"Roque Santeiro" é a mais cotada para substituir "Vale Tudo" no Viva

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação

    Regina Duarte e Lima Duarte em cena de "Roque Santeiro", novela de Aguinaldo Silva, de 1985

    Regina Duarte e Lima Duarte em cena de "Roque Santeiro", novela de Aguinaldo Silva, de 1985

Sempre se considerou que um segundo canal da Globo, exibindo apenas os maiores sucessos do seu arquivo, seria um grande achado. Uma ideia que no passado até chegou a ser cogitada, mas que não foi possível levar à frente pelas dificuldades apresentadas. Havia, antes de tudo, a necessidade de uma parceria.

O Viva, na TV fechada, veio atender essa reivindicação de muito tempo. Hoje, graças a ele, é possível ver de novo antigos episódios do “Sítio”, “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sai de Baixo” além de tantos outros.

E também novelas que marcaram época, como é o caso de “Vale Tudo”, em fase final de reexibição. Para o seu lugar, trama mais cotada para ir ao ar é “Roque Santeiro”, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, exibida de junho de 1985 até fevereiro de 1986. Alguns detalhes burocráticos serão necessários para a sua confirmação.

O canal se prepara para lançar um novo horário para novelas, às 13h30.

Ordem de cima
O SBT foi obrigado a suspender no meio a exibição da novela “Camaleões”, produção da Televisa, por decisão do Ministério da Justiça. Parou na sexta-feira.

Em seu lugar, a partir de ontem, na faixa das 15h45, se iniciou a reprise de “Uma Rosa com Amor”.

Classificação obrigatória - 1
Quem sofreu na pele as proibições do passado, algumas das mais estapafúrdias, sempre tem dificuldades de entender como isso ainda existe e quais são os critérios que obrigam as emissoras a adequar as suas programações a determinados horários.

O que se vê é que não há melhor ou maior esclarecimento sobre eles e, se o que se impõe à produção nacional, também vale para o que vem de fora.

Classificação obrigatória – 2
Por outro lado, também nunca houve interesse das partes envolvidas em dar necessária transparência a esses trabalhos.

Se, por um lado, as emissoras precisam saber o que se adapta a determinado horário, cabe ao setor competente do Ministério da Justiça –já que a ele está designada esta função - se colocar com mais clareza.

Por exemplo, quem são e qual a formação das pessoas, por parte do MJ, que analisam o que pode ou não pode ser levado ao ar?

Estúdio panorâmico
A partir de segunda-feira, o “Bom Dia Rio” e as edições do “RJ TV”, da Globo, passam a fazer uso de um estúdio panorâmico.

Como já colocado neste espaço, o enquadramento natural da câmera irá permitir ao telespectador observar a Lagoa Rodrigo de Freitas e o arquipélago das Cagarras.

E com o movimento, o Jardim Botânico, Cristo Redentor, Dois Irmãos, e os bairros de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul.

Há um trabalho
Maria Adelaide Amaral, depois de todo sucesso de “Ti-Ti-Ti”, está sendo incentivada a apresentar uma sinopse para o horário das 9 da noite na Globo.

Sozinha ou acompanhada de Walther Negrão, o seu parceiro em “A Casa das 7 Mulheres”.

Novo comando
Está gravado e finalizado o "O Cupido", de abril, quadro da Patrícia Poeta no “Fantástico”.

Com a saída de Luis Felipe Sá para a direção-geral de "A Grande Família", o quadro agora está sob a responsabilidade de Luciana Oliveira, que vem de trabalhos como “A Diarista” e a novela “Tempos Modernos”.

Futebol Internacional
O clássico Inter e Milan no próximo sábado, que vale a liderança do campeonato italiano, terá transmissão da Rede TV! com equipe completa no estádio San Siro.

Estão viajando para lá o narrador Silvio Luiz, o comentarista Careca e a repórter Gabriela Pascoalin.

Lançamento
O livro “Abrindo as gavetas”, da Coleção Aplauso, com a biografia de Fulvio Stefanini, foi lançado na noite de ontem na Cinemateca Brasileira.

Evento bastante prestigiado por toda classe, amigos e admiradores do grande ator.

Planos de ampliação
A Globosat pretende lançar dois canais em HD ainda em 2011. Um deles pode estar ligado ao esporte.

Com 33 canais, próprios ou em parcerias, atualmente, apenas sete deles estão adaptados com a tecnologia em alta definição.

Millena na Globo

  • Divulgação

    Millena Machado no cenário do programa matutino "Dia Dia", da Band (17/4/2009)

A jornalista Millena Machado, agora ex-Bandeirantes, fechou contrato com a TV Globo.

Só que antes de estrear na nova casa, terá que se afastar para um "período sabático", até que o público esqueça a sua imagem da antiga emissora. Na verdade, o mesmo caminho tomado pela antiga companheira Mariana Ferrão, em 2008.

Nova base
Jorge Kajuru, há dois meses, está trabalhando e morando no Rio de Janeiro, agora como contratado da TV Esporte Interativo.

O seu programa, “Kajuru Sob Controle”, é exibido diariamente, com meia hora de duração, através do canal 12 na parabólica, além dos canais por assinatura 48 na Via Embratel e 515 na Oi TV.

Loucos por futebol
Edgar Piccoli, apresentador da Bandeirantes, grava nesta quinta-feira participação no  “Loucos Por Futebol”, da ESPN Brasil, que irá ao ar no sábado, às 21h30. Piccoli é torcedor do Guarani, que vai completar 100 anos justamente neste dia 2.

O programa é apresentado pelos jornalistas Marcelo Duarte, Celzo Unzelte e Paulo Vinicius Coelho.

  • Divulgação

    A atriz e modelo Ellen Roche

Rivalidade
Ellen Roche começou a gravar ontem participação especial na novela “Insensato Coração”, da Globo, contracenando com Deborah Secco. Faz uma modelo famosa, Ingrid, rival de Natalie Lamour.

As duas se encontram num evento, onde a personagem de Ellen é o centro das atenções. Para acirrar ainda mais os ânimos, aparecem vestidas com a mesma roupa. Colocada em segundo plano, Natalie vai armar um golpe para ofuscar a presença da outra.




Bate – Rebate

  • A microssérie “Chico Xavier”, exibida por aqui em janeiro, partir de hoje será apresentada na TV Globo Internacional da Europa, África e Oriente Médio.
  • O trabalho no musical "Hair” rendeu à atriz Letícia Collin indicação ao prêmio APTR, Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro.
  • Durante a transmissão de Brasil e Escócia, Galvão Bueno sugeriu a criação da categoria “Esporte” para o prêmio “Melhores do Ano”, no “Domingão”.
  • A Record Goiás comemora crescimento de 100% na sua audiência em um ano.
  • A média/dia ficou em 10 pontos, com 25% de participação na Região Metropolitana de Goiânia --cada ponto equivale a cerca de 6 mil domicílios.
  • Na rede, já é considerada a segunda maior audiência da Record, atrás apenas da filial em Belém.
  • O último chefe de reportagem do Ratinho, Fábio Barbosa, foi demitido na semana passada. Não tem mais jornalismo no programa.
  • A respeito de nota aqui publicada sobre ausências da âncora Maria Cristina Poli no “Jornal da Cultura”, a emissora informa que isto já estava combinado desde a sua contratação.
  • Maria Cristina tinha compromissos anteriormente assumidos e desde o começo ficou acertado que respeitaria a todos.
  • A Rede Massa, afiliada do SBT, desde a última semana está apresentando o “SBT Paraná”, telejornal regional que antecede o “SBT Brasil”.


C'est fini
Como um estudante de Direito, amigo de Jonatas Faro, Daniel Marques grava amanhã as suas primeiras cenas na novela “Insensato Coração”. Começa a aparecer a partir da próxima segunda-feira.

Alberto Villas assume na segunda que vem a direção nacional de jornalismo do SBT, mas algumas pessoas já foram sondadas para integrar a sua equipe. Resta saber o que será do Marcos Cripa, profissional digno, que segurou essa peteca até agora.

Prova da seriedade do prêmio. Ainda no domingo e durante todo o dia de ontem, vários artistas comemoram --pela internet e outros meios-- as suas escolhas no “Melhores do Ano” do “Domingão”. Luan Santana e a dupla Victor & Leo, por exemplo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos