Por causa de excessos, emissoras de TV pecam nas transmissões de futebol

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Franco Debernardi/AP

    Pablo Armero comemora gol da Udinese pelo Campeonato Italiano (23/1/2011)

    Pablo Armero comemora gol da Udinese pelo Campeonato Italiano (23/1/2011)

Os principais campeonatos de futebol da Europa, inclusive os torneios continentais, hoje têm transmissão direta e ao vivo pela Rede TV! na aberta e canais SporTV e Espn na televisão fechada.

Em todos os países se verifica a existência de um padrão, muito próximo ao daqui, mas que simplesmente despreza os detalhes desnecessários. O replay é usado com bom senso, só em lances importantes e bola parada, para não comprometer o andamento do jogo.

O serviço oferecido ao telespectador é da mais alta qualidade. Nas transmissões dos nossos campeonatos não é muito diferente. O número e posicionamento de câmeras são praticamente os mesmos, todas com as suas funções e distâncias definidas.

O problema começa no algo a mais, que em nada altera o resultado da partida. No exagero da repetição de lances e requintes como colocar microfones em frente ao banco dos treinadores, que só conseguem captar os seus palavrões.

Em muitas vezes, no caso de alguns deles, o cidadão é obrigado a tirar as crianças da sala.
 
Também na transmissão do futebol, o supérfluo deve ser dispensado. Nada como arroz com feijão bem temperado.
 

Tema de abertura
A banda Calypso regravou o sucesso "Entre Tapas e Beijos", da dupla Leandro e Leonardo, especialmente para ser o tema de abertura do seriado “Tapas & Beijos”, que a Globo vai exibir nas noites de terça-feira.

Todo o trabalho está sendo produzido pela equipe de Hans Donner e mostrará bonequinhos decorativos de bolo de casamento em situações divertidas.

Especial comemorativo
Marcado para 7 de maio, às 20h30, o lançamento do programa “Festival SBT 30 Anos”, em comemoração ao aniversário da emissora.

A atração ficará no ar até agosto, mês em que o SBT completa 30 anos, e poderá ser comandada por um casal de apresentadores.

Imagens dos momentos mais marcantes da emissora já estão sendo selecionadas. O formato será muito semelhante ao do “Vídeo Show”, da Globo.

Duas pontas

  • Leticia Moreira/Folhapress

    A atriz Mariana Ximenes em sessão de fotos da campanha de uma marca de sapatos (2010)

A televisão não está nos planos da Mariana Ximenes nos próximos meses. Depois de um trabalho marcante em “Passione”, a própria direção da Globo entende como necessário o afastamento da atriz.

É preciso fazer o público esquecer que a malvada Clara existiu. Fora da TV, Mariana já tem trabalhos previstos para o cinema, em “Um Homem Só”, e no teatro com Guilherme Weber, como declarou em entrevista a Simone Zuccoloto no Canal Brasil.

De castigo
Todos os atores que um dia trocaram a Globo pela Record e agora estão de volta em “Insensato Coração” foram designados para papeis não muito simpáticos.
 
Lavínia Vlasak, Tuca Andrada e Gabriel Braga Nunes, por exemplo. Só Nathália Timberg está sendo boazinha.

  • Zé Paulo Cardeal/TV Globo

    O autor de novelas Manoel Carlos tem contrato com a Globo até 2016 (2010)

Sob encomenda
Se tudo correr como ficou estabelecido na renovação do seu contrato, que vai até 2016, Manoel Carlos terá que escrever duas microsséries e uma nova novela na Globo.

O autor, às vésperas de morar durante algum tempo nos Estados Unidos, por enquanto não está pensando em trabalho.

Fechamento
A 11ª edição do “Big Brother Brasil” termina na próxima terça-feira (29) e, mais uma vez, com a certeza do dever cumprido.

Para a alegria do departamento comercial, as vendas superaram todas as expectativas.

Sem pressa
A escolha do novo participante do “CQC”, da Band, está dentro do prazo estabelecido. Nada deve acontecer antes de duas ou três semanas, tempo que a equipe responsável necessita para fazer uma última avaliação.

A ideia, inclusive, é realizar algo diferente para o seu lançamento.

Não vai dar
Implantar o departamento de teledramaturgia é um dos principais objetivos do presidente da Rede TV!, Amilcare Dallevo.

No entanto, poucos acreditam que isto seja possível ainda este ano como se imaginou a princípio. Existem outras prioridades.

Melhores do ano
Neste domingo (28), o “Domingão do Faustão” vai realizar a festa dos “Melhores do Ano”, que sempre chama atenção do grande público.

Uma categoria em especial, desde já, desperta a curiosidade da maioria: quem vai levar o prêmio de Melhor Ator? Alexandre Borges, Murilo Benício e Tony Ramos são os indicados.

  • AgNews

    O autor Silvio de Abreu na festa de lançamento de "Passione", em São Paulo (18/8/10)

Férias
Silvio de Abreu só agora está retornando dos Estados Unidos, --ele estava de férias desde o final da novela “Passione”.

O autor ainda não tem nenhum outro trabalho planejado. Vai continuar descansando por mais um tempo.
 
Negociação
Helô Pinheiro está em vias de fechar contrato com o Amaury Jr e passar a apresentar um quadro fixo semanal, em seu programa na RedeTV!.

Pauta variada. Poderá abordar os mais diversos assuntos.
 
Bate – Rebate

  • Confirmado: em abril já acontecem as primeiras gravações do “Project Runway”, com Adriane Galisteu, na Band.
  • Agora, o maestro João Carlos Martins vai levar a Vai-Vai, ou parte dela, em suas apresentações pelo mundo.
  • “Todo Seu”, apresentado por Ronnie Von na Gazeta, a partir de abril, mesmo mantendo a sua duração atual, terá quatro blocos ao invés de três.
  • O programa, que tem direção-geral de Márcio Tavolari, também vai ganhar uma nova abertura.
  • O SBT só vai estrear a novela “Amor e Revolução” em abril. Todo o restante da nova programação apenas em maio.
  • Ratinho, ao vivo, e provavelmente com a sua duração ampliada, já é uma dessas certezas.
  • Boninho termina o “BBB11” na semana que vem e já começa a pensar no “Hipertensão”.
  • Sobre o “BBB” atual, outra certeza: na Globo ninguém pensa em aproveitar nenhum dos participantes.
  • Na maquiagem da Globo, dia desses, se comentava o sacrifício de Cristiana Oliveira, obrigada a engordar 15 quilos por causa da novela “Insensato Coração”.
  • Até que alguém, depois de só ouvir, deu seu palpite: “não precisava. Existem tantas outras no peso ideal”.
  • Sabrina Sato pode deixar de reinar absoluta no “Pânico na TV”. Existem planos de o programa contar com outra mulher em sua equipe. Além das bailarinas, naturalmente.

C'est fini
Oficial: Alberto Villas, agora ex-Globo, assume a direção de jornalismo do SBT no dia 4 de abril.

O programa “Estrelas”, apresentado por Angélica nas tardes de sábado da Globo, inicia em abril sua quinta temporada e, informa a emissora, recheado de novos quadros.

A Record prepara uma edição de “Ídolos” exclusivamente para a internet. Terá inclusive uma equipe diferente na apresentação.

A jornalista Cláudia Reis entrou em férias na Record e na apresentação do “Esporte Fantástico”. Ela volta na edição do dia 9 de abril. Até lá, Bruno Piccinato a substitui.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos