vias de ser confirmado.

Mudanças no time
A peça “Escola de Mulheres”, com apresentações acertadas em Portugal durante o mês de junho, sofrerá mudanças em seu elenco, porque alguns artistas, com outros compromissos assumidos, estarão impedidos de viajar.

A informação é do Oscar Magrini, que vai permanecer no espetáculo.

Bate – Rebate

  • A Record deve, a partir de agora, acelerar os trabalhos da próxima “Fazenda”.
  • Há o desejo, inclusive, de se alterar algumas regras do programa.
  • O entusiasmo ou exagero do narrador Luiz Carlos Junior, do SporTV, em determinadas partidas, virou motivo de diversão e comentários na Globo.
  • Chris Flores, comandando uma equipe do “Hoje em Dia”, da Record, também irá cobrir o casamento do Príncipe William com Kate Middleton.
  • Novo programa do Edgard Piccoli, nas tardes de sábado na Band, só irá estrear em junho. Na melhor das hipóteses.
  • Aguinaldo Silva confirmou em seu Twitter a participação de Carolina Dieckmann em “Fina Estampa”, a sua próxima novela.
  • Segundo ele, Carolina será a periguete Teodora.
  • Não houve folga para o elenco da novela “Amor e Revolução”, do SBT, no feriado de ontem.
  • “Sangue Latino”, série de 18 entrevistas conduzidas pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno na TV Cultura, estreia segunda-feira com Chico Buarque.

C'est fini
Muito importante a série de reportagens produzida pelo “Jornal da Globo” sobre a caótica situação dos aeroportos brasileiros. Que as nossas autoridades, enfim, se sensibilizem com o assunto.

Como pode, por exemplo, em Cumbica, numa noite de sábado --onde se imagina menor movimento-- uma esteira servir três voos nacionais ao mesmo tempo? É o fim.

O elenco de “Cordel Encantado” ficou sem folga nesses feriados. Por causa do atraso nas gravações, a equipe responsável decidiu não interromper os trabalhos.

Ontem, hoje e amanhã, expediente normal.

Veja cenas de "Cordel Encantado" da Globo
Veja Álbum de fotos

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos